fbpx

Body Shop de TI: o que é e quais são as vantagens?

body shop de ti

TI

22 de fevereiro de 2022

Sabemos que investimento no setor de TI se tornou uma estratégia fundamental para muitas organizações. Com a constante evolução da tecnologia, é preciso estar antenado nas tendências e atualizações que podem representar algum diferencial competitivo para o negócio.

Em função disso, dispor de profissionais de TI fortemente qualificados e uma infraestrutura capaz de atender todas as necessidades geradas é essencial. Ao mesmo tempo, esse é um desembolso de alto custo, e nem todas as empresas estão preparadas para arcar com esse nível de despesa.

Por essa razão, uma das opções que mais impulsionam negócios de sucesso é a terceirização de TI. A redução de custos é um dos benefícios de maior impacto para empresas que escolhem contar com especialistas parceiros, pois além dos gestores respeitarem a economia de custo, eles não deixam de contar com técnicos e profissionais capacitados para atender demandas da área.

A terceirização de TI abarca diversos serviços e, nesse sentido, sempre haverá um modelo apropriado para o momento do seu negócio e o perfil da sua empresa. Desse modo, considerar a opção de contratação apropriada trará os resultados esperados de maneira mais rápida.

Entendendo como a terceirização de TI funciona, você pode considerar todos os tipos de atendimento que o serviço oferece e, dentre eles, o body shop de TI. Já ouviu falar dessa solução? Quer saber se essa é a escolha mais adequada para o seu negócio? Nesse material, descubra tudo sobre essa modalidade e quais suas principais vantagens.

O que é body shop de TI?

O body shop de TI também é um serviço terceirizado. Na prática, as empresas alocam profissionais especialistas em assuntos muito específicos para operacionalizar tarefas ou resolver problemas. Resumidamente, o body shop está vinculado à execução de atividades de TI mais pontuais, a fim de contar com habilidades específicas para as atividades da área.

Desse modo, enquanto a terceirização comum conta com uma equipe e independe da forma como essas pessoas serão designadas ao trabalho, o body shop de TI direciona e determina o profissional especialista para uma questão muito específica. Empresas que contam com um departamento de TI e ainda assim dispõem de serviços parceiros para dar suporte a área, podem ter a pessoa prestadora do serviço de body shop alocada in-house. Em casos como esse, o contexto da área e do negócio são essenciais para performance e aproveitamento da expertise da pessoa designada.

Quando o body shop de TI é o melhor modelo de contratação?

profissional do body shop de ti

Antes de contratar um serviço de TI terceirizado, saiba quais são as reais necessidades do seu negócio e das suas equipes. Mapeie as características de cada modelo, considerando suas vantagens e desvantagens, e não esqueça de analisar especificamente o que de fato o seu setor se TI precisa para considerar as prioridades.

Como pontuado, o melhor momento para optar pelo body shop de TI seria para tratar de atividades pontuais. Esse é o melhor método de contratação para pequenos projetos, contratos temporários e demandas muito específicas. Caso contrário, vale a pena avaliar outros serviços, como de squads, por exemplo.

Vantagens do body shop de TI

Bem como outros tipos de terceirização, o body shop de TI oferece vantagens específicas para as empresas que optam por esse modelo. Dentre eles, sabe-se que esse é um serviço de menor custo, visto que um profissional especializado é contratado para um serviço pontual e temporário.

Também, vale considerar que esse método pode oferecer maior foco no core business, já que a organização transfere a responsabilidade da gestão da entrega para a empresa parceira — conforme o escopo de trabalho alinhado.

Além de tudo, o body shop de TI minimiza a necessidade de novos processos de recrutamento, diminuindo os gastos com encargos de admissão. Nessa proposta, as companhias também podem contar com técnicos capacitados em diferentes regiões do Brasil. Com o trabalho se tornando majoritariamente remoto a partir da pandemia da Covid-19, a necessidade de contar com bons profissionais de TI em qualquer região se tornou essencial.

Por fim, para adotar o body shop de TI em sua empresa, considere fornecedores como a FindUP, especialista no assunto. Procure referências no mercado, saiba identificar empresas experientes e avalie o portfólio oferecido. Considere as necessidades pontuais da sua demanda, mas não esqueça de analisar as exigências do seu negócio. Neste contexto, o body shop de TI pode se tornar uma contratação acessível, que atende ao que sua empresa procura e entrega bons resultados em um curto espaço de tempo.

Publicações relacionadas