fbpx

O que é ERP e como ele pode ajudar o setor de TI?

ERP

15 de dezembro de 2021

ERP — Enterprise Resource Planning — é um sistema bastante usado nas empresas para integrar informações da companhia e de seus setores a fim de facilitar o processo de gestão e acesso confiável aos dados disponíveis. Parece uma excelente solução para muitos problemas, não é? Apesar disso, muitas organizações e gestores ainda desconhecem as funções deste software.

É essencial entender como essa ferramenta pode se aplicar ao seu negócio, já que o ela consegue contribuir com melhorias para toda empresa, como para a eficiência dos processos internos, comunicação entre os setores, produtividade dos colaboradores, entre outros benefícios.

Nesse sentido, conseguimos destacar a importância da tecnologia no uso de mais um recurso que favorece a geração de valor para o negócio. Ao mesmo tempo, essa ferramenta se torna um item favorável também ao setor de Tecnologia da Informação da empresa.

A seguir, entenda mais detalhes sobre o que é ERP e como ele pode ajudar o setor de TI. Descubra mais sobre as principais vantagens desse software de gestão e como ele pode beneficiar o seu negócio.

O que ERP?

A sigla ERP pode ser traduzida como sistema de gestão integrado. Apesar do significado bastante sugestivo, vale lembrar que seu principal objetivo é agrupar e integrar processos, informações e tarefas de diferentes departamentos de uma organização em um único local. Na prática, os dados são centralizados para tornar o fluxo de comunicação mais eficiente.

o que é ERP

Desta forma, o ERP consegue organizar toda a gestão da informação para que os setores tenham acesso fácil às informações da empresa. Além disso, essa solução diminui a difusão de dados inconsistentes, pois mantém uma base de referência única. Isso tudo direciona de forma mais assertiva as ações e decisões de todos os departamentos.

De forma resumida, o ERP executa um planejamento de recursos. Ele pode ser responsável por automatizar fluxos que antes eram operacionais e melhorar os processos internos. O software também pode ser pensado conforme as necessidades das áreas e da empresa em sua totalidade. Por isso, é importante conhecer com detalhes as principais deficiências e fortalezas da companhia e de suas áreas.

Como o ERP pode ajudar o setor de TI?

Com responsabilidades e funções cada vez mais importantes no mercado empresarial, o departamento de TI se tornou parte valiosa na rotina das organizações. Apesar do sistema ERP beneficiar todas as áreas, capacitando ainda mais a conversa entre os setores, a equipe de TI consegue tornar suas tarefas ainda mais otimizadas com as contribuições que a ferramenta pode oferecer. Além de tudo, a implementação e o funcionamento do ERP se tornam uma das principais responsabilidades dos profissionais de TI.

5 vantagens que o ERP oferece para o setor de TI

Nesse cenário, já deu para entender o quanto o uso do ERP é altamente benéfico para toda a organização. Conhecer essas vantagens exige que você considere as características dos seus setores e as especificidades do seu negócio.

Desse modo, para entender as vantagens que o ERP oferece para o setor de TI e facilitar o seu processo de decisão sobre o uso deste recurso, separamos alguns dos resultados garantidos com o uso do ERP. Acompanhe!

1. Melhoria e padronização dos processos

Processos bem definidos ajudam na fluidez do trabalho diário, principalmente nas áreas funcionais, como a de TI. Uniformizar e automatizar os procedimentos de uma empresa também contribui para a redução da mão de obra, economia de tempo e diminuição dos custos. Além disso, a utilização do ERP para melhoria dos processos torna o trabalho das equipes mais eficiente, diminuindo a ocorrência de falhas e liberando as lideranças para focar em estratégias de desenvolvimento para o setor e o negócio.

2. Maior controle, qualidade de suporte e controle de prazos

A ferramenta pode garantir melhor organização das entregas, chamados para suporte e controle de todo o cronograma do setor de TI. Essa administração beneficia a qualidade do trabalho da área, monitorando os prazos, possíveis atrasos ou imprevistos. Um sistema ERP ajuda principalmente na gestão de TI, pois esse formato auxilia as lideranças no acompanhamento do desempenho de suas equipes e alocação dos esforços dos profissionais de TI nos lugares certos.

Mesmo em situações imprevistas, um time bem-organizado garante que as eventualidades sejam bem resolvidas. Uma operação de TI amparada por um software ERP se torna mais ágil e maximiza a adequação dos processos.

3. Redução de custos

Talvez uma das principais vantagens que o ERP pode garantir para a organização de maneira geral é a redução de custos. No setor de TI não é diferente. Com um sistema que permite a integração das equipes da empresa, fica mais simples gerenciar as tarefas e atendimentos, principalmente para os públicos internos.

Uma equipe com esforços otimizados pelo uso do ERP desenvolve maior qualidade nas entregas e reduz o desperdício de tempo, recursos e demais itens financeiros. Não podemos esquecer que essa mesma tecnologia também assegura todo controle e verificação de gastos pelos departamentos responsáveis, como as áreas financeiras, contábil, entre outras. Desse modo, a companhia consegue assegurar toda a administração de investimentos.

4. Aumento da produtividade

Uma equipe de TI mais organizada se torna mais produtiva. O ERP favorece o acesso a indicadores e informações importantes que tornam o trabalho de diversos setores mais fluído e assertivo. O processo de melhorias através de feedbacks mais rápidos também aumenta as chances de aprendizagem e correções rápidas. Sem contar que as equipes conseguem atuar de forma mais engajada para que suas entregas se adéquem em prol dos objetivos do negócio.

5. Melhoria da comunicação interna

Como resultado de todo o processo de integração das áreas, a melhoria da comunicação interna da empresa é um benefício garantido com o uso do sistema ERP. O software simplifica a troca de informações entre colaboradores, gerenciais e departamentos inteiros. Além disso, a centralização dos dados diminui a possibilidade de conflitos devido à dualidade de informações, demora na solicitação de dados e muito mais.

E a sua empresa, já conta com um sistema ERP? Empresas especializadas em serviços de TI, como FindUP, podem ajudar na escolha e planejamento dessa solução. Mas, se a sua companhia já conta com esse tipo de recurso, conta um pouco sobre os principais ganhos que ele trouxe para o seu negócio e sua equipe de TI.

Publicações relacionadas