O último ano foi impremeditável em incontáveis aspectos, exigindo aplicação de recursos de tecnologia em negócios de vários segmentos. Considera-se que aceleramos em cinco anos o prognóstico de transformação digital, e os artifícios de tecnologia e inovação foram essenciais para que muitas empresas conseguissem superar as instabilidades que surgiram.

No ano que se inicia, as empresas vão precisar dar atenção às implementações que o futuro irá requerer e preparar-se para enfrentar os desafios tecnológicos da nova década. Com finalidade de ajudar você e sua empresa, a FindUP preparou este artigo para apresentar os desafios tecnológicos de 2021 e quais as formas de contorná-los.

Por que preparar sua rede para os desafios tecnológicos de 2021?

As tecnologias e ferramentas de vigilância de rede progridem a cada ano. Sem avaliar suas ferramentas de monitoramento de redes atuais, você sacrifica a segurança e o desempenho de sua rede e os concorrentes podem ultrapassá-lo. Em 2021, gerentes de TI em todo o mundo devem trabalhar duro para otimizar seu monitoramento de rede e ferramentas de segurança. ​ Se você ainda não o fez, em 2021, você deve ter como objetivo que sua rede alcance 100% de visibilidade em todos os links de rede desejados, a fim de obter o insight valioso que é necessário para o sucesso de seu negócio.

Quais são os desafios tecnológicos de 2021?

Entre os novos desafios tecnológicos de 2021, vale destacar cinco deles por conta do seu impacto direto no dia a dia do mundo corporativo. Em geral, todos os segmentos empresariais lidam com essas novas mudanças causadas pelo avanço da tecnologia. Ainda assim, segmentos responsáveis por dados sigilosos, como informações cadastrais e cartões de crédito, devem ter uma atenção redobrada.

1. Adequação à Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e agora as empresas precisam entrar em conformidade com as determinações da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Este novo desafio deve servir como prova de fogo para muitas empresas, por isso essa adequação certamente é um grande obstáculo.

2.  Adaptação ao regime híbrido de trabalho

Você, gestor e empresário, precisa preparar a infraestrutura da sua rede para implementar o novo regime híbrido de trabalho, unindo o trabalho presencial e o regime home office de forma definitiva. Com o início da vacinação, é possível que o período de quarentena chegue ao fim e assim a possibilidade de retornar aos escritórios aumenta. 

Gestores devem manter o regime home office em muitas empresas, enquanto outros profissionais seguem ansiosos para voltar ao modelo tradicional. Para evitar qualquer tipo de conflito, a melhor forma é ficar preparado. Caso você não queira que a sua produção seja reduzida e espera que ela aumente, a sua empresa precisa ficar antenada para o futuro modelo híbrido de trabalho.

3. Implementação do conceito mobile first

Outro resultado da pandemia deve ser a maior popularização do conceito mobile first para este ano. Assim, negócios precisam lidar com este conceito e implementá-lo no dia a dia da empresa. Em uma explicação rápida, o conceito mobile first sugere que negócios ofereçam soluções a partir de aplicativos rápidos e otimizados. Ou seja, a solução do seu cliente pode ser feita na palma da mão.

Este é um dos mais complexos desafios tecnológicos para 2021, afinal nem toda empresa tem um aplicativo de prontidão para oferecer respostas e soluções rápidas.

4. Digitalização de serviços e processos

Em 2021, muitas empresas lidam com o desafio de digitalizar serviços e processos. No período crítico da quarentena, clientes e parceiros se acostumaram em ter soluções fáceis e esse cenário deve se manter. Assim, produtos, serviços e processos devem ser digitalizados para o acompanhamento das necessidades dos seus leads.

5. Utilização de Big Data

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, é uma realidade para muitas empresas. Em 2021, quem utiliza esse tipo de serviço vai encontrar a necessidade de criar um big data para armazenar e concentrar dados sigilosos e úteis.

Para empresas que ainda desconhecem a computação em nuvem, a empresa vai lidar com obstáculos dobrados, precisando implementar este tipo de solução tecnológica e ainda criar um big data.

Como superar os desafios tecnológicos de 2021

Você pode superar os desafios tecnológicos de 2021 a partir de três formas básicas que a FindUP separou para você. A primeira forma é ter um setor de TI adequado para o porte da sua empresa. Assim, a cada nova necessidade de adaptação, o seu negócio conta com um time especializado para fazer as alterações.

Porém, vale destacar dois pontos desta alternativa: colaboradores significam encargos e aumentos nos custos operacionais do seu negócio. Ou seja, essa pode não ser a melhor solução para PMEs.

Outro caminho é contar com serviços de empresas terceirizadas na área da TI. Em geral, os valores são mais acessíveis para empresas de diferentes portes. Contudo, esse segundo caminho pode ser difícil uma vez que esses profissionais terceirizados atendem mais de uma empresa. Portanto, trabalhos muito específicos geram desencontros na entrega.

Por fim, a melhor maneira e mais adequada para todo tipo de empresa superar os desafios tecnológicos de 2021 é contar com o serviço de Field Service. Essa prática consiste na contratação de suporte de ti para atender um escopo da sua empresa. Com a revolução proporcionada pela FindUP, hoje qualquer negócio consegue encontrar o melhor técnico e especialista em TI na região mais próxima da sua empresa em questão de poucos minutos.

Além disso, toda a gestão de entregas e prazos pode ser feita na plataforma, centralizando todos os processos em um único lugar. Para uma demonstração gratuita das soluções revolucionárias de Field Service da FindUP, basta entrar em contato.