Se você trabalha na área de T.I, sabe: para ter um bom desempenho nessa profissão, é necessário algumas habilidades fundamentais para alcançar o sucesso na carreira. Estas habilidades podem ser técnicas, comportamentais ou de relacionamento. Quem contrata um profissional de T.I, sabe: integrar um profissional no time requer alguns cuidados. Antes de uma admissão, é imprescindível uma análise nas habilidades do profissional e é importante que haja um equilíbrio entre as competências mais importantes do técnico.  

Neste artigo vamos listar 9 habilidades do profissional de TI que devem ser observadas e questionadas. Se você é gerente de TI e precisa avaliar candidatos, o seu lugar é aqui. Confira!

1. Trabalhar em equipe

Como na maioria das profissões, o profissional de TI precisa saber trabalhar em equipe, fato cada vez mais presente, tanto para o desenvolvimento de sistemas quanto para o suporte e infraestrutura. A interação das pessoas é constante, e o resultado depende da participação e envolvimento de todas elas.

2. Possuir perfil técnico

Possuir perfil técnico é uma característica básica e preponderante do profissional de TI. A tecnologia tem evoluído, e o profissional tem que se atualizar e absorver conhecimento constantemente.

3. Organização

Quem nunca ouviu aquela desculpa “eu me acho na minha bagunça”.  O problema é que o time não é obrigado a ter essa capacidade e tendo em vista que a habilidade de trabalhar em equipe é essencial, se o profissional não for organizado, você pode ter problemas.

4. Foco e concentração

Para a solução de problemas é essencial que se tenha atenção aos detalhes. A partir dessa atenção, o profissional precisa ter capacidade de diagnosticar e resolver problemas.

5. Possuir capacidade de comunicação

Saber se comunicar em particular e em público é outra habilidade que se exige do profissional de TI. Corriqueiramente, é necessário fazer uma apresentação de um sistema ou de uma funcionalidade para um grupo de usuários. Ter boa dicção, saber se expressar e ser convincente compõem essa habilidade.

6. Ter empatia

Na área de TI, é fundamental que o profissional tenha empatia, ou seja, precisa perceber a situação que outra está vivenciando. Às vezes, uma questão que pode ser absolutamente básica para uma pessoa, não é para outra.

7. Criatividade

A tecnologia da informação surgiu devida a criatividade das pessoas. Resolver problemas faz parte da rotina de um profissional de T.I, por isso a criatividade é tão importante para profissionais da área, em vários momentos é necessário pensar em soluções inovadoras para atender demandas com sucesso.

8. Ser bom ouvinte

Outra habilidade é ser um bom ouvinte. Isso é importante para que as solicitações e os pedidos dos usuários sejam bem entendidos e possibilite o desenvolvimento das atividades de forma assertiva. O profissional que não deixa seu colega de trabalho expressar e explicar as suas necessidades não realizará um bom trabalho.

9. Ser autodidata

Ser autodidata também é uma habilidade indispensável para o profissional de TI. As novas ferramentas e metodologias disponíveis, principalmente na internet, exigem que o profissional aprenda sem o envolvimento de outras pessoas. Alguns fóruns de debate podem auxiliar, mas a essência do aprendizado é obtida com o esforço próprio e o estudo por si mesmo.

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