fbpx

Diferença entre Cloud Storage e Cloud Computing

cloud storage e cloud computing

21 de julho de 2022

Você já ouviu falar sobre a tecnologia por meio da nuvem? Exemplos como o uso de servidores locais que passaram a ser substituídos por soluções totalmente virtuais se tornaram uma das principais abordagens pelas empresas, dentre eles as ferramentas Cloud Storage e Cloud Computing.

Ambos apresentam funcionamento por meio dessa metodologia tão abstrata e conhecida. No entanto, apesar da sua popularidade, muitas pessoas confundem a funcionalidade que cada uma possui em seu desenvolvimento para cada atividade apresentada no dia a dia. 

Transformações digitais acontecem com cada vez mais frequência, mas elas existem para facilitar as rotinas de qualquer empreendimento, Ainda assim, o surgimento dessas novas ferramentas também gera muitas dúvidas sobre seu uso.

Por esse motivo, reunimos um conteúdo com todas as informações necessárias para você entender as principais diferenças dessas tecnologias e as vantagens que cada uma pode oferecer para o desenvolvimento do seu negócio. Boa leitura!

O que é Cloud Storage e Cloud Computing?

A palavra cloud é uma expressão muito usada para descrever uma ampla gama de soluções e serviços virtuais para indivíduos e empresas.

Começando por Cloud Storage, o termo traduzido é popularmente conhecido como “armazenamento em nuvem”. Esse recurso é um modelo de serviço no qual os dados são transmitidos e armazenados em sistemas remotos, no qual são mantidos e gerenciados pelos próprios usuários na rede geral – geralmente a internet. 

A terminologia Cloud Computing significa “computação em nuvem”. Basicamente, diz respeito a virtualização e conectividade de qualquer tipo de serviço relacionado a solução tecnológica computacional. Isso inclui servidores, softwares compartilhados, bancos de dados, rede, análise e inteligência e muito mais, tudo isso para oferecer inovação de maneira ainda mais rápida, recursos flexíveis e economias de escala.

Principais diferenças entre Cloud Storage e Cloud Computing

Enquanto Cloud Computing tem o objetivo de executar processos como software pela internet, o Cloud Storage armazena dados em servidores para torná-los acessíveis pela rede de conexão. Apesar de ser facilmente confundido vale lembrar que:

  • o Cloud Computing requer maior poder de processamento do que o armazenamento em nuvem. O armazenamento em nuvem, por outro lado, precisa de mais espaço de armazenamento;
  • o armazenamento em nuvem, ou Cloud Storage, tem o objetivo de guardar os dados, esteja você acessando e usando-os todos os dias ou apenas como um sistema de backup;
  • o Cloud Computing precisa que seus dados funcionem. Isso trata-se explicitamente de tratar e transformar essas informações em ações e decisões estratégicas para o negócio;
  • grande parte dessa tecnologia computacional é essencialmente voltada para empresas. O Cloud Storage, por outro lado, é muito utilizado por motivos profissionalmente individuais e pessoais;
  • além disso, o Storage é simplesmente um meio de armazenamento e compartilhamento de dados, enquanto o Computing em nuvem oferece a capacidade de trabalhar e transformar dados remotamente (por exemplo, codificar um aplicativo remotamente).

Dessa forma, é possível separar e entender melhor que o Cloud Storage está voltado para o armazenamento de arquivos e o Cloud Computing é uma solução que disponibiliza toda a infraestrutura dos ambientes tecnológicos através de recursos computacionais.

Como saber qual é o ideal para o seu negócio?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre Cloud Storage e Cloud Computing é hora de selecionar qual seria o modelo ideal para auxiliar no desempenho do seu negócio.

Entretanto, saber se você quer saber qual é o ideal para sua empresa, é importante conhecer os principais benefícios e todas as vantagens de cada um. Isso ajudará a avaliar como a ferramenta pode agregar nas atividades das equipes. Confira!

Vantagens do Cloud Storage

A vantagem que mais se destaca quando falamos de Cloud Storage é garantir que os dados de uma empresa estejam seguros e prontamente disponíveis no caso de perdas ou incidentes. Além disso, outros benefícios que essa solução pode trazer para o negócio são:

  • o acesso e a colaboração são ágeis;
  • maior segurança dos dados;
  • backup e recuperação aprimorada.

Vantagens do Cloud Computing

São muitos os benefícios que as empresas obtêm ao migrar suas soluções de TI para um modelo de Cloud Computing. A computação em nuvem ganha destaque por executar aplicativos e realizar processos computacionais pela internet. Os principais incluem:

  • fornecer a capacidade de acessar softwares de praticamente qualquer lugar e dispositivo;
  • reduzir de custos operacionais;
  • proporcionar mobilidade aprimorada;
  • ter maior escalabilidade, ao fornecer respostas rápidas.

Cloud Storage e Cloud Computing: qual escolher?

As soluções são totalmente personalizáveis de acordo com cada nicho empresarial e podem até mesmo ser implementadas em conjunto para funcionar e criar valor.

Se você precisa de um lugar para armazenar grandes quantidades de dados, e deseja usá-lo como um local de backup remoto para dados com os quais trabalha, o Cloud Storage pode ser uma ótima opção.

Mas, se você tem tarefas de negócios específicas que podem ser desenvolvidas com uma plataforma online, como e-mail, aplicativos de escritório, tarefas para cada departamento ou outros serviços essenciais aos negócios oferecidos, o Cloud Computing pode forncer ótimo suporte.

Independente de escolha, qualquer opção se adapta facilmente a modalidade de trabalho que ganhou forças nesses últimos tempos: o home-office. A decisão deve ser analisada com base no andamento do negócio e empresas como a FindUP podem auxiliar nesse processo por serem especialistas na implementação inteligente de ferramentas da área.

Publicações relacionadas