fbpx

Como reduzir os custos de TI sem perder qualidade?

reduzir custos de TI

7 de julho de 2022

Hoje, independente do porte e do setor, a infraestrutura e o apoio da área de TI essencial para a cadeia de operações de qualquer empresa. O uso de sistemas, máquinas e softwares, por exemplos, torna o trabalho de muitos profissionais possível e ainda mais eficiente.

No entanto, assim como qualquer outro departamento estratégico, o investimento pode ser alto. Nesse contexto, muitas lideranças encaram o desafio da redução de gastos, seja para a própria economia de custo ou para tornar os investimentos ainda mais precisos.

A redução de custos de TI pode parecer custosa para organizações que possuem grande dependência das tecnologias, mas existem diversas decisões que podem ser adotadas para reduzir os gastos no setor sem perder a qualidade dos serviços.

Neste artigo, trouxemos algumas estratégias que poderão ajudar você nessa mudança. Boa leitura!

Por que a redução de custos é importante?

Em todos os departamentos, os conceitos de custos, gastos e economia são pautas cada vez mais frequentes. O gerenciamento de receita por setor se tonou ação fundamental para influenciar a melhoria da margem de contribuição do negócio e, nesse aspecto, a redução de custos por área é uma das ações mais efetivas para isso acontecer.

Além de tudo, um contexto de contenção dos investimentos permite que atividades ganhem mais foco e estejam ainda mais direcionadas de acordo com a estratégia do negócio, proporcionando mais eficiência operacional e resultados mais assertivos.

Vale lembrar que a redução de custos ganhou ainda mais importância com as mudanças provocadas pela pandemia da COVID-19. O aumento de gastos inesperados e uma receita que não acompanhava o mesmo ritmo de crescimento provocou o fechamento de muitos negócios — ou, no mínimo, a redução do investimento em muitos setores.

Desse modo, em meio a crises, problemas financeiros ou mudanças de rota da companhia, para manter um fluxo de caixa seguro e confortável, a moderação de investimentos é extremamente importante.

Entretanto, ações como essa não significam parar de investir em tecnologia, soluções e processos de qualidade. Existem diversos outros fatores com ótimo custo-benefício capazes de maximizar lucros e reduzir gastos.

Dicas para reduzir os custos de TI

No caso do setor de TI, com tantos recursos e soluções totalmente dependentes das tecnologias, essa precisa ser uma decisão cuidadosa, pois a área precisa continuar no papel de acelerar o crescimento do negócio e aumentar a qualidade do trabalho.

1. Analise os custos fixos do setor

Antes de tomar qualquer decisão, uma avaliação geral dos gastos é sempre importante. Por isso, revise todos os custos fixos do setor para entender como e onde podem ser aplicadas mudanças em relação ao investimento.

Você também pode considerar desembolsos menos recorrentes e variáveis. Dependendo da necessidade, eles também podem exercer algum impacto no plano de revisão da receita destinada à área de TI. Além de tudo, a prática de reavaliação de custos pode se estender a outros departamentos e toda empresa.

2. Invista em Cloud Computing ou computação na nuvem

A computação na nuvem é uma forte tendência no mercado de tecnologia. Ela não só otimiza os custos de TI como também permite o desenvolvimento de ferramentas e recursos em escala, além de proporcionar flexibilidade e mobilidade operacional para empresa e seus colaboradores.

O Cloud Computing substitui as locações de espaços ou investimento em grandes centros de dados. Ao invés disso, é possível manter o armazenamento de todas as informações e soluções em único lugar, de modo prático, seguro e acessível a qualquer momento e em qualquer lugar.

3. Ofereça treinamento e capacitação

O incentivo e a conscientização das pessoas também podem impulsionar o processo de redução de custos de TI. Para gerar adesão e mais autonomia sobre as ações que o departamento pode tomar para economizar ofereça informação, treinamento e capacitação aos profissionais da área de TI e dos departamentos que utilizam os serviços do setor.

Incentive a adoção de processos, explique o motivo das mudanças e ensine sobre os novos procedimentos e ferramentas. O uso do recurso de computação na nuvem, por exemplo, pode ser benéfico, mas também pode gerar muitas dúvidas de uso. Por isso, ofereça sempre as melhores instruções de uso e ação.

4. Automatize os processos

A otimização de processos será sempre uma das melhores e principais estratégias para reduzir custos em TI se, perder qualidade.

Na maioria das vezes, o trabalho do setor ganha velocidade e escala com o investimento em ferramentas de automação. No entanto, essa ação pode diminuir os gastos com diversas outras coisas. Além disso, esse processo pode colaborar com benefícios como:

  • redução de erros e falhas;
  • padronização e contração dos processos em um único fluxo;
  • redução de tempo na realização das atividades;
  • diminuição de gastos com equipe e infraestrutura de TI.

5. Opte pela terceirização de TI

Por fim, um dos métodos mais eficazes de reduzir os custos de TI sem perder qualidade é optar pela terceirização dos serviços da área. Além de contar com profissionais e parceiros especialistas no setor, sua empresa direciona maior tempo e investimento para estratégias do core business.

A terceirização de TI pode acontecer de maneira integral, migrando toda responsabilidade de gestão e entrega do setor para uma empresa parceira; mas também acontecer apenas para serviços básicos ou estratégicos. A FindUP, por exemplo, trabalha com um portfólio de soluções completo para entregar um atendimento rápido e personalizado, de acordo com as necessidades de cada negócio.

Em resumo, juntas, todas essas estratégicas podem ajudar a reduzir os custos em TI e melhorar as operações da empresa. Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando nossos conteúdos para mais informações sobre o universo de tecnologia e soluções para sua empresa e dia a dia.

Publicações relacionadas

O que é capilaridade empresarial?

O que é capilaridade empresarial?

Nos últimos anos, a terceirização de serviços tem se tornado uma decisão cada vez mais estratégica para empresas de...