fbpx

Como fazer um currículo fácil e competitivo?

fazer currículo

Quais são as informações essenciais para os recrutadores? O que não pode faltar? Qual é o modelo correto? É muito comum surgirem essas e outras dúvidas quando o assunto é cosntruir um currículo.  E, apesar da ideia parecer desafiadora, ela pode se tornar uma tarefa simples quando realizada da maneira correta e com excelência.

Além da estrutura adequada, o currículo precisa ter atrativos para chamar a atenção do gestor responsável pelo processo, incentivando para que dê continuidade na leitura do documento e comunicando de maneira objetiva o potencial do candidato para preencher a vaga.

O currículo é a primeira impressão que os recrutadores têm de um candidato e pode se tornar um verdadeiro definidor de oportunidades. Então, se você está montando seu currículo pela primeira vez ou deseja aperfeiçoar e trazer mais destaque para o documento, preparamos este artigo que pode te auxiliar a conquistar a tão sonhada entrevista. Confira!

Por que se preocupar com a estrutura do currículo?

Um currículo é um breve resumo de suas principais habilidades, experiências e qualificações. Muitas vezes, é a primeira chance que você tem de se apresentar a um recrutador o  por que você é um ótimo candidato.

Escolher um modelo com design formal e com as informações distribuídas de forma direta e esclarecedora tornam esse cartão de visitas mais convidativo. O modelo selecionado dependerá da vaga oferecida, mas algumas das estruturas mais conhecidas são:

  • Estrutura cronológica: Aqui, o profissional aborda as experiências em ordem decrescente, elencando da recente para a mais antiga.
  • Estrutura funcional: Esse modelo destaca as experiências conforme as competências exigidas pela vaga, apontando qualificação e comprovação de cada uma delas..
  • Estrutura mista: Como o próprio nome diz, envolve a característica de ambos os modelos mais utilizados, ou seja, enquanto o candidato enfatiza as qualificações, ele também distribui as experiências por ordem de acontecimento.

Vale lembrar que as organizações podem ter dezenas ou até centenas de currículos para classificar em cada oportunidade aberta dentro dos departamentos, por isso é importante criar um documento que se destaque em meio a tantas opções.

O que os recrutadores procuram em um currículo?

O veículo de comunicação G1 divulgou a pesquisa de uma empresa especialista em recrutamento online que apontou que 30% dos empregadores responsáveis por analisar um currículo demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar o documento para uma entrevista.

Ao se deparar com as informações dos candidatos, os recrutadores observam a experiência profissional, o objetivo do profissional e se os dados de contato estão completos. Essas e outras informações que podem ser exigidas de acordo com a vaga oferecida são examinadas logo no primeiro contato e sempre são ressaltadas como fundamentais quando se trata do preenchimento de um currículo.

5 dicas que vão ajudar a montar um currículo fácil e competitivo

Com critérios sendo cada vez mais exigidos pelos entrevistadores, separamos 5 dicas que vão te auxiliar na montagem de um currículo e torná-lo um grande atrativo para que você tenha chances maiores de progredir para o estágio de entrevista.

1. Coloque o objetivo

É importante descrever, de maneira resumida, o objetivo alinhado com a vaga que está se candidatando. É a partir dessa informação que o empregador entende o porquê do seu perfil se enquadrar com o processo seletivo realizado.

2. Utilize palavras-chave

Seu currículo deve mostrar claramente a sua experiência profissional, habilidades e qualificações mais relevantes, e você pode ressaltar as informações que vão de encontro com o cargo que deseja. Listar algumas habilidades relevantes pode ajudá-lo a obter mais palavras-chave no documento e mostrar no que você é bom em geral, o que é uma informação valiosa para um recrutador, gerente de contratação ou outro leitor.

Você precisará adaptar seu currículo a cada trabalho específico para o qual se candidatar, por isso é vital que os cargos e as responsabilidades que você inclui em seu currículo sejam relevantes para o trabalho oferecido.

Embora você precise esclarecer suas funções anteriores, é importante que seu currículo ofereça mais do que apenas uma lista de suas responsabilidades.

3. Opte por um layout organizado e consistente

A responsabilidade de analisar currículo permite começar a avaliação do currículo antes mesmo de começar a lê-lo. Por isso, é importante escolher um layout que apresente primeiro as informações mais importantes e conduza o recrutador logicamente pelas melhores informações.

Por exemplo, faz sentido ter seus detalhes de contato no topo para que eles os percebam facilmente. Você também deve ter cuidado ao escolher as fontes. Use algo legível e profissional, como Arial ou Times New Roman.

4. Destaque o seu valor

Seu currículo deve se concentrar nas habilidades e atributos que o qualificam para o trabalho. Em vez de simplesmente listar suas funções anteriores e as responsabilidades que você ocupou, certifique-se de mencionar e desenvolver da melhor maneira possível os aspectos concretos que você conquistou em cada função, sejam atividades profissionais ou experiências extracurriculares.

5. Lembre-se sempre de revisar

Antes de enviar seu currículo para uma empresa, você precisa ter certeza de que sua gramática e ortografia estão corretas. Isso significa que você deve revisá-lo com muito cuidado.

Para mostrar ao potencial empregador que você é a pessoa certa para a função, é uma boa ideia editar o seu currículo sempre que o enviar, personalizando de acordo com a vaga. Estude o anúncio de emprego com cuidado e considere o que a empresa acredita serem os atributos mais importantes para um candidato ter e, em seguida, atualize seu currículo para que ele destaque as qualidades que ele procura.

É sempre uma boa ideia atualizar periodicamente. Certifique-se de incluir todas as suas conquistas mais recentes e que seu histórico profissional e educacional estejam atualizados. Ter esse hábito aumentará suas chances de ser notado pelos principais líderes de contratação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>