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A transformação digital mudou completamente a visão de investimento sobre alguns departamentos. Empresas passaram a entender a importância de trabalhar com áreas integradas para alcançar, de maneira mais rápida e escalável, seus maiores propósitos. As soluções tecnológicas, por exemplo, não só revolucionaram processos e rotinas de organizações inteiras, mas também enfatizaram a importância de dedicar-se à gestão estratégica em áreas que antes eram consideradas menos necessárias.

Dessa forma, assim como existem ações táticas planejadas para gerenciar uma área de RH, as empresas também podem contratar com o gerenciamento estratégico de TI para impactar o alcance de metas e gerar valor de negócio. Atualmente, as responsabilidades desta área não estão unicamente atreladas ao suporte, implementação e monitoramento de sistemas ou ferramentas de tecnologia da informação. Ela passou a ser igualmente responsável pelo aumento de vendas em diversos setores do mercado.  

setor de TI pode ajudar a aumentar as vendas

A tecnologia da Informação possibilitou a otimização e integração de processos. As ferramentas que hoje flexibilizam rotinas e reduzem custos operacionais também alteraram a mobilidade corporativa. Além disso, diversos destes recursos impactam diretamente nas tomadas de decisão de negócios. E, assim como a área oferece suporte para todos os departamentos e usuários finais de seus serviços, ela também se tornou um dos principais condutores para alavancar vendas.  

Neste artigo, entenda como o setor de TI pode ajudar a aumentar as vendas de seu negócio.

Confira as principais frentes nas quais essa área pode atuar para gerar receita.  

5 formas que o setor de TI pode ajudar a aumentar as vendas da sua empresa

 

1. Automação e sistemas integrados 

A automação possibilitou escalabilidade e rapidez em certas atividades. Ela consiste em tornar certos processos automáticos, sem a necessidade constante de interação humana, como sistemas de priorização de chamados ou disparos de e-mails para uma lista de contatos. Além da automação, a integração de sistemas é um fator de extrema importância, pois ela impede a gestão fragmentada a partir de diversos sistemas e torna a administração de processo unificada.  

Dentre tantas possibilidades, o setor de TI é capaz de usar esse tipo de iniciativa para condicionar a melhoria do funil de vendas, melhorar e configurar tempo de respostas sobre os produtos e serviços de uma empresa e até mesmo incrementar o resultado da comunicação dos canais utilizados, trabalhando na melhoria da experiência de sistemas.  

2. Softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) 

O uso de softwares para gestão do relacionamento tornou-se prática comum e hoje é uma das principais ações de contato com o cliente. Essa estratégia, trabalhada de forma coesa com os interesses do consumidor e os objetivos do negócio, pode ser uma das principais responsáveis pela geração de vendas. O CRM (Customer Relationship Management), como é chamado, ajuda a fomentar o interesse na marca, serviço ou produto, impactando positivamente nos níveis de prospecção e satisfação.   

Criando vínculos, as organizações conseguem entender o perfil dos seus públicos de interesse, podendo corrigir previamente qualquer falha e aproveitando oportunidades fornecidas pelo processo. Nesse cenário, a tecnologia consegue melhorar a produtividade de áreas que dependem de sistemas para efetivar essa relação, focando no acompanhamento dos usuários, gerenciamento e centralização de suas informações e, consequentemente, na redução de gastos.  Por fim, essa base consegue ser constantemente trabalhada para futuras vendas.  

3. Implementação de ferramentas de BI, Big Data e Machine Learning 

A informação tornou-se um dos ativos mais importantes das últimas décadas. Porém, dados sem seu manuseio correto não representam um diferencial tão grande assim para uma empresa. É por isso que ferramentas BI (Business Intelligence) são algumas das soluções mais requeridas atualmente. Elas são capazes de captar e tratar dados de diversas fontes, a fim de gerar percepções e insights para embasar decisões de negócio. O Big Data, sistema que pode ser complementar ao BI, permite a melhor organização e segurança de qualquer informação coletada. E, por último, o Machine Learning compreende sistemas de inteligência artificial que podem cruzar dados identificar a melhores oportunidades 

E como tudo isso pode ajudar na geração de vendas? É simples! Toda e qualquer informação fornecida para uma equipe de vendas, em tempo real, pode ser aproveitada no melhor momento, a fim de identificar as principais necessidades de um potencial cliente e oferecer a solução correta no melhor prazo possível. Nesse sentido, o departamento de TI é o principal responsável pela implementação, monitoramento e gestão de todas essas ferramentas e sistemas. 

4. Metodologias de gerenciamento estratégico  

As metodologias são processos capazes de direcionar demandas prioritárias, alocar os esforços necessários nas atividades corretas e orientar os profissionais para fornecer a melhor solução para o cliente. Apostar em boas práticas para o gerenciamento estratégico de TI da sua empresa pode gerar impactos em vendas. A entrega de serviços de qualidade e resultados que atendam as expectativas estabelecidas são capazes de fidelizar clientes e alcançar novos públicos.  

5. Invista em parcerias especializados em TI 

Empresas que focam na redução de gastos ou que preferem recorrer a parceiros especializados em soluções de TI podem optar pela sua terceirização. Essa escolha permite que as organizações consigam alocar seus esforços nas estratégias de vendas. Mas, além disso, elas contam com profissionais de TI comprometidos em dar todo suporte de tecnologia necessário para garantir a melhor experiência de atendimento para o cliente final dessas empresas, sejam usuários dos produtos e serviços ou colaboradores.  

Uma boa estratégia de vendas é um fator decisivo para o aumento de receita e crescimento do negócio. Porém, quando ela é apoiada por setores facilitadores de processos e experiências, tornam-se ainda mais crescentes os bons resultados comerciais da companhia. Você que é gestor, CEO ou líder de equipe, por um acaso já se perguntou como o setor de TI pode alavancar seus resultados? São muitas possibilidades, não é mesmo? É fundamental traçar estratégias integradas, por que assim, a jornada do seu cliente a missão de ambas equipes terão bons resultados garantidos.