fbpx

Como fazer integração de dados na empresa? 

integração de dados

13 de abril de 2022

Como muitos ambientes dentro de uma empresa são complexos, com grande volume de dados fluindo de muitas fontes diferentes, é comum falar sobre a transformação das informações em recursos acionáveis. No entanto, na maioria das vezes, essa não é uma tarefa tão simples assim, e se é mais fácil falar do que fazer.

Imagine que uma empresa tenha um departamento operacional, cada um com seus próprios sistemas de rastreamento de clientes. A integração desses sistemas fornece uma maneira de traduzir os dados de um departamento para outro.

Isso pode colocar os dados de todas as áreas no mesmo servidor, maximizando os sistemas de rastreamento para a organização. Em vez de ter três bancos de dados separados com informações repetidas, a empresa pode trabalhar com um banco de dados unificado.

A integração de sistemas é o processo de combinar informações e dados de uma empresa em um único local acessível. Nesse quesito, para entender melhor como funciona essa unificação e descobrir quais as principais vantagens que ela pode trazer para o seu negócio, separamos um conteúdo com todas as informações para te auxiliar nesse processo de estudo e implementação. Confira!

Como funciona a integração de sistemas?

O objetivo da integração é, resumidamente, conectar sistemas internos com os dispositivos de coleta de dados da empresa, ajudando uma empresa a unificar cada uma de suas ferramentas de software de negócios, garantindo que elas funcionem juntas e de maneira automatizada.

O processo em si pode parecer um pouco complexo, pois conecta as funções de uma organização à sistemas variados para simplificar aqueles que são mais distintos, e pode incluir hardware, software existente (seja personalizado ou pronto para uso), bem como comunicações.

Apesar disso, existem algumas formas diferentes de métodos de integração de sistemas a serem avaliados, e a escolha da empresa dependerá inteiramente de quais são suas necessidades e o que eles desejam obter com uma ferramenta de unificação. 

Por que integrar os sistemas é vantajoso para o seu negócio?

O uso de sistemas integrados ajuda a melhorar a produtividade, o atendimento ao cliente, o uso de novas tecnologias, os processos internos de trabalho e até a reputação da marca no mercado. Entre outros benefícios se destacam:

  • diminuição de falhas e maior eficiência — Quando seu negócio armazena dados em muitos lugares, existe a possibilidade de informações repetidas. Ao integrar os dados da empresa, você pode identificar facilmente os erros e ter tempo para corrigi-los;
  • ganho de tempo — Em vez de perder tempo coletando dados manualmente de outros departamentos, você pode acessar as informações digitalmente;
  • maior conectividade — A integração complementa as comunicações internas integrando vários sistemas porque cada departamento tem acesso ao mesmo servidor. A conectividade aprimorada pode ajudar a organização a se comunicar de forma clara e eficiente;
  • melhoramento nas operações — A probabilidade de maior agilidade nos processos operacionais, produtividade e qualidade geral se tornam muito maiores.

Tipos de ferramentas de integração de dados

A maioria das grandes empresas usa pelo menos vários tipos de software e sistemas de dados que podem se beneficiar da integração de sistemas corporativos. Vale lembrar    que as partes dispersas dos subsistemas de informação de uma organização devem se encaixar em uma arquitetura bem coordenada e coesa para serem úteis ao negócio.  Dentre as ferramentas mais adquiridas estão:

Ferramentas de integração de dados no local

Essas são as ferramentas perfeitas para integrar dados de diferentes fontes de dados locais ou locais. Eles são instalados em uma nuvem privada ou rede local junto com conectores nativos otimizados para carregamento em lote de várias fontes de dados.

Ferramentas de integração de dados baseadas em nuvem

São iPaaS (plataforma para a criação e implementação de integrações dentro da nuvem e entre a nuvem e a empresa.) ou plataformas de integração como serviços que ajudam na integração de dados de diferentes fontes.

Ferramentas de integração de dados de código aberto

Essas são as melhores opções se você estiver tentando evitar o uso de soluções de desenvolvimento de software empresarial proprietárias e potencialmente caras. São opções bem consideradas quando se trata de ter um melhor controle interno de dados.

Ferramentas proprietárias de integração de dados

Essas ferramentas diferem principalmente das ferramentas de código aberto em termos de preço. Eles também são frequentemente criados para atender muito bem a casos de uso de negócios específicos.

Como fazer a implementação da integração de dados na empresa? 

Antes de implementar, é necessário primeiramente avaliar os requisitos da sua empresa. Se sua organização requer comunicações internas aprimoradas, unificação de dados, entre outros cenários.

Considere fazer uma lista abrangente de requisitos que você deseja incluir em seu sistema e seguir os próximos passos, sendo:

  1. Realizar uma análise do sistema atual. Sua equipe de TI pode assumir a responsabilidade por esta etapa, pois pode entender melhor o potencial e as limitações do sistema atual. O objetivo é determinar maneiras de abordar adequadamente a lista de requisitos, mantendo a integridade do sistema de software atual.
  2. Depois de avaliar o estado do sistema atual de sua empresa, sua equipe de TI ou uma fonte externa pode projetar um sistema de infraestrutura de software. Essa etapa determina a infraestrutura de software como coleta, armazenamento e segurança de dados. Isso envolve a preparação de um plano para solução de problemas, riscos potenciais e opções alternativas.
  3. A etapa final do processo é implementar a solução de integração de sistemas de negócios para sua empresa. Esse processo pode levar tempo, mas o resultado final é um sistema abrangente e integrado projetado especificamente para sua organização.

Se você estiver interessado em implementar a integração de sistemas em seu negócio, existem algumas etapas importantes no processo. Empresas como a FindUP podem trazer ótimas soluções e auxiliar suas estratégias para entender qual a melhor opção de implementação para o seu empreendimento.

Vale a pena entrar em contato e contar com um especialista para avaliar as necessidades de sua organização e alavancar ainda mais o crescimento dela.

Publicações relacionadas