fbpx

Em nosso contexto atual, apesar da tecnologia estar evoluindo em um ritmo acelerado — impactando o cotidiano da população de forma geral — a COVID-19 causou efeitos significativos no mercado de tecnologia e inovação.  No entanto, não são apenas as tendências tecnológicas que estão sofrendo alterações, muitos  profissionais de TI, por exemplo, perceberam que sua função não permanecerá como antes. Se anteriormente um gestor de TI deveria buscar constante aprendizado, agora será parte de sua rotina reaprender para se adaptar e acompanhar o mercado. Para ajudar você a se manter atualizado, separamos as principais tendências tecnológicas para 2021, acompanhe nosso artigo.

1. Inteligência Artificial 

Inteligência Artificial ou IA é a tendência mais revolucionária em curso. É um sistema informatizado construído para imitar o comportamento e inteligência humana para realizar tarefas como reconhecimento de imagem, fala com tomada de decisão e descoberta de padrões. A IA pode fazer isso com mais precisão e rapidez do que os humanos!

A Inteligência Artificial tem recebido muita atenção nos últimos anos e será uma tendência em 2021 devido a como ela afeta a maneira como vivemos nossas vidas. Se você usa aplicativos de navegação ou mapas, streaming de serviços online ou assistentes pessoais em smartphones e dispositivos domésticos inteligentes, você está usando um serviço alimentado por IA.

2. Rede de dados 5G

A rede 5G é o próximo grande passo no que se refere à conectividade de Internet móvel. Depois de quase uma década de desenvolvimento, finalmente se tornou uma realidade. A nova rede oferece uma velocidade de transmissão sem precedentes, que ultrapassa em muito seu antecessor, 4G. E, quando falamos de transferência de gigabytes por segundo, o 5G realmente é mais rápido do que qualquer banda larga doméstica disponível.

Embora pareça apenas um upgrade de velocidade, essa novidade possibilitará um salto em direção à tecnologia dos dispositivos inteligentes. O que antes era feito apenas por meio de computadores, agora também pode ser executado em dispositivos móveis sem qualquer problema de execução ou velocidade. Além disso, os gadgets IoT serão capazes de se conectar com mais facilidade, e ideias que pareciam inalcançáveis por requerer operações complexas, como carros autônomos e cidades inteligentes, agora serão possíveis.

 3. IoT – Internet das coisas

Outra tendência tecnológica promissora é a IoT. Muitas “coisas” estão sendo construídas com conectividade via Wi-Fi, isso significa que podem ser conectadas à Internet — e entre si. Por isso, essa tecnologia é chamada de “Internet das Coisas” ou IoT. A Internet das Coisas já permite que dispositivos, eletrodomésticos, carros e muito mais se conectem e troquem dados pela Internet.

Como consumidores, já estamos usando e nos beneficiando da IoT. Ainda que não seja comum no Brasil, em muitos países já é possível trancar as portas remotamente ou pré-aquecer fornos no caminho do trabalho para casa, tudo isso enquanto se acompanha a aptidão física pelo smartphone. E as empresas também têm muito a ganhar com essa tecnologia.

A IoT pode ajudar na segurança, eficiência e tomada de decisão de empresas à medida que os dados são coletados e analisados. Pode permitir a manutenção preditiva, agilizar o atendimento médico, melhorar o atendimento ao cliente e oferecer benefícios que ainda não havíamos imaginado. Isso porque estamos apenas nos estágios iniciais dessa nova tendência de tecnologia.

4. Cibersegurança

A cibersegurança é uma notícia velha que nunca saiu de moda, nem vai sair. Ainda, devido às mudanças do último ano, com o distanciamento social e às condições de trabalho remotas para muitos setores, a segurança cibernética se tornou uma prioridade para as empresas.

Novas categorias de ameaças cibernéticas são descobertos diariamente. As únicas coisas que estão entre nossos dados e atividades maliciosas são softwares de segurança de TI e os antivírus. Enquanto a internet for usada, as ameaças serão iminentes, portanto, a segurança cibernética sempre será importante. Praticamente, qualquer pessoa está exposta a ameaças e elas vêm em muitas formas. Para resumir, todos que se conectam a uma rede estão em risco. 

Por estes e outros motivos, em 2021, a segurança preventiva deve ser um dos fatores mais considerados pelas empresas, ou seja, serão usados meios como a Inteligência Artificial e Machine Learning para entender comportamentos e se antecipar a possíveis ataques ou invasões.  No futuro, será uma das tecnologias mais populares e exigentes em tecnologia de TI.

5. Blockchain

De forma resumida, o termo Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de algumas informações pela internet. São partes de códigos criados virtualmente, que carregam informações conectadas — como blocos de dados que formam uma corrente — por isso o nome blockchain.

Uma das principais características do blockchain é que nenhuma entidade única o governa e essa característica o faz uma tecnologia extremamente segura. Embora o blockchain já exista há anos, em 2021 pode haver uma explosão de seu uso devido ao crescimento de compartilhamento e proteção de dados.

Essa tecnologia está se tornando também um viés muito importante na Internet das Coisas, porque traz muitas soluções para fornecer segurança aos dispositivos IoT. Além disso, está fazendo barulho no setor financeiro, já que é esse sistema que permite o funcionamento e transação das chamadas criptomoedas e moedas digitais.

Devido à pandemia causada pela Covid-19 em 2020, organizações de todo mundo se viram obrigadas a enfrentar a aceleração da Transformação Digital. Muitas tecnologias ganharam mais atenção e explodiram no meio digital, agora cabe a nós nos adaptar e atualizar para acompanhar o mercado.