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Como aumentar a produtividade das operações de TI?

operações de TI

A tecnologia é base do processo evolutivo acelerado pelo qual nossa sociedade passa quando está relacionada com — e principalmente — as grandes, médias e pequenas corporações. Enquanto as ferramentas digitais definem o tamanho dos passos da nossa progressão, a performance dos trabalhos, entregas e soluções é algo cada vez mais cobrado pelas empresas.

O setor de TI, por estar diretamente atrelado as soluções do meio digital, se tornou fundamental para garantir a eficiência de toda infraestrutura tecnológica e suprir todas as demandas que uma organização necessita, inclusive a de aumentar a própria produtividade das operações de TI.

produtividade das operações de ti

Os técnicos e profissionais da área realizam todas as implementações e atualizações para assegurar que as operações dos departamentos, e atividades de todas as pessoas colaboradoras, estejam devidamente otimizadas para gerar entregas com qualidade, rapidez e alto desempenho.

Nesse contexto, a produtividade do setor de TI não se exclui. Muito pelo contrário, pois tornando as atividades de Tecnologia da Informação ainda mais eficientes, todas as outras áreas são beneficiadas com as melhorias. E, por isso, separamos aqui algumas dicas e informações que vão ajudar sua empresa no aumento da produtividade das operações de TI. Confira!

1. Use métodos e ferramentas de organização

Utilizar ferramentas organizacionais pode otimizar os trabalhos do dia a dia da sua equipe de TI. Hoje, recursos como Trello, Jira ou RunRun são alguns dos gerenciadores de tarefas mais famosos e indicados.

O principal benefício dessa aquisição é manter os trabalhos mais bem organizados.  Entretanto, esses sistemas conseguem manter todos os itens centralizados, fornecendo um acompanhamento mais fácil e detalhado sobre as entregas.

Além de tudo, é comum que junto dessas ferramentas sejam aplicadas algumas práticas de gestão de projetos, como as metodologias Scrum e Ágil. Elas dividem os projetos de ciclos, sprints e conjuntos de atividade, dependendo da necessidade de cada equipe ou empresa. Mas, o objetivo final será sempre otimizar as operações com foco total na priorização e no aumento da produtividade.

2. Promova treinamentos recorrentes

Independente da área de atuação, a constante atualização dos conhecimentos de uma equipe é imprescindível. No entanto, quando falamos sobre tecnologia, essa prática se torna ainda mais essencial, já que os artefatos do setor estão sempre passando por mudanças e atualizações.

Se torna ainda mais proveitoso se o gestor de TI, juntamente com a área de recursos humanos, trabalha na promoção de treinamentos para o desenvolvimento da equipe. Tratar isso com recorrência e organização, também demonstra compromisso com a trilha de carreira e desempenho individual de seus profissionais.

O oferecimento de cursos e aprimoramento das habilidades técnicas é um incentivo para melhoria de desempenho. Desse modo, a empresa poderá contar com profissionais alinhados ao que o mercado exige e prontos para sanar as necessidades da organização sem qualquer dificuldade.

3. Exercite o hábito de feedbacks

Feedbacks são retornos dados sobre qualquer processo, experiência ou ação, e pode se tornar um exercício aliado para o aumento da produtividade das operações de TI. Torná-los frequentes no dia a dia da sua equipe de técnicos de TI pode evitar retrabalho e até mesmo despertar o melhor no quesito performance.

Reconhecer um trabalho feito com excelência podem manter a energia e desempenho de uma pessoa sempre alta. Ao mesmo tempo, reconhecer os pontos que devem ser melhorados garante oportunidade de otimizar entregas que podem estar abaixo do esperado. Portanto, busque promover momentos de feedbacks com o setor de TI, entregue elogios sobre as coisas boas e dê a oportunidade de melhoria do que não vai tão bem assim.

4. Conte com equipes interdisciplinares

A construção de times compostos por pessoas de diferentes disciplinas se tornou comum nas empresas de visão integrada. Nesse formato, ao invés de investir tempo e dinheiro em uma estrutura de equipes complexas, focadas em competências únicas, as companhias podem contar a multidisciplinaridade e um único projeto para entregas mais rápidas, de alto performance e qualidade.

Uma equipe de TI que possui dependência de outras áreas, ou até mesmo de outras especialidades no próprio setor de Tecnologia da Informação, pode se tornar mais produtiva quando possui profissionais especialistas em diferentes técnicas ou fases de um trabalho. Esse sistema diminui as falhas na comunicação e torna os times ainda mais engajados e independentes.

5. Tenha metas e objetivos claros

Ter metas e objetivos claros e tangíveis, de conhecimento de todos os profissionais do setor, é outra prática que faz toda diferente na produtividade das operações de TI. Por isso, comunique os planos e mudanças, mapeie as ações e delegue as responsabilidades, pois assim, a equipe também se sente encarregada pelo propósito.

Nesse contexto, fica mais fácil de acompanhar o trabalho desempenhado pelos profissionais e TI, já o intuito principal é manter o foco no trabalho desenvolvido e no progresso, em prol de um objetivo já estabelecido. Obviamente, esse fator não exclui as muitas funções de suporte e sustentação que o setor de TI precisa cumprir.

6. Recorra a terceirização de TI

Por fim, optar pela terceirização de TI, pode ser o melhor meio para evitar sobrecarga do seu setor de TI. O acúmulo de atividades e falta de foco nas ações diminui as chances de uma operação de TI produtiva. Além disso, ao contar com uma empresa parceira, o escopo do seu time interno pode ser estrategicamente manejado para lidar com os principais processos de negócio.

Na FindUP, por exemplo, você encontra um time de técnicos e especialistas que podem ajudar em diversas frentes. Ao terceirizar sua TI, você não só aumenta a produtividade da operação de TI, mas também reduz os custos internos — sem deixar de contar com a qualidade de serviços que a sua empresa precisa.

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