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Infraestrutura de TI: o que não pode faltar?

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Na infraestrutura de TI, tratando-se de grandes companhias ou pequenas e médias empresas, existem diversos itens que não podem faltar, imprescindíveis para o desenvolvimento do negócio e para o trabalho das pessoas colaboradoras de maneira geral.

Nas grandes corporações, o crescimento das operações e ganho de espaço no mercado exigem que as empresas mantenham atenção especial sobre os recursos e tecnologias estratégicas para que o negócio continue evoluindo. Por outro lado, é muito comum que as PMEs deixem esse tipo de investimento como segundo plano, justamente pela priorização de suas necessidades e porte da empresa.

No entanto, quando falamos sobre tecnologia, seu uso não se limita apenas a programas e máquinas. Hoje, ela é o principal recurso operacional das empresas e possibilita o exercício de grande parte das funções das pessoas. Por isso, a montagem de uma infraestrutura robusta, ou pelo com os itens essenciais, pode atender o seu negócio de forma mais eficiente.

Desse modo, no momento de organizar a infraestrutura de TI da sua empresa, considere os recursos básicos e fundamentais para os avanços do empreendimento. A seguir, confira algumas dicas de itens que não podem falta na infraestrutura de TI.

O que não pode faltar na infraestrutura de TI da sua empresa?

A infraestrutura de TI, que consiste num conjunto de aparatos tecnológicos, é a principal responsável pelas atividades e operações de uma empresa. Ter uma base de máquinas, aplicativo, sistemas e recursos que atendam tudo o que o seu negócio precisa pode ser um grande desafio — mas nada extremamente complicado. No entanto, saiba que existem alguns itens básicos e inegociáveis para se ter nessa estrutura:

1. Ferramentas, programas e sistemas

A tecnologia se tornou o principal conector da realização e força de trabalho em muitas empresas. Os sistemas e programas de uma organização, bem como suas ferramentas digitais, compõe grande parte dos processos organizacionais e influencia fortemente no desenvolvimento do negócio.

Por isso, saber quais hardwares, softwares e demais recursos que a sua empresa precisa é um passo fundamental para compor um considerável lista de itens na hora de organizar a infraestrutura de TI.

2. Backup na nuvem

Todos os dias, cada vez mais informações são produzidas, absorvidas e compartilhas. Os dados se tornaram elemento essencial  e estratégico para as empresas, e a segurança do seu acesso e manipulação precisam ser extremamente cuidados, respeitando leis e normas vigentes.

O backup na nuvem, além de garantir a proteção adequada, evita que situações inesperadas gerem a perda de informações. Basicamente, esse é um modelo de armazenamento mais moderno e sustentável — diferente do servidor físico.

Os arquivos da nuvem podem ser administrados e acessados em um servidor remoto através da internet. Ou seja, as informações ficam disponíveis a qualquer momento e de qualquer lugar, mas apenas para as pessoas devidamente autorizadas.

3. Segurança de rede

Assim como o backup na nuvem é um elemento-chave na segurança de dados, a proteção da rede de internet corporativa também merece atenção especial. Apesar de todos os cuidados tomados, nem todo ambiente de conexão é seguro.

Vírus, malwares e demais ameças estão dispostas em redes que podem parecer inofensivas, mas buscam a todo momento formas de invadir e comprometer a infraestrutura de TI do seu negócio.

Por essa razão, a segurança de rede também é básica e prioritária no momento de investir nos recursos de tecnologia que uma empresa precisa. Por vezes, essa iniciativa requer algumas camadas de defesa no sistema, mas tudo isso para impedir o acesso de usuários não autorizados, barrar ações suspeitas e agentes mal-intencionados, e muito mais.

4. Suporte de TI

O suporte de TI fornece assistência sobre qualquer necessidade da empresa que envola o uso dos recursos da infraestrutura de TI. Desse modo, é certo ressaltar que essa área pouco funcionaria o apoio de profissionais disponíveis para garantir o funcionamento de máquinas e equipamentos, ferramentas, sistemas e servidores utilizados por uma empresa.

O suporte de TI remoto, por exemplo, se tornou algo indispensável atualmente. Além de economizar tempo e dinheiro, ele é capaz de otimizar o processo de resolução do problema e diminuir o tempo de atendimento, sem esforço de locação ou presença física.

Desse modo, além de prezar por uma infraestrutura completa, os ganhos de contar com um suporte de TI vão muito além. A empresa pode evitar custos desnecessários e bloqueios operacionais que impossibilitem o desenvolvimento do trabalho de outras pessoas.

5. Profissionais especialistas no assunto

Por fim, é essencial contar com quem entende do assunto. Nesse sentido, se a sua empresa possui uma área de TI priorize e desenvolva profissionais para fornecerem a melhor infraestrutura de TI possível para o que o seu negócio precisa.

As empresas que não contam com um setor de Tecnologia da Informação ou que possuem menor orçamento para investir nesse tipo de especialidade podem optar pela terceirização de TI. Essa pode ser uma excelente escolha, já que o seu negócio passa a contar com um parceiro especialista no assunto, enquanto as demais áreas alocam seu tempo e foco nas estratégias do core business.

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