fbpx

Como otimizar a gestão de Data Center? 

gestão de dados

Com as empresas evoluindo para cenários cada vez mais tecnológicos e digitais, a exigência por estruturas de TI capazes de trazer melhores soluções para os usuários também se tornou crescente.  

O investimento em ferramentas que facilitam a operação corporativa já era uma realidade antes da pandemia do coronavírus. Mas, com a crise sanitária global e o trabalho remoto, a dinâmica de uma infraestrutura eficiente e otimizada, como o uso de Data Center, foi impulsionada rapidamente.  

Nesse contexto, as empresas passaram a depender ainda mais desse tipo de solução, já que praticamente todos os seus processos, sistemas e meios de trabalho foram migrados para o ambiente digital. Por esse motivo, a gestão correta e otimizada de um Data Center é tão importante para manter a agilidade da organização.  

Para ajudar, trouxemos neste artigo as principais informações e dicas sobre o que se deve fazer para melhorar ainda mais a gestão de Data Center da sua empresa. Boa leitura! 

O que é Data Center? 

O Data Center, também conhecido como Centro de Processamento de Dados, é uma infraestrutura de TI que centraliza e conecta as ferramentas e soluções da empresa em um único lugar, como servidores, itens de comunicação, armazenamento de dados e até mesmo os próprios sistemas da área de tecnologia da informação.  

A utilização e as finalidades de um Data Center mudaram ao longo do tempo. O que antes se limitava apenas a um local para guardar informações, se tornou uma ferramenta para diversas outras aplicações, como a gestão de cloud computing e até mesmo tratamento e análise de dados.  

Um Data Center pode variar em seu formato, e isso é o que definirá a quantidade de itens que ele concentra — que podem ser equipamentos de processamento, recursos de rede (como roteadores, por exemplo) e várias outras coisas.  

Ele pode ser apenas um aparelho instalado num móvel ou tomar salas, ambientes e até prédios inteiros. Nesse último caso, todo cuidado é necessário para manter o Data Center em condições perfeitas, como o uso de sistemas contra incêndio e controle de temperatura ambiente.  

Atualmente, com a digitalização das empresas, é mais comum que ele seja utilizado na nuvem, sem precisar ocupar um espaço físico como nos exemplos anteriores. Isso garante mais segurança dos sistemas e dados, além de tornar sua gestão e acesso mais fácil e ágil.  

Qual a importância da boa gestão de Data Center? 

O Data Center possibilita toda rotina desempenhada pelo setor de TI, além de integrar e viabilizar o trabalho de todas as outras áreas da empresa. Garantir a boa gestão dessa estrutura impacta diretamente no funcionamento dos fluxos do negócio.  

Realizando a gestão eficaz do Data Center os benefícios e vantagens refletidos podem ser diversos, como:  

  • Economia e mobilidade: a economia pode ser uma vantagem em muitos sentidos, pois o Data Center utilizado em nuvem não requer locais ou equipamentos físicos para seu funcionamento, consequentemente, não precisará de deslocamento de funcionário, sistemas de segurança, entre outras coisas. Essa mesma situação possibilita que a mobilidade seja possível, já que o acesso ser torna mais fácil, e pode ser feito de qualquer lugar e a qualquer momento.  
  • Controle e segurança: com o Data Center é possível manter o controle geral das atividades de TI e de todas as áreas da empresa, já que a solução centraliza todos os recursos. Além de tudo, a segurança fica por conta de sistemas que impossibilitem qualquer acesso não autorizado ou ataque hacker.  
  • Escalabilidade e comunicação: o Data Center pode ser facilmente expandido e personalizado conforme a necessidade do negócio, ou seja, ele acompanha o crescimento e capacidade que a sua empresa tem ou precisa. Ainda, o fato de concentrar e integrar outros sistemas e soluções assegura que a comunicação entre seus usuários seja mais eficiente e sem tantos ruídos.  

A implementação e gestão adequada do Data Center garante essas e outras vantagens, mas também possibilita que a complexidade e os problemas nos processos sejam facilmente identificados, e assim o setor de TI pode agir de forma rápida para repará-los.  

Investir na administração eficiente viabiliza mais proveito dos dados da empresa e dos recursos de TI. Também permite que o setor atue de forma mais estratégica e desempenhe entregas com mais qualidade.  

4 dicas para otimizar a gestão de Data Center 

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do Data Center e de sua gestão efetiva o seu negócio, está na hora de considerar  algumas dicas que vão te ajudar no processo de otimização da solução. Confira!  

1. Manutenção periódica  

Assim como qualquer outra solução que compõe a infraestrutura de TI, o Data Center também precisa receber manutenção periódica. Essa prática diminui ocorrência de problemas ou antecipa melhorias para não ocorrerem.  

Portante, vale que as vistorias sejam feitas com base em uma programação ou calendário pré-estabelecido e, assim, o ambiente do Data Center será frequentemente monitorado para garantir seu bom funcionamento.  

2. Cuidado com segurança  

Nos ambientes físicos ou na nuvem, o Data Center precisa que sua segurança seja sempre priorizada. Nos casos atuais, considerar a proteção digital dos dados é uma questão importante para os processos e resultados da empresa, mas também é uma exigência legal decorrente da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).  

3. Acompanhamento de performance 

O monitoramento já promove o acompanhamento de performance. No entanto, essa prática precisa ser observada com mais cuidado, já que tem relação direta com o reflexo de desempenho do Data Center sobre todas as ferramentas, equipamentos ou soluções que ele hospeda — logo, em como os processos e resultados do negócio estão evoluindo ou não.  

4. Contratação de serviço terceirizado de TI 

Por fim, se a sua empresa não conta com uma área de TI ou profissionais alocados para cuidar desse tipo de estratégia, vale recorrer a parceiros especialistas. O serviço terceirizado é um excelente opção para quem não abre mão de impulsionar o negócio usando a tecnologia, mas precisa que sua estratégia e gestão sejam devidamente feitas.  

Administrar um Data Center que recebe diversos itens da infraestrutura de TI de uma empresa é indispensável para o seu sucesso, mas fazê-lo de forma otimizada e assertiva podem gerar resultados e benefícios de maneira ainda mais acelerada.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>