fbpx

Cibersegurança: por que é indispensável para os negócios atuais?

cibersegurança de dados

4 de fevereiro de 2022

Hoje, a implementação de medidas eficazes de segurança cibernética é particularmente desafiadora já que os hackers estão se tornando cada vez mais invasivos. Pesquisas recentes apontam que mais da metade das empresas brasileiras são alvos de ataques e fraudes digitais com média e alta frequência.

Por isso, a função principal da cibersegurança é proteger os dispositivos que usamos (smartphones, laptops, tablets e computadores) e os serviços que acessamos — online e no trabalho — contra roubo ou danos. Uma forte estratégia de proteção de segurança cibernética requer um investimento significativo de tempo, energia e conhecimento técnico que as empresas frequentemente sentem que não têm.

Muitas vezes, os custos associados a esses esforços impedem as organizações de priorizar a segurança. No entanto, o impacto e custos futuros que uma invasão pode causar acaba superando qualquer investimento em proteção muitas vezes.

Atualmente, ao passo em que a tecnologia se desenvolve rapidamente, as ameaças crescem no mesmo nível. Para que o seu negócio se mantenha protegido e inclua a cibersegurança como fator essencial, separamos as principais informações sobre o assunto e algumas das práticas mais utilizadas pelas grandes empresas que podem reforçar a segurança dos seus dados. Confira!

O que é cibersegurança?

A cibersegurança trata da proteção de sistemas, programas, dados e redes para evitar ataques digitais, que são cada vez mais recorrentes na era da internet. Essa prática é muito utilizada por empresas que desejam garantir maior assistência contra acessos não autorizados a data centers e outros sistemas informatizados, onde geralmente se encontram dados confidenciais, tanto da organização quanto de clientes e fornecedores externos.

Seja pequena, média ou grande, as corporações vêm sofrendo ataques cibernéticos constantemente e o investimento em segurança para evitar uma crise relacionada a atentados cibernéticos se tornou indispensável.

Porque investir em cibersegurança é tão importante?

Com espaços e pessoas cada vez mais integradas, todos se beneficiam de programas avançados de defesa cibernética. Quando se trata dos níveis de ataque, existe uma série de possibilidades. Um ataque de segurança nas redes, por exemplo, pode envolver desde roubo de identidade até tentativas de extorsão e perda de dados importantes. Quando se trata do nível empresarial, informações podem ser roubadas ou vazadas, e isso diz respeito tanto à empresa quanto as informações pessoais de seus clientes.

Com um número crescente de usuários, dispositivos e programas nos negócios atuais, combinado com o aumento do fluxo de dados – muitos dos quais são sensíveis ou confidenciais – a importância da segurança cibernética vem ganhando cada vez mais destaque. Ao atribuir maior atenção à cibersegurança na organização, os benefícios de implementar e manter as práticas constantemente incluem:

  • Prevenção de acesso de usuários não autorizados
  • Proteção empresarial contra ataques cibernéticos e violações de dados
  • Agilidade na recuperação caso ocorra algum ataque digital
  • Confiabilidade dos clientes devido à garantia da proteção de dados e redes
  • Maior confiança na reputação da empresa junto a seus parceiros, clientes, colaboradores e demais públicos

Entenda quais são as principais ameaças cibernéticas para o seu negócio

O roubo de informações é o crime cibernético mais caro e que mais cresce. Geralmente visam acessar, alterar ou destruir informações confidenciais, extorquir dinheiro dos usuários, interromper processos cotidianos dos negócios, entre outros problemas.

Há uma série de ameaças que as pequenas empresas enfrentam no momento. A melhor maneira das empresas se protegerem contra essas ameaças é ter um conjunto de ferramentas de segurança e aplicar treinamentos de conscientização de segurança para garantir que os usuários estejam cientes das ameaças e de como evitá-las. Além disso, entender quais são e como esses ataques funcionam podem auxiliar o seu negócio na melhoria contínua da cibersegurança. Dentre as mais recorrentes se encontram.

3 ações para colocar a cibersegurança em prática e garantir a proteção da sua empresa

Uma abordagem de segurança cibernética bem-sucedida tem várias camadas de proteção espalhadas pelos computadores, redes, programas ou dados que se pretende manter seguros. Em uma organização, as pessoas, os processos e a tecnologia devem se complementar para criar uma defesa eficaz contra ataques cibernéticos.

Ações como a adoção de sistemas unificados de gerenciamento podem automatizar integrações em produtos selecionados e acelerar as principais funções de operações de segurança, como a identificação, investigação e correção de problemas. Ainda, existem diversas avaliações de risco de segurança cibernética que ajudam identificar onde uma empresa está vulnerável para criar um plano de ação.

Para ajudar você, separamos algumas das principais ações que grande parte das empresas utilizam para reforçar a cibersegurança de seus negócios. Confira!

1. Criptografia de informações sensíveis

A criptografia de dados é um processo que transforma dados confidenciais em um código complexo. Dessa forma, se um invasor roubar os dados, ele não poderá usá-los. É uma boa prática criptografar todas as informações que entram ou saem da sua empresa.

2. Backup de dados

Uma das melhores medidas proativas que você pode tomar é fazer backup de todos os seus dados e armazená-los em outro lugar. Dessa forma, se seus sistemas forem colocados offline ou hackers roubarem seus dados e os guardarem para resgate, você ainda terá acesso a tudo o que precisa para manter sua organização operacional.

3.  Sistemas de hardware seguros

Todos os dispositivos da sua empresa, sejam computadores, impressoras, telefones celulares e muitos outros podem ser explorados por cibercriminosos. Por isso, é crucial proteger sistemas que tenham acesso a informações confidenciais com autenticação multifatorial, por exemplo.  A verificação serve para ter a certeza de que a pessoa correta é quem está acessando os dados disponíveis.

Da cibersegurança ao uso avançado das ferramentas e sistemas tecnológicos, como o Machine Learning, as pequenas e grandes companhias precisam estar bem amparadas por seus setores de TI. Essa é a área responsável por manter a segurança da informação e tantos outros sistemas em pleno funcionamento para que as operações da empresa não fiquem vulneráveis.

Aqueles que desejam contar com parceiros especialistas, como a FindUP, contam com um time de especialistas e técnicos capazes de garantir os processos integrados, todo suporte necessário e sistemas de segurança em pleno funcionamento para evitar que crimes do tipo ocorram.

Publicações relacionadas