fbpx

Professional Services: o que é e como funciona?  

profissional-services-o-que-é

Todos os dias acompanhamos o surgimento de novas soluções e serviços. Esses movimentos acontecem, principalmente, devido à manifestação de novas necessidades das pessoas, das empresas e do mercado. E, foram com todas essas transformações que surgiu a modalidade Professional Services, uma evolução da atuação dos profissionais que se tornou ainda mais vantajosa para as empresas.  

Do departamento de tecnologia ao setor financeiro, qualquer área pode precisar e contratar um serviço de Professional Services. Essa prática surgiu da necessidade de resolver problemas de forma prática e ágil, sem deixar de contar com pessoas especialistas da área ou negligencirar estratégias que fazem parte do core business de uma empresa. 

Neste artigo, você poderá entender o que é e como funciona o Professional Services em TI. Além de tudo, saiba como esse tipo de serviço pode otimizar os processos da sua empresa e impactar diretamente nos resultados diários. Confira!  

O que é Professional Services? 

O termo inglês Professional Services significa Serviços Profissionais. É uma especialidade que oferece suporte dedicado à gestão de processos e demandas de uma empresa. Além disso, essa é uma modalidade de serviço terceirizado, ou seja, o profissional de TI ou uma equipe externa da empresa parceira trabalharão para elaborar, executar e gerenciar o seu projeto de TI. 

No portfolio da FindUP, por exemplo, você conta com uma gama de soluções para otimizar e impulsionar os resultados da sua empresa utilizando tecnologia. Dentre elas, também oferecemos o Professional Services, focado especialmente na gestão dedicada dos chamados de TI. 

Basicamente, os chamados da área ficam por conta dos especialistas contratados e alocados na sua empresa pela FindUP, enquanto os profissionais internos ficam livres para focar em trabalhos mais estratégicos do negócio.  

No entanto, é possível que você ainda se depare com diferentes formatos do serviço de Professional Services no mercado, mas o objetivo de todas eles sempre será garantir todo suporte e consultoria necessária para que assegurar que sua empresa seja mais ágil e as equipes mais produtivas.  

Como funciona o serviço de Professional Services? 

Com mencionado, na maioria das vezes as pessoas dedicadas ao serviço de Professional Services são alocadas em demandas específicas por uma empresa terceirizada. Desse modo, para entender como funciona e garantir que essa seja a melhor solução para a sua organização, o primeiro passo é entrar em contato com uma empresa parceira para entendimento da demanda. Só então será possível avaliar o cenário, contratar e designar um profissional ou equipe dedicada ao seu negócio. 

Empresas que oferecem o Professional Services em TI ajudam seus clientes a resolverem parte das problemáticas dos projetos de TI e do dia a dia. A exemplo prático, muitas empresas investem em tecnologias de última geração para acelerar seus negócios, mas é comum que a rotatividade de funcionários, a falta de planejamento ou de uma área dedicada a TI faça com que não tenham colaboradores que saibam manusear ou atualizar esse tipo de tecnologia.  

Em casos como esse, você pode buscar por uma empresa dedicada a prestação de serviços de TI e que ofereça o Professional Services. Ao relatar o problema e analisar o serviço, o parceiro especialista enviará um profissional capacitado para suprir a demanda que a sua companhia precisa.  

A importância do Professional Services para aumentar sua vantagem competitiva 

Diariamente, as empresas se empenham em busca de novas estratégias e melhores tecnologias para alavancar seus resultados. A competitividade de produtos e serviços é crescente, e contar apenas com fatores que representam o diferencial de uma empresa podem não ser os únicos pilares que sustentarão seu negócio.  

Garantir que esses diferenciais estejam em sintonia com a eficiência, agilidade e produtividade doa sua organização é um conjunto de boas práticas que aumentarão de fato sua vantagem competitiva. Entregar apenas o que os seus clientes precisam não é mais o suficiente. Uma empresa de sucesso preocupa-se com toda a cadeia de trabalho, focando em entregar sempre o melhor e se adaptar rapidamente as mudanças do mercado.  

Nessa situação, o  Professional Services — assim como tantos outros serviços terceirizados — se tornou importante para apoiar as empresas na busca pela vantagem competitiva, visto que a construção de modelos de negócios baseados em processos bem estruturados e novas tecnologias conquistam rapidamente seu espaço no segmento e, contar com profissionais que te ajudem a sustentar essa proposta faz com que as organizações se destaquem cada vez mais.  

Principais vantagens do Professional Services 

Dentre tantos benefícios e vantagens que o Professional Services pode trazer, trouxemos para você alguns que se destacam e que podem ser considerados na hora de decidir ou contratar um serviço nessa modalidade:  

1. Suporte de TI especializado 

Sem dúvidas, uma das principais vantagens do Professional Services em TI é contar com o know-how que os especialistas possuem. Afinal, empresas que oferecem esse tipo de serviço e são totalmente dedicadas a soluções de tecnologia, designaram pessoas ou equipes devidamente capacitadas para o projeto ou trabalho em questão, a fim de solucionar os problemas de forma rápida e eficiente.  

2. Profissionais dedicados 

Nessa prática, os profissionais ficam dedicados exclusivamente para os projetos aos quais foram destinados. Isso garante que a gestão e a solução das entregas contem com seu melhor empenho dessas pessoas e que eles estejam disponíveis para resolver qualquer problema ou situação quando e onde for necessário.  

3. Agilidade e escalabilidade 

Por fim, talvez um dos maiores benefícios que o Professional Services pode trazer é o aumento da agilidade e escalabilidade da empresa, já que todos os itens anteriormente citados colaboram para que, consequentemente, o trabalho desempenhado em TI entregue soluções com mas valor agregado.  

E então, se você curtiu tudo o que descobriu até aqui e tem interesse nesse tipo de solução, entre em contato com um nossos representantes e descobra o serviço ideal para otimizar os resultados do seu negócio.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>