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O investimento no T.I em lojas pode ter um grande impacto nos resultados financeiros do empreendimento. O uso correto da tecnologia facilita o acúmulo de receitas, integra times de vendas e melhora os processos de gestão.
Dessa forma, metas são batidas rapidamente e toda a cadeia operacional pode ser gerenciada com a flexibilidade necessária para criar estratégias de mercado que se adaptam rapidamente às mudanças no cenário econômico.
Você sabe quais são as abordagens mais adequadas para quem busca investir em TI em uma rede de lojas? Veja as principais!

1.Escolha softwares e hardwares de forma integrada

O bom funcionamento de uma ferramenta de software, assim como o hardware a ele integrado, dependente diretamente da compatibilidade do sistema com o dispositivo em que ele é executado. Para atingir o máximo desempenho e, simultaneamente, eliminar falhas operacionais, o gestor deve investir em soluções de acordo com o perfil da infraestrutura do empreendimento. Dessa forma, erros são menos frequentes, oferecendo a capacidade de cada profissional focar em sua função.

2. Tenha um bom sistema de gestão integrada

O sistema de gestão integrada, também chamado de ERP, atua como um ponto de acesso, modificação e remoção de dados sobre processos corporativos como os de logística e vendas. No ramo das vendas, o seu uso é visto como um fator estratégico, que melhora o acesso a informações e a criação de estratégias de vendas.
Possuindo uma visão ampla sobre o histórico de vendas de cada produto, o setor de vendas pode criar estratégias de maior impacto. Ao mesmo tempo, processos de vendas são executados com menos erros e mais agilidade, algo que fidelizará clientes, ampliando as receitas a médio e longo prazo.

3. Utilize aplicativos para melhorar a comunicação interna


O investimento em ferramentas que tornam a comunicação nos times de vendas mais ágil e eficaz pode ter um grande impacto nos resultados financeiros do empreendimento a médio e longo prazo.
Quando vendedores tem a possibilidade de trocar informações por meio de ambientes seguros, a venda de produtos torna-se mais eficiente. Se uma loja não possuir uma mercadoria, o consumidor poderá ser redirecionado a outra unidade, reduzindo as chances da transação não ser finalizada.

4. Implemente indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho podem ser utilizados para que o negócio consiga avaliar com precisão a performance de ferramentas internas e, assim, avaliar quais são os pontos que mais necessitam de melhorias.
KPIs como o de disponibilidade de sistemas, tempo médio de atendimento a demandas do setor de suporte e número de falhas podem direcionar investimentos e melhorias para as políticas de gestão. Consequentemente, o negócio pode criar fluxos de otimização contínua para a sua infraestrutura.

Modifique a infraestrutura de rede

Ao adotar novas soluções de TI em lojas, o gestor deve avaliar se a infraestrutura de rede precisa ser redimensionada. Toda aplicação que utiliza dados contribui para o sobrecarregamento da rede e, nesse sentido, a expansão da banda ou a otimização de dispositivos são estratégias simples, mas que, bem adotadas, podem impedir uma série de problemas.
Quer conhecer outras formas de melhorar a infraestrutura de TI em lojas? Entre em contato com um de nossos consultores!