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Suporte de TI remoto ou presencial: qual é o melhor?

suporte de ti remoto ou presencial

Tanto o suporte de TI presencial quanto o remoto possuem vantagens que podem beneficiar as empresas de diversas formas. Tudo isso dependerá das necessidades do seu negócio e do tipo de apoio que a sua organização precisa.

Muitos empreendimentos terceirizam esse trabalho e, no momento em que estamos, a grande questão é: que tipo de suporte de TI é a melhor solução para o momento da sua empresa? O suporte de TI presencial ou suporte de TI remoto?

Reservar um tempo para explorar e entender as opções ajudará nessa decisão. E, por esse motivo, reunimos neste conteúdo algumas informações que auxiliarão você a escolher a melhor estratégia nesse assunto. Confira!

Por que contar com um suporte de TI?

Seja remoto ou presencial, é fundamental contar com uma equipe de TI no seu negócio, tenha ele uma rotina totalmente corporativa ou uma loja do varejo. Grande parte das operações e gerenciamento de empresas dependem de tecnologias que surgiram para otimizar os processos e alcançar máxima eficiência e, por isso, vale alocar investimentos nesse serviço.

escolhendo suporte de ti remoto ou presencial

O suporte de TI conta uma infraestrutura focada em desenvolvimento e confiabilidade a fim de solucionar problemas com possíveis imprevistos do dia-a-dia e, caso eles apareçam, um profissional ou uma equipe estarão totalmente a postos para que as falhas sejam corrigidas de maneira rápida e prática.

Contar com essa estrutura permite que sua empresa funcione sem problemas, fazendo reparos imediatos em seus sistemas ou reduzindo possíveis erros. Além de proteger suas operações, uma equipe de suporte de TI garante a competitividade em ambiente empresarial e ajuda a desenvolver operações mais simplificadas. Isso eleva os quesitos de produtividade e, consequentemente, gera mais espaço para o aumento da receita.

Principais diferenças entre o suporte remoto e presencial

Sejam pequenas e médias empresas ou grandes corporações, a Tecnologia da Informação é uma necessidade latente que busca administrar, expandir e manter um negócio com sucesso.

O atendimento de TI no local e o suporte remoto são os dois tipos de serviços que as organizações podem escolher ao terceirizar a TI. Neste caso, existem diversos fatores a serem considerados antes de escolher a melhor solução para sua empresa.

A seguir, listamos as principais diferenças entre o suporte remoto e presencial, suas vantagens e desvantagens, entre outras informações que você pode considerar antes de adotar um dos métodos que apoiará as operações, colaboradores e estratégias da sua empresa. Confira!

Suporte presencial de TI: vantagens e desvantagens

O suporte de TI presencial é quando seus serviços são fornecidos no local da empresa. Essa opção é a melhor escolha para lidar com problemas complexos.

O principal benefício é que o suporte no local pode resolver problemas de hardware ou fazer a instalação de dispositivos. Algumas vantagens podem ser mais adequadas às necessidades do seu negócio, e as que mais se destacam são:

  • Escolha para quais serviços deseja assistência: Muitas organizações usam serviços de TI no local para ajudar em projetos específicos, como a criação de um novo local de escritório. Dessa forma, o suporte de TI ajudará por um determinado período ou em um projeto específico. No entanto, você também pode optar pelo suporte recorrente no local para serviços recorrentes.
  • Redução do tempo de inatividade: Os serviços de TI no local podem ajudar sua equipe a resolver rapidamente interrupções e problemas. O provedor pode enviar vários técnicos para locais diferentes para ajudá-lo a resolver problemas de TI em vários locais ao mesmo tempo.
  • Melhoria nos processos técnicos: Com um especialista de TI no local, ele pode discutir com você outros problemas potenciais e como eles podem ser resolvidos, além de identificar exatamente a fonte dos problemas. Você também tem a oportunidade de resolver quaisquer problemas de última hora ou fazer perguntas.

Apesar disso, existem algumas desvantagens, dentre elas:

  • Custo: O suporte de TI no local possui um valor maior, pois requer mais tempo.
  • Insegurança: Se você depende muito do suporte de TI no local e decide resolver um problema remotamente, pode não sentir a mesma satisfação e confiança que sentiria com o suporte no local, embora o suporte remoto possa ser mais eficiente e econômico.
  • Demora na resolução dependendo do problema: Incluindo o tempo que leva para o técnico chegar ao local, o tempo necessário para discutir o problema com você, bem como as opções para resolver o problema e o tempo para realmente corrigir o problema.

Suporte remoto de TI: vantagens e desvantagens

O suporte remoto ocorre quando os serviços de TI são terceirizados ou não para um provedor. Um especialista profissional possui acesso às operações/sistemas dos negócios sem estar fisicamente presente no local de sua empresa.

Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e dentre os prós estão:

  • Abordagem eficiente: O TI remoto normalmente inclui suporte por telefone, chat ao vivo e vídeo, no qual geralmente é fornecido os serviços necessários, incluindo manutenção e reparos por meio de software de acesso remoto. Existem muitas ferramentas/métodos avançados que estão prontamente disponíveis para especialistas de TI para resolver problemas remotamente, como ferramentas para monitoramento e gerenciamento, entre outras tendências tecnológicas.
  • Atendimento a todo o momento: Muitos provedores remotos oferecem suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, não importa onde você esteja no mundo. Conseguir suporte remoto de TI após o horário comercial normal pode limitar o tempo de inatividade e resolver problemas rapidamente.
  • Maior economia: Tanto tempo quanto custos são minimizados. A maioria dos problemas de TI podem ser tratados e resolvidos remotamente e, portanto, não requer suporte no local. Tente resolver os problemas remotamente primeiro e, se necessário, procure o suporte no local como sua segunda opção.

As únicas ressalvas do suporte remoto de TI é que:

  • Hardware: Problemas em dispositivos físicos não podem ser resolvidos de imediato.
  • Integração: Como o suporte remoto de TI não é empregado dentro da organização e sem um programa para gerenciamento de softwares, eles não estarão a par do que está acontecendo nos negócios, o que significa que você pode ter que gastar algum tempo explicando as coisas.

Afinal, qual é o melhor? Suporte de TI remoto ou presencial?

A verdade é que não existe resposta certa ou errada. Tudo depende das necessidades específicas da sua organização, já que isso ajudará você a descobrir qual é o melhor tipo de serviço. 

Pense no que seria mais lógico em situações recorrentes e nos problemas em questão. Se a sua empresa deseja economizar tempo e dinheiro, e quiser concentrar a atenção no core business, o suporte remoto seria a melhor opção. Por outro lado, se a organização tiver problemas de maior complexidade e as condições presenciais forem favoráveis, o suporte no local pode funcionar melhor.

No cenário em que estamos, grande parte das organizações estão aderindo equipes de TI remotamente. Mas, por outro lado, uma solução híbrida também pode ser uma boa opção. No geral, lembre-se de revisar suas opções antes de tomar uma decisão e considerar a opção que melhor resolveria o problema existente ou potencial, bem como o que seria melhor para sua empresa.

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