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Suporte de TI remoto: como adotar e quais são os benefícios?

suporte de TI remoto

TI

10 de fevereiro de 2022

Na última década, as rotinas de interações remotas já eram acompanhadas como uma crescente tendência em todo o mundo. As possibilidades do home office e do trabalho híbrido já começavam a se tornar cultural conforme a realidade de cada empresa.

No entanto, com a crise sanitária do coronavírus, o distanciamento se tornou necessário para a segurança de todos, e foi nesse contexto que os serviços à distância passaram a ser estritamente exigidos. Por esse motivo, muitas companhias adaptaram o formato e as condições de trabalho de seus colaboradores para garantir sua segurança e a continuidade das operações.

Nessas condições, contar com o setor de TI pode representar um grande diferencial na economia de tempo e receita do seu negócio. Empresas que detém um departamento de tecnologia bem estruturado conseguiram adaptar seu escopo de atendimento para a nova realidade. Afinal, os equipamentos, canais de comunicação, chamados, softwares e demais ferramentas da área precisaram ser migrados ou adaptados para as condições do home office.

No entanto, vale lembrar que as companhias que não dispõem de equipes dedicadas e ainda têm como principal foco a redução de custos, não precisam abrir mão de auxílio técnico e podem optar pelo suporte de TI remoto com parceiros externos especializados na área, como a FindUP.

Foi pensando nisso que preparamos um material para ajudar você a entender o que é e como funciona o suporte remoto de TI. Afinal, será que realmente vale a pena? Como adotá-lo e quais são os seus principais benefícios para uma organização. Saiba mais a seguir!

O que é suporte de TI?

O suporte de TI integra um dos diversos serviços de um setor de tecnologia. Essa é uma atividade que oferece assistência para a empresa e todas suas áreas em tudo o que diz respeito aos meios digitais e tecnológicos, como instalação, monitoramento, manutenção e otimização de equipamentos, sistemas, redes e demais artefatos da infraestrutura de TI. Sua abrangência não é apenas operacional, já que a necessidade de profissionais que executem a função de suporte é fundamental e estratégica para:

  • garantir a proteção de dados e de todo ambiente de TI da empresa;
  • melhorar a qualidade de atendimento e comunicação com clientes e stakeholders;
  • promover a segurança e atualização dos sistemas, redes, aplicativos e softwares;
  • atender dúvidas e chamados dos colaboradores para quaisquer problemas de tecnologia;
  • corrigir quaisquer falhas ou problemas técnicos.

Essas e outras são algumas das atribuições que a área de tecnologia da informação se responsabiliza para manter toda a operação de trabalho da empresa em pleno funcionamento. Em complemento, saiba que o suporte de TI ainda pode ser diferenciado entre suporte de campo (ou filed service), suporte presencial e suporte de TI remoto, a utilização de cada uma dessas modalidades dependerá sempre das condições e necessidade de cada empresa.

Suporte de TI remoto no home office

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No atual cenário, com pessoas colaboradoras espalhadas por todo Brasil, o suporte de TI remoto se tornou uma das maiores necessidades para o atendimento à longa distância. A realidade do suporte de TI remoto ganhou ainda mais força com o home office e a demanda para oferecer aos colaboradores mais eficiência e auxílio nos processos do dia a dia mudou grande parte da abordagem que os profissionais de TI tinham.

O serviço do suporte de TI no home office ajuda as pessoas na produtividade, garantindo que suas ferramentas de trabalho não fiquem inativas. Consequentemente, a assistência à distância reduz qualquer custo de logística ou deslocamento, já que todo atendimento é feito por meio de máquinas e sistemas de conexão.

Benefícios do suporte de TI remoto

Investir no suporte de TI remoto pode trazer muitas vantagens para sua empresa. Um técnico de TI que consegue resolver problemas à distância e a qualquer momento, minimiza o tempo de inatividade de uma operação ou de um colaborador e garante produtividade contínua. Além disso, essa questão também está ligada ao benefício da economia de tempo de diversas formas, seja em momentos de deslocamento ou para dar início ao atendimento.

A redução de custos é umas das principais consequências positivas do suporte de TI remoto. A relação custo-benefício é um dos pontos mais considerados nesse tipo de serviço, pois empresas de médio e pequeno porte ou companhias com filiais espalhadas por todo o Brasil, que não conseguem manter uma equipe estruturada devido aos altos gastos, têm a vantagem de contar com assistências parceiras, enquanto suas lideranças e colaboradores internos podem focar em atividades mais estratégicas para a empresa.

De fato, o suporte de TI à distância é a melhor solução para as empresas que encaram o momento da pandemia, mas também é um projeto de investimento estratégico para os negócios que visam crescimento em escala e economia. A qualidade dessa modalidade de serviço de TI influencia diretamente a relação de desempenho de todas as áreas que dependem de recursos digitais e de conexão. Logo, ele se torna igualmente importante para a entrega de qualquer produto ou ser serviço final.

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