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Como preparar a infraestrutura de TI de seu negócio para datas comerciais importantes?

carrinho de varejo

4 de setembro de 2021

Sem dúvidas a pandemia trouxe impactos e prejuízos para o setor do varejo. Apesar disso, o mercado aguarda uma recuperação neste segundo semestre de 2021, devido à reabertura integral dos comércios e ao progresso da vacinação contra a COVID-19.

Segundo dados emitidos pelo Banco Central, a perspectiva é que a economia do Brasil progrida 5,27% até o final do ano, além disso, as vendas do varejo podem ter um crescimento de 5,4% em comparação com o ano anterior. Alguns especialistas acreditam que este é o melhor momento para  considerar cuidadosamente as estratégias que conduzirão a recuperação do setor.

Este ano, apesar da maioria dos brasileiros afirmar que ainda  pretendem fazer compras preferencialmente online, uma pesquisa solicitada pelo Facebook, informa que os consumidores estarão atentos quanto as estratégias das lojas físicas.

Os varejistas devem se preparar para conquistar um consumidor cada vez mais exigente, consciente e que esperam um atendimento personalizado, rápido e ágil.

Como preparar seu negócio para datas comerciais importantes?

O planejamento é parte essencial para qualquer segmento. Afinal, não há como estar preparado para grandes oportunidades de vendas — como em datas comerciais importantes — se seu negócio não possui um bom plano.

Datas comerciais como o Black Friday, por exemplo, costumam trazer grande movimentação nos comércios, deste modo, seu negócio deve estar preparado não apenas para disponibilizar as melhores oportunidades, mas para oferecer a melhor experiência ao seu cliente.  

Portanto, a preocupação não deve se limitar às promoções e aos produtos, mas também nas manutenções preventivas e corretivas na TI em geral e, principalmente, no PDV de seu estabelecimento. 

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é uma estratégia proativa que envolve o cuidado regular da rotina dos equipamentos para reduzir a probabilidade de falhas que podem gerar inatividades em aparelhos e sistemas. 

Esse procedimento é essencial para garantir o funcionamento correto de instalações, operações e estruturas dos lojistas de todos os tamanhos e segmentos, principalmente em datas como Black Friday e Natal.

As soluções de TI para estas datas devem ser alinhadas entre gestão, funcionários e fornecedores, com a antecipação necessária para envolver todos no processo.

Os riscos de renunciar investimentos em uma boa manutenção preventiva são reais, pois quando uma empresa não possui um planejamento preventivo, há uma sequência de problemas que podem impactar a continuidade das operações. 

Acima de tudo pode haver uma paralisação de processos por conta dos defeitos que possam surgir desencadeando uma série de reações negativas. Confira as principais consequências:

homem com dor de cabeça datas comerciais importantes
  • Falha em equipamentos;
  • Aumento de custos com a conta de energia elétrica;
  • Gastos para recuperar avarias que poderiam ter sido solucionadas quando eram problemas simples;
  • Perda de faturamento;
  • Impossibilidade de atendimento de qualidade ao cliente, afetando negativamente a reputação da empresa;
  • Por último e não menos importante, dor de cabeça!

Uma estratégia de manutenção bem-sucedida requer planejamento e programação da manutenção do equipamento antes que ocorra um problema. Um bom plano de manutenção preventiva também envolve a preservação de registros e de inspeções em equipamentos realizados anteriormente.

Devido à complexidade de manter um cronograma de manutenção preventiva em muitos equipamentos e até mesmo em várias regiões do país, muitas empresas recorrem ao Field Service para organizar e executar as manutenções previamente.

Uma vantagem de contar com essa modalidade de serviço, é que sua empresa pode focar apenas em seu core business. Logo, qualquer problema relacionado à TI de sua empresa — principalmente em datas importantes — pode ser resolvido por meio de uma empresa especialista em soluções que oferecem suporte especializado e, consequentemente, aumentam sua lucratividade por proporcionar a melhor experiência aos seus clientes.

Quais vantagens de realizar a manutenção preventiva antes de datas importantes?

Como você pôde notar, o melhor caminho para evitar prejuízos e dores de cabeça dispensáveis está na prevenção. Esse será um investimento que reduzirá custos e intensificará a qualidade do seu atendimento. 

Com um bom planejamento em mãos, é possível diminuir consideravelmente as possibilidades de falhas e a concentração de problemas nos equipamentos utilizados. Podemos destacar ainda, algumas vantagens:

  • Redução significativa nas probabilidades de panes, danos ou colapsos absolutos de equipamentos;
  • Aperfeiçoamento da eficiência das máquinas;
  • Criação de relatórios das manutenções anteriores;
  • Redução de custos;
  • Padronização da manutenção dos aparelhos, com um serviço ágil e eficaz conduzido por profissionais especializados;
  • Subtração de ocorrência em produtos ou serviços;
  • Aumento da credibilidade de seu negócio perante seus clientes; 

Como a FindUP pode ajudar seu negócio em datas comerciais importantes?

Sabemos como é complicado organizar e executar tarefas relacionadas a área de TI, principalmente quando não faz parte do core business da empresa. 

Pensando nisso, oferecemos soluções completas e seguras, por meio de uma cobertura com +12 mil técnicos de TI espalhados por todo o Brasil, disponibilizamos o menor SLA do mercado! Com metodologia própria e trabalho sem intermediários, ajudamos seu negócio a reduzir custos operacionais com manutenção e suporte de infraestrutura de TI.

Para garantir um atendimento ainda mais eficiente, pensamos em soluções especialmente para datas comerciais importantes para o varejo, confira quais são:

1.Check-Up: manutenção preventiva para o fim de ano  

Esta solução garante desempenho, economia e segurança em datas comemorativas, oferecendo a melhor experiência para seus clientes e evitando paradas inesperadas.

Com ele sua empresa realiza manutenções regulares e certifica a disponibilidade de seu parque tecnológico em datas importantes. Além disso, sua empresa elimina as vulnerabilidades e assegura o funcionamento de todos os recursos.

 2.People prime: disponibilidade e eficiência dos recursos de TI

O People prime entrega um suporte proativo para mitigar riscos de abandono no PDV, mantendo-se focado na sua infraestrutura com o apoio de uma equipe de operações externas. Esta solução oferece agilidade e antecipação na resolução dos problemas.

Ela disponibiliza a redução do downtime de todos os itens do PDV, minimizando o impacto na produtividade, além de ajudar seu negócio a aumentar a satisfação e a garantia de uma melhor experiência de seu cliente.

Legal né?

Não perca tempo! Conheça todas as soluções que oferecemos para seu negócio.

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