Na tomada de decisão relacionada a uma companhia, mudanças em pequenas e grandes empresas muitas vezes são identificadas como essenciais para o desenvolvimento dos profissionais e do negócio. Sabendo disso, podemos considerar a realocação de funcionários um ponto eficaz para essas evoluções.
Saber o momento certo de aplicar esse tipo de processo sem o mínimo de conhecimento do que ele é, além de quais são os benefícios que ele traz para o ambiente corporativo, pode ser algo arriscado.
Por isso, nesse conteúdo falaremos sobre a definição da realocação, quando é necessário fazê-la, quais são as suas vantagens e ainda como executá-la de forma natural e alinhada. Continue sua leitura e confira!
O que é realocação interna?
A realocação interna é definida como a estratégia de redistribuir os profissionais já contratados por uma empresa para outras cargos, funções, projetos ou filiais, sem a necessidade de fazer novas contratações.
Esse recrutamento interno funciona como um reaproveitamento de um colaborador e seus talentos. Também é uma forma de reter um funcionário competente, mas que não se identifica com seu cargo atual.
Quando é necessário fazer uma realocação?
Ao perceber que um colaborador é eficiente e bom profissional, mas na atual função que exerce a adaptação não flui, uma opção é a realocação do funcionário. Outro ponto a se considerar é quando algum setor da empresa necessita de mais profissionais para executar algum projeto, mas quer evitar novas contratações.
O incentivo ao desenvolvimento de novas competências também pode ser considerado na hora de fazer uma realocação. Muitas vezes um profissional possui habilidades desconhecidas que podem contribuir na evolução da empresa e na produtividade das demandas.
Vantagens de fazer a realocação interna
Se você chegou até aqui, já sabe que a realocação é uma prática saudável e benéfica para as empresas e seus colaboradores. Então, que tal conferir as principais vantagens de executar a realocação interna? Veja a seguir:
Redução de custos
Se compararmos uma realocação a um processo seletivo convencional, reaproveitar um atual colaborador da empresa com certeza terá custos menores do que uma nova contratação.
Retenção de bom funcionário
Muitas vezes a insatisfação de estar em um cargo no qual o colaborador não tem motivação, ou não enxerga a possibilidade de crescimento na área, faz com que o indivíduo vá em busca de novas oportunidades. Então, a realocação é uma ótima opção para reter um bom funcionário.
Desenvolvimento de novas habilidades
Muitos talentos e habilidades ficam por vezes escondidos atrás de um único cargo. Por isso, considerar essa ação estratégica interna para desenvolver outras habilidades nas quais o seu colaborador também se identifica é uma outra vantagem do processo.
Otimização de processos
Qualquer nova contratação exige um período de adaptação do novo colaborador. Então, considerar que um funcionário atual já conhece os processos e cultura da empresa é mais um ponto benéfico da realocação interna.
Colaborador satisfeito
Por fim, a satisfação de um funcionário é uma das possíveis consequências positivas de uma realocação. É claro que tudo deve ser conversado com antecedência com o colaborador.
Como fazer uma realocação interna com sucesso?
Agora que você já sabe o real significado de uma realocação e quais os benefícios e vantagens que esse tipo de processo interno traz para a empresa e colaboradores, veja a seguir como fazer uma realocação de forma correta:
Orientação
A partir do momento em que um colaborador é avisado sobre a mudança interna, é dever do gestor orientá-lo. Preparar e oferecer um tipo de treinamento ao funcionário para o novo setor ou cargo tornará o processo muito mais fácil.
Seja ouvinte dos seus colaboradores
Conversar com os funcionários para deixar tudo bem alinhado é uma ótima maneira de conseguir fazer a realocação de forma tranquila. Ouvir quem será diretamente afetado com as mudanças, servirá de apoio e motivação para o colaborador.
Monitore a produtividade
Acompanhe o andamento das mudanças feitas por causa da realocação, compare resultados do negócio e também o desenvolvimento das habilidades do colaborador realocado.
Fique por dentro de tudo sobre tecnologia e inovação!
Se você gostou de saber mais sobre realocação nas empresas, que tal continuar se informando sobre as tendências da tecnologia e assuntos relacionados a inovações?
Para isso, continue navegando pelo nosso blog e leia também: 5 dicas para melhorar sua performance como líder.
Leave a Reply