fbpx

A relação do mundo corporativo com a tecnologia mudou completamente depois da transformação digital. Além das empresas se tornarem mais conectadas, ganharam também a capacidade de assumir demandas maiores e permitir maior flexibilidade em suas rotinas. Dessa forma, diversos profissionais passaram a ter um desempenho essencial nesse contexto, principalmente as lideranças. A exemplo disso, podemos citar o gestor de TI — e é exatamente sobre a sua atribuição nessas mudanças que falaremos aqui, pois afinal, qual o papel do gestor de TI na transformação digital? Para você poder entender a função deste profissional no processo, preparamos o texto a seguir. 

O que é transformação digital?

A transformação digital é um fenômeno que está impactando o mundo. No âmbito das empresas, ela se trata da aplicação de tecnologias com objetivo de gerar melhor experiência ao consumidor, promover o avanço de processos operacionais e influenciar nos modelos de negócios. Basicamente, é a digitalização de tudo que é possível, com o propósito de tornar as empresas mais competitivas. 

A Importância do Gestor de TI no processo de transformação digital 

O profissional responsável pelo departamento de TI tem papel fundamental nas estratégias de implementação da digitalização de uma operação. Ele será incumbido de acompanhar todos os passos na integração da TI na rotina da empresa, cuidando para que esse processo seja realizado com maior nível de automação e inteligência. 

Após a transformação digital, a área de TI deixou de ser vista como um custo e passou a ser encarada como um investimento que traz resultados. Então, se antes um gestor de TI trabalhava na administração de uma área que prestava suporte, agora ele assume também um lugar em que é o responsável por decisões estratégicas e por  propor soluções que tragam resultados com inteligência competitiva por meio da tecnologia. Muitos gestores estão quebrando barreiras ao abandonar maneiras convencionais de liderar suas equipes e projetos. Agora há uma dedicação em tornar os processos mais efetivos com o foco em escala e desempenho.

Além de tudo, é preciso dizer que o papel do gestor de TI na transformação digital é liderar e apoiar seu time para que possam trazer soluções tecnológicas a fim de melhorar os processos das empresas.  Ele também é encarregado de contratar e preparar os melhores especialistas do mercado para lidar com as novas tecnologias disponíveis no mercado. 

E na sua empresa? O Gestor de TI já está ocupando o papel de agente da transformação digital?