O cenário de pandemia deste ano causou um impacto significativo nos negócios de diversas áreas. Apesar de gerar muitas consequências na saúde e na economia, os efeitos se estenderam a diversos segmentos, causando a necessidade de restruturação com urgência em muitas empresas. Então, se antes a digitalização era considerado uma vantagem competitiva, agora ela é no mínimo, essencial para a sobrevivência no mercado. 

Expressões como inovação e transformação digital nas empresas, ganharam espaço no mercado há algum tempo, porém, a pandemia deste ano intensificou o uso de tecnologias e as empresas, evidentemente, precisaram se adaptar aos novos tempos.

O que é inovação e transformação digital?

A inovação teve papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Quando trazemos este assunto para o meio de negócios, entendemos que a inovação é quando uma empresa muda seus métodos habituais para algo mais criativo, reinventando seus processos e identificando cenários para buscar novas oportunidades. Já a transformação digital é o processo no qual organizações  recorrem à tecnologia para melhorar o desempenho, otimizar processos, identificar oportunidades e garantir resultados melhores. É uma transformação estrutural nas organizações, onde a tecnologia não é somente um processo superficial, mas tem um papel essencial como centro de performance. 

Como aplicar este conceito na sua empresa?

Para entender a diferença entre inovação e transformação, podemos usar a velocidade como fator de distinção entre elas. Normalmente, a transformação digital exige mais tempo, pois é um processo que necessita de recursos e muitas adaptações, que podem durar meses dentro de uma organização. Por outro lado, as inovações são baseadas em criatividade, e podem ocorrer de uma hora para outra. Para que a inovação seja aplicada de forma correta, é necessária muita comunicação e colaboração de todos envolvidos. 

Mas como aplicar inovação transformação digital nas empresas?  No dia 16/12 tivemos o nosso Talk Show FindUP, um evento que sanou dúvidas como esta.  Nosso CEO, Fabio Freire conversou com Marcello Gonçalves, co-fundador e gerente da Domo Invest e Paulo Sérgio Silva, consultor do grupo Hi happy e lojas marisa, sobre Inovação e Transformação Digital sob uma perspectiva empreendedora. Neste encontro, eles bateram um papo sobre a importância da inovação e como a pandemia acelerou a transformação digital. Não conseguiu assistir e quer saber mais sobre assunto? Veja o video completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uv0LdbqMJ5Y