As oportunidades e desafios trazidos pela transformação digital são diversos — para os profissionais de TI e empresas de todos os segmentos. É preciso ter visão estratégica e analítica para escolher e selecionar dentre as melhores tecnologias para o seu negócio, já que essas ferramentas podem oferecer muitas vantagens.
A automatização de processos de TI, por exemplo, se tornou um fator de grande importância para muitas empresas. Hoje, essa aplicação não é um diferencial apenas para atividades operacionais ou repetitivas, a inteligência artificial (IA) e várias outras tendências de TI entregam soluções automatizadas para a estruturação e tratamento de dados, atendimento, análises e muitas outras tarefas estratégicas.
Além de fazer parte do cenário de transformação digital, a automação de TI possui um papel resolutivo e determinante para as decisões de negócio, possibilitando que a organização aproveite as mais recentes e principais tecnologias do mercado. Neste artigo, você pode conferir mais sobre como a automação de TI pode ajudar sua empresa. Boa leitura!
O que é automação de TI?
O setor de TI atende diversas solicitações diariamente. São processos que envolvem desde os estudos, implementação, gerenciamento e monitoramento de novas tecnologias até suporte, manutenção e resolução de problemas simples. É justamente para acelerar e melhorar essas e outras atividades que a automação de TI se tornou tão importante.
Automatizando os fluxos e processos de trabalho, principalmente aqueles que exigem esforço manual, é possível liberar e dedicar mais recursos a tarefas mais estratégicas e até mesmo inovadoras. Por consequência, essa prática pode contribuir de outras formas para os resultados e crescimento da companhia.
A automação de TI consiste no uso ou criação de sistemas e softwares que vão realizar atividades mais operacionais e repetitivas. Na maioria das vezes, ela também é usada em tarefas mais simples, que podem liberar o tempo de aplicação de um profissional para aplicá-lo em ações mais estratégicas.
O nível de complexidade dessa substituição dependerá do seu objetivo de uso. Um processo de automação pode interligar aplicativos, sistemas, ferramentas e plataformas, diminuindo a chance de falhas, unificando partes da infraestrutura de TI e eliminando possíveis obstáculos.
Importância dos processos de automação
Ao passo em que a tecnologia avança e as empresas anseiam por resultados mais rápidos, o processo de automação de TI tem se tornado uma necessidade. Os benefícios dessa aplicação não abrangem apenas os níveis de processos e eficiência, eles impactam positivamente diversas áreas e objetivos estratégicos para o negócio.
1. Economia de custo, tempo e recursos
A automação de TI é responsável pela economia em muitos cenários — de custos, de tempo e de recursos (ferramentais e humanos). O que seriam horas dedicadas a uma tarefa específica, agora podem ser reduzidas e realocadas em outras atividades. Nesse sentido, também podemos considerar impactos como o aumento de produtividade e a otimização — e diminuição — do uso de recursos financeiros e gerais.
2. Operação mais rápida e eficaz
Um dos principais objetivos de automatizar processos de TI é justamente tornar as operações mais rápidas. Por isso, outro benefício dessa prática é justamente a aceleração de atividades e entregas. Vale lembrar que esse cenário também permite que os especialistas da área consigam focar em pontos de melhoria mais qualitativos da jornada de produção, suporte e muito mais.
3. Diminuição de erros e falhas
A automação também implica em menos erros nos processos. A consistência de procedimentos escaláveis tende a manter padrão e rapidez, algo que seria bastante difícil de se alcançar quando meio de realização depende totalmente de pessoas e tarefas manuais.
4. Aumento da segurança
Por fim, devemos lembrar da importância que o aumento de segurança tem ao realizar a automação de TI. Processos automatizados requerem menos pessoas para monitorar a execução ou informações da atividade, já que a automação precisa considerar ferramentas que não permitam nenhum tipo de violação. Assim como qualquer outra tecnologia, acompanhar fatores de proteção e boas práticas será sempre necessário.
Por que a automação de processos de TI é a chave para a eficiência empresarial?
A automação de TI se tornou o grande diferencial de muitas organizações. Ao substituir tarefas de menor importância e demoradas, ela abre espaço para que as equipes de TI foquem em operações mais estratégicas.
Nas grandes corporações, os setores de tecnologia com alto número de profissionais não consegue acompanhar volume de demandas ou entregar na velocidade que precisam. Por isso, a automação de processos de TI pode ser uma chave mais que essencial para a eficiência empresarial.
Se a sua empresa ainda não conta com esse tipo de solução, você pode começar consultando seu setor de TI ou empresas especializadas na área. A FindUP oferece uma gama de serviços que podem ajudar na análise, escolha e aplicação de tecnologias de acordo com as suas necessidades. Portanto, o conselho é não perder tempo e começar considerar as melhores soluções para automação dos processos de TI da sua empresa.
Leave a Reply