fbpx

Backup imutável e a importância para os negócios atuais

backup imutável

26 de julho de 2022

A Kaspersky Lab divulgou em 2016 um boletim de segurança no qual relata que os ataques de ransomware voltado para os negócios aumentaram três vezes. Os dados apontaram que a chance de um software malicioso infectar um computador é de 1 ataque a cada 40 segundos.

Assim como esses ataques vem se tornando cada vez mais sofisticados, as ferramentas para garantir a segurança da informação também estão em constante evolução e, o backup imutável é uma dessas tendências que garante a proteção para as organizações.

Contar com esse tipo de sistema garante que as equipes de TI tenham uma eficiente linha de defesa para recorrer quando sofrerem qualquer tipo de dano. As opções no mercado são vastas e a prática para preservação dos dados é essencial para qualquer tipo de negócio.

Dessa forma, para você entender o que é e como funciona a estratégia da imutabilidade de um backup, produzimos um conteúdo repleto de informações para ajudar você a compreender qual é a melhor opção para o seu empreendimento. Confira!

O que é backup imutável?

O backup imutável pode ser explicado como um sistema que protege os dados e garante que eles sejam fixos, imutáveis ​​e nunca possam ser excluídos, criptografados ou modificados.

Esse processo de imutabilidade deve ser incorporado à arquitetura do backup para remover vulnerabilidades de segurança que podem afetar as informações que precisam ser protegidas por uma organização, como dados pessoais de clientes ou até mesmo os próprios materiais da empresa.

Por que o backup imutável é importante para as empresas?

Lidar com informações internas e externas são atividades comuns no ramo empresarial. Existem leis e regras que precisam ser seguidas para que a empresa não corra o risco de ter sua reputação arruinada ou até mesmo lidar com processos judiciais devido ao vazamento de dados.

Alguns empecilhos são conhecidos e podem ser facilmente evitados, como:

  • Vírus: é um programa ou código malicioso criado para alterar a forma como um computador funciona.  
  • Ransomware: conhecido como malwares que pode bloquear um dispositivo ou criptografar seus conteúdos para extorquir dinheiro do proprietário.
  • Interrupções não planejadas: necessidade de manutenções em dispositivos no qual não são programadas, como imprevistos e problemas maiores.
  • Desastres naturais: ocorrência de perda de dados devido a acontecimentos externos que não podem ser controlados.
  • Exclusão acidental ou planejada: extravio ou apagamento de informações, seja de maneira acidental ou planejada.

A adoção de um backup tradicional nem sempre é eficaz o suficiente para lidar com situações como estas no momento em que você está tentando restaurar dados atacados (já que a ferramenta também pode ter sido atacada).

Por isso, ter dados imutáveis ​​é fundamental para garantir, primeiramente, maior segurança ao guardar informações. Também é necessário para ter a certeza de que haverá sempre uma cópia de seus dados, para que sejam recuperáveis e estejam seguros de desastres e outros crimes cibernéticos.

Principais vantagens ao aderir um backup imutável

Maior suporte para a equipe de TI

O departamento de TI é uma das principais linhas de frente quando se trata de armazenamento e controle de dados. O backup imutável oferece suporte caso ocorra qualquer tipo de perda ou invasão no sistema, auxiliando na estratégia da gestão de crise e recuperação dessas informações.

Cumprir com regulamentações

O backup imutável ajuda as organizações a cumprir os requisitos de conformidade de dados, retendo cópias precisas de cada item. Um exemplo é o atendimento relacionado às solicitações dos usuários, como a exigência de uma cópia de todos os dados que a organização já coletou sobre ele, entre outros cenários.

Prevenção de alterações não permitidas

Um sistema de backup pode ser acessado por muitos usuários com vários níveis de permissão. Eles podem modificar ou excluir dados de backup acidentalmente ou maliciosamente, levando a uma falha na recuperação e a imutabilidade trata justamente de manter os dados de backup protegidos contra alterações não autorizadas e acidentais.

Integridade com a coleta de informações

Os backups fazem com que as organizações se sintam mais seguras quanto aos seus dados. Isso porque a imutabilidade permite a suposição de que os dados de backup não estão corrompidos e podem ser recuperados.

Como adotar um backup imutável?

Além de saber por que os backups imutáveis ​​são importantes é preciso entender como você pode adicioná-los aos seus ambientes de TI e na organização. A metodologia varia de acordo com as soluções apresentadas no mercado atual. É possível configurar utilizando:

  • dispositivos de backup imutáveis no local de trabalho;
  • sistemas baseados em nuvem;
  • repositórios de backup imutáveis ​​híbridos (dispositivo local + nuvem).

Embora a finalidade e o funcionamento dos backups imutáveis ​​permaneçam os mesmos, cada opção de implantação traz vantagens exclusivas que atendem as necessidades de cada negócio. Vale lembrar que um ataque de ransomware impacta com altos custos e pedidos exorbitando de resgate, variando entre semanas ou até meses para a recuperação completa.

Os sistemas tradicionais, cujo objetivo é fazer com que as organizações voltem a funcionar rapidamente, estão hoje incluídos nesses ataques, não apenas com os sistemas de produção das organizações, mas também suas redes de segurança — nesse caso, os backups realizados.

Se você se interessou pela solução, vale a pena contar com parceiros que possam oferecer suporte personalizado e auxiliar no processo de implementação. A FindUP é especialistas nisso e pode ajudar na direção das estratégias de negócio e entender qual a melhor opção de backup para o seu empreendimento.

Publicações relacionadas