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Por que investir na capacitação constante do profissional de TI?

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TI

16 de maio de 2022

Todos os anos, a área de TI apresenta crescimento acelerado. O desenvolvimento do setor se dá tanto pelas tecnologias desenvolvidas e melhoradas quanto pelo nível de capacitação dos técnicos e profissionais desse mercado.

Mudanças como essas são reflexos das necessidades das empresas e da nossa sociedade. Nesse sentido, a tendência é que com hábitos, rotinas e processos que dependam cada vez mais das soluções digitais, o mercado abra muito espaço para os profissionais de TI, mas também exija pessoais ainda mais capacitadas.

A demanda por técnicos e especialistas em tecnologia cresce e, diariamente, nos deparamos com um alto número de vagas do setor abertas. No entanto, é comum que muitas empresas relatem a defasagem de pessoas qualificados. Por essas e outras razões, é fundamental investir na capacitação constante do profissional de TI.

Confira mais informações sobre como treinamentos e especializações constantes podem fazer a diferença no desempenho das pessoas na área.

A importância de treinamentos para o setor de TI

Uma grande falta de potencial técnico no setor de TI foi apontado pela Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, ainda durante o ano de 2019. O déficit anual divulgado era de mais de 24 mil profissionais de TI.

A mesma pesquisa mapeou mais de 45 mil novos especialistas sendo formado por ano e uma demanda estimada de até 70 mil profissionais com a alta da busca por esses profissionais entre 2019 e 2024.

Ainda, a crise sanitária da Covid-19, apesar de impactar negativamente o mercado de trabalho de forma geral, ampliou as oportunidades no setor da tecnologia da informação.

Em 2020, um dos anos de auge da crise, o BNE (Banco Nacional de Empregos) mostrou que, na época,  o Brasil tinha mais de 12 mil vagas abertas em aberto para profissionais de TI. Eram mais de 4.600 em comparação ao que era oferecido em 2019, ou seja, um crescimento de 63%.

Apesar de tudo, as situações dos anos e dos dia a dia embasam o quanto nós, como pessoas e empresas, evoluímos depressa tecnologicamente. Em meio a isso, as pessoas que desenvolvem e dão suporte para que essas soluções surjam, funcionem e aconteçam precisam estar devidamente preparadas e qualificadas.

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Os técnicos e profissionais aptos aproveitam as inúmeras oportunidades que estes cenários proporcionam e, quando essas situações são favoráveis para ambos, as empresas ainda podem contar com pessoas capazes de solucionar qualquer questão técnica do setor e de trazer inovações diárias para o negócio.

Neste ano de 2022, uma pesquisa da Deloitte apontou que, mesmo com todas as inseguranças econômica, política e social que enfrentamos desde o início da pandemia, as pessoas e organizações não pretendem parar de investir em tecnologia e produtividade. Ou seja, os investimentos em tecnologia e capacitação são prioridades para 2022.

4 motivos para promover capacitação constante do profissional de TI

A iniciativa da capacitação e atualização frequente dos conhecidos técnicos ou teóricos devem ser uma preocupação tanto da empresa quanto do profissional. Independente da área, pessoas que desejam se destacar no mercado de trabalho precisam de constante atualização dos conhecimentos de sua área, pois mudanças acometem todos os cenários em tudo o que fazemos.

As empresas que têm seu próprio departamento de tecnologia ou até mesmo as organizações que contam com parceiros terceirizados na área precisam oferecer capacitação constante aos seus profissionais e técnicos de TI se quiserem se destacar no mercado.

Nesse quesito, a capacitação não é apenas uma escolha de destaque frente aos concorrentes, mas que aumenta também o ganho de autoridade e reconhecimento no setor. Por essa razão, aqui vão algumas dicas e motivos para serem considerados antes momento de promover treinamento e capacitação para os seus colaboradores. Confira!

1. Performance e produtividade

O desempenho de uma equipe pode depender de diversos fatores e variar de acordo com todos os cenários que uma empresa enfrenta. Sem dúvidas, um dos principais quesitos de impacto para performance e produtividade pode ser o nível de conhecimento de habilidades técnicas absorvidos e proporcionados.

O treinamento e a capacitação da sua equipe de TI podem otimizar os processos, além de elevar e acelerar a qualidade das soluções e entregas ao negócio. Um profissional preparado pode executar suas atividades com mais confiança e a probabilidade de falhas diminui consideravelmente.

2. Motivação e engajamento

Se uma empresa tem planos para desenvolver a carreira e as competências de seu profissional de TI, investir no oferecimento de treinamentos e na sua capacitação constante é uma das maneiras mais assertivas de demonstrar essa preocupação.

A motivação nas atividades diárias é um estado essencial para o bem-estar das pessoas e, consequentemente, um trabalho bem-feito. Sentir-se satisfeito com seu desempenho e responsabilidades diárias colaboram com toda a atmosfera de engajamento da empresa.

Nesse sentido, uma vez que as pessoas entendem que a empresa está disposta a investir no desenvolvimento da equipe, elas passam a visualizar novas perspectivas e oportunidades internas para suas carreiras e se dedicam ainda mais para suas atividades.

3. Redução de erros ou falhas nos processos

Existem diversos fatores capazes de gerar erros em processos. No entanto, uma das formas de reduzir esse tipo de acontecimento é contar com uma equipe de pessoas capacitadas.

Facilitar cenários de atualização dos conhecimentos de seus profissionais é tornar o trabalho de todos ainda mais efetivo. A probabilidade de erros ou falhas nos processos é reduzida quando treinamentos e capacitações são oferecidos com recorrência.

4. Equipe certificada

Sabemos que um mercado que passa por tantas transformações exige aprimoramento constante de seus profissionais. As certificações oferecidas por cursos e treinamentos na área são uma forma de comprovar o conhecimento ou contato com conhecimentos específicos.

Normalmente, companhias que desejam contar com técnicos de TI especializados em disciplinas específicas optam pela terceirização dos serviços. A FindUP, por exemplo, oferece uma vasta rede de pessoas qualificadas em todas as localidades do país e um portfólio que atende grande parte das necessidades da área de tecnologia.

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