fbpx

Soluções de TI para o setor de serviços financeiros

soluções de ti para setor financeiro

31 de março de 2022

Assim como o setor da tecnologia, a área de serviços financeiros tem passado por muitas transformações. Grande parte delas foram impactadas justamente pelo uso de sistemas e recursos digitais, que facilitaram, otimizaram e aceleraram as soluções de um segmento muito importante para a economia.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, a evolução das soluções de TI para o setor de serviços financeiros vai além dos meios de interação online, como aplicativos de transação, internet bank, sistemas de controle e outros. A vantagem competitiva das empresas do ramo exige estratégias vinculadas a questões de atendimento, experiência, inteligência de dados e muito mais.

Tratando-se de algo tão importante como controle, segurança e saúde financeira das empresas e das instituições do setor, a tecnologia é um artefato de uso frequente em todas elas. Isso porque grande parte das estruturas de processos só são possíveis por causa da evolução dos meios e sistemas digitais.

É importante ficar por dentro de todos as tecnologias que podem ajudar na melhoria e no avanço deste setor na sua empresa. Então, para ajudar você, separamos algumas informações sobre as principais tendências e soluções de TI para o setor de serviços financeiros.

Impacto da tecnologia nos serviços financeiros

É fato que um dos segmentos mais afetados pelas transformações tecnológicas foi o de serviços financeiros. Segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os bancos passaram investir mais de R$ 25 bilhões em tecnologia e infraestrutura a partir de 2020. A pesquisa aponta que a alta tornou o setor financeiro o segundo maior investidor de tecnologia do país.

soluções de ti para financeiro

De certo modo, com tantas soluções digitais facilitando nossos processos financeiros, os números não são de grande surpresa. Além de tudo, vale lembrar que esse mesmo cenário se repete em instância global, pois o Brasil acompanha as tendências de evolução mundial tanto quanto outros países sobre o impacto do avanço das tecnologias.

Ainda, a TI tornou os processos financeiros mais ágeis, tanto na rotina corporativa quanto no dia a dia das pessoas. A criação de aplicativos e métodos de autoatendimento ou contato à distância, por exemplo, trouxe rapidez e eficiência para quem utiliza e presta o serviço.

Os atendimentos em agência e filas de bancos são apenas para casos estritamente necessários ou para quem não abre do atendimento pessoal, pois as tecnologias já oferecem contato totalmente personalizado e digital.

Nas empresas, independente do porte, não podemos deixar de citar o impacto que os softwares e sistemas de controle tiveram na organização financeira, pois os recursos de TI passaram a coordenar e projetar os resultados financeiros com mais assertividade.

Essas e outras possibilidades embasaram toda a visão de futuro e investimento das companhias no desenvolvimento de soluções tecnológicos para o setor financeiro. Sobretudo, elas passaram considerar um caminho de benefícios e vantagens para os negócios.

Soluções de TI aplicadas aos serviços financeiros

Nesse contexto, você sabe quais são as soluções de TI mais utilizadas e o que está virando tendência no mercado financeiro? Então, selecionamos alguns dos principais recursos que poderão ajudar você e sua empresa no investimento de tecnologias para os seus serviços financeiros. Confira!

1. Sistemas de segurança da informação

Não apenas na área financeira, mas todos os setores que armazenam e tratam dados sensíveis das pessoas exigem alto nível de segurança. Com cada vez mais informações sendo produzidas, consumidas e compartilhadas, é preciso que os meios digitais que realizam essa operação sejam sempre confiáveis e protegidos. A própria LGPD, por exemplo, surgiu com o objetivo de regulamentar e garantir a obrigatoriedade do cumprimento de política de segurança cibernética.

Quando se trata de dados financeiros, as empresas investem em soluções de TI de forma ainda mais rigorosa. A criptografia de informações, o rigor nas permissões de acesso e o controle dos sistemas de comunicação são apenas alguns dos itens que precisam de suporte total dos profissionais de TI para garantir a efetividade dos sistemas de segurança da informação.

2. Cloud computing

O cloud computing (ou computação em nuvem) é um recurso de armazenamento que permite o acesso por meio de qualquer dispositivo com conexão de internet e em qualquer lugar. Essa é uma das soluções de TI que mais impactam na redução de custos, pois diminuem a necessidade uma infraestrutura complexa, economiza espaço e centralização da informação o uso das informações.

Muitas empresas e instituições financeiras já utilizam o cloud computing para garantir a preservação das informações, o acesso facilitado e, principalmente, a competitividade em relação ao mercado e aos concorrentes. Acima de tudo, o uso dessa solução gera mais agilidade e economia para lidar com a organização de uma área imprescindível para o seu negócio.

3. Mobilidade das soluções financeiras

A mobilidade é um assunto sobre o qual nunca se falou tanto quanto nos dias de hoje. Um dos maiores benefícios das soluções de TI para o setor de serviços financeiros foi a praticidade que ferramentas trouxeram para o dia a dia das pessoas e das organizações.

Com o crescente uso de produtos e serviços a distância, as empresas estão investindo em soluções financeiras que tragam mais praticidade e comodidade para as pessoas. A exemplo disso temos as instituições bancárias, que fornecem acesso às operações de consulta, transferências, pagamentos e outros serviços por meio de aplicativos de celular.

Ainda, as empresas que não necessariamente fazem parte do segmento, mas utilizam recursos do setor, possuem sistemas financeiros disponíveis através da própria computação em nuvem e, com as mudanças ocorridas nos modelos de trabalho, as questões de mobilidade dos serviços se tornarão cada vez mais comuns.

4. Uso de AI (Inteligência Artificial)

Por fim, o uso das tecnologias de Inteligência Artificial será, sem dúvidas, uma das mais crescentes tendências para os próximos anos. Essa solução já está facilitando as interações de contato entre empresas, clientes e até mesmo fornecedores. O desenvolvimento dessa tecnologia prevê as necessidades humanas para adaptar as conexões e diálogo de forma autônoma.

Publicações relacionadas