fbpx

Como se especializar em TI?

como se especializar em TI

TI

14 de julho de 2022

Com o passar dos anos e o avanço crescente das tecnologias, o surgimento de novas áreas e profissões era iminente. O setor de TI foi um dos que mais ganharam destaque em relação à alta na demanda de mercado, que passou a exigir ainda mais profissionais qualificados.

Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a busca de empresas no Brasil por profissionais de TI será de 420 mil pessoas até o ano de 2024. Ainda, o mesmo órgão levantou que o país forma somente 46 mil profissionais de tecnologia a cada ano.

Além de tudo, a tecnologia é algo que evolui e muda rapidamente. Desse modo, a pessoa especialista em TI precisa não apenas de todo conhecimento técnico base, mas também de constante renovação dos de seus aprendizados. Afinal, todos os dias surgem novas tendências, soluções e atualizações destes recursos que facilitam nosso dia a dia.

Hoje, estes são profissionais extremamente disputados pelas empresas, justamente pela baixa quantidade de pessoas capacitadas disponíveis. Por isso, quem busca se especializar em TI encontrará muitas oportunidades de trabalho.

Tendo todo esse contexto em vista, preparamos um artigo repleto de informações e dicas que poderão ajudar você a entender por onde e como começar. Confira!

O que é e o que faz um profissional de TI?

A TI (Tecnologia da Informação) é uma área dedicada a estudos e execução de atividades e soluções referentes a tecnologia. Seu principal objetivo é auxiliar as pessoas, departamentos e toda empresa no uso dos recursos computacionais que otimizam e facilitam o trabalho.

As responsabilidades do profissional de TI são diversas e pode variar de acordo com sua posição ou área de especialização. No geral, eles estarão focados em gerenciar e cuidar de toda infraestrutura tecnológica, protegendo informações sensíveis, cuidando de bases e armazenamento, instalando e analisando sistemas, aplicativos, softwares e hardwares, e muito mais.

O setor de tecnologia estará constantemente preocupado em manter o funcionamento da operação da empresa, de forma eficiente e otimizada, aproveitando as oportunidades que os recursos digitais podem trazer para o negócio.

Além de dar suporte em todos os setores, a TI também pode absorver projetos e trabalhos específicos. Muitas das vezes, esse profissional também pode ser envolvido em decisões estratégicas para evolução da organização.

4 dicas para se especializar em TI

Apesar de ser considerado um mercado com muitas oportunidades, uma boa colocação dentro dos setores de TI pode ser conquistada com estudo e capacitação. Desse modo, para saber como conseguir se desenvolver na carreira e ser um profissional bem-sucedido no mercado de TI você pode considerar algumas dicas:

1. Qualificação é essencial

Com os mercados se tornando cada vez mais competitivos, o grau de estudos e certificações pode fazer a diferença. O perfil de seleção de um profissional de TI pode mudar de acordo com a empresa, mas a graduação já não é mais o único requisito ou diferencial para conseguir boas colocações.

Por essa razão, as pessoas que desejam especializar em TI precisam investir em formação, seja graduação, cursos extracurriculares, experiências variadas e demais aprendizados que possam trazer mais valor ao currículo.

2. Escolha uma área de especialização

O profissional de TI pode (e deve) entender e executar grande parte das atividades de sua área. Na maioria das vezes, a graduação oferece uma formação generalista, mas você pode escolher trilhar caminhos específicos para manter o foco e se tornar especialista em temas específicos.

Existem muitas vertentes de estudos no mercado, de programação e desenvolvimento de aplicativos e sistemas até administração de banco de dados, segurança da informação, Business Intelligence e governança de TI. Você pode optar pelo que mais se interessa e tem familiaridade.

4. Renove seus conhecimentos

A qualificação não é apenas inicial, ela deve ser constante. Por isso, mantenha uma rotina de estudos e renovação dos conhecimentos. Estude em casa, leia artigos e notícias da área, aprenda sobre a empresa ou o projeto em que está trabalhando, invista em cursos técnicos, novas especializações e tudo o que possa agregar conhecimento para sua profissão.

5. Desenvolva e divulgue seus projetos

Uma das melhores maneiras de se destacar é apresentando o resultado de trabalhos que você executou. Por isso, desenvolva projetos para inserir em seu portfólio e, ao se aplicar para qualquer oportunidade, mostre seu processo, ganhos, resultados e participação.

Onde se especializar na área de TI?

Por fim, se está na dúvida sobre qual curso ou instituição de estudos escolher, a nossa dica é que você avalie as opções de acordo com o que você busca. Se você busca por graduação, pós ou MBA na área, algumas das melhores faculdades de TI presenciais e EaD, segundo o MEC, são:

  • Centro Universitário UniRuy;
  • Centro Universitário Uniftec;
  • Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade (UniDrummond);
  • Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)
  • Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Essas são apenas algumas das instituições que integram a lista das 50 melhores do Brasil. Mas, se você busca por algo mais de menor duração e com mais flexibilidade, existem ainda diversas plataformas com conteúdos muito indicados para o processo de especialização, como a Udemy, Alura e outras.

Publicações relacionadas