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Suporte de TI remoto: como adotar e quais são os benefícios?

suporte de TI remoto

Na última década, as rotinas de interações remotas já eram acompanhadas como uma crescente tendência em todo o mundo. As possibilidades do home office e do trabalho híbrido já começavam a se tornar cultural conforme a realidade de cada empresa.

No entanto, com a crise sanitária do coronavírus, o distanciamento se tornou necessário para a segurança de todos, e foi nesse contexto que os serviços à distância passaram a ser estritamente exigidos. Por esse motivo, muitas companhias adaptaram o formato e as condições de trabalho de seus colaboradores para garantir sua segurança e a continuidade das operações.

Nessas condições, contar com o setor de TI pode representar um grande diferencial na economia de tempo e receita do seu negócio. Empresas que detém um departamento de tecnologia bem estruturado conseguiram adaptar seu escopo de atendimento para a nova realidade. Afinal, os equipamentos, canais de comunicação, chamados, softwares e demais ferramentas da área precisaram ser migrados ou adaptados para as condições do home office.

No entanto, vale lembrar que as companhias que não dispõem de equipes dedicadas e ainda têm como principal foco a redução de custos, não precisam abrir mão de auxílio técnico e podem optar pelo suporte de TI remoto com parceiros externos especializados na área, como a FindUP.

Foi pensando nisso que preparamos um material para ajudar você a entender o que é e como funciona o suporte remoto de TI. Afinal, será que realmente vale a pena? Como adotá-lo e quais são os seus principais benefícios para uma organização. Saiba mais a seguir!

O que é suporte de TI?

O suporte de TI integra um dos diversos serviços de um setor de tecnologia. Essa é uma atividade que oferece assistência para a empresa e todas suas áreas em tudo o que diz respeito aos meios digitais e tecnológicos, como instalação, monitoramento, manutenção e otimização de equipamentos, sistemas, redes e demais artefatos da infraestrutura de TI. Sua abrangência não é apenas operacional, já que a necessidade de profissionais que executem a função de suporte é fundamental e estratégica para:

  • garantir a proteção de dados e de todo ambiente de TI da empresa;
  • melhorar a qualidade de atendimento e comunicação com clientes e stakeholders;
  • promover a segurança e atualização dos sistemas, redes, aplicativos e softwares;
  • atender dúvidas e chamados dos colaboradores para quaisquer problemas de tecnologia;
  • corrigir quaisquer falhas ou problemas técnicos.

Essas e outras são algumas das atribuições que a área de tecnologia da informação se responsabiliza para manter toda a operação de trabalho da empresa em pleno funcionamento. Em complemento, saiba que o suporte de TI ainda pode ser diferenciado entre suporte de campo (ou filed service), suporte presencial e suporte de TI remoto, a utilização de cada uma dessas modalidades dependerá sempre das condições e necessidade de cada empresa.

Suporte de TI remoto no home office

o que é suporte de ti remoto

No atual cenário, com pessoas colaboradoras espalhadas por todo Brasil, o suporte de TI remoto se tornou uma das maiores necessidades para o atendimento à longa distância. A realidade do suporte de TI remoto ganhou ainda mais força com o home office e a demanda para oferecer aos colaboradores mais eficiência e auxílio nos processos do dia a dia mudou grande parte da abordagem que os profissionais de TI tinham.

O serviço do suporte de TI no home office ajuda as pessoas na produtividade, garantindo que suas ferramentas de trabalho não fiquem inativas. Consequentemente, a assistência à distância reduz qualquer custo de logística ou deslocamento, já que todo atendimento é feito por meio de máquinas e sistemas de conexão.

Benefícios do suporte de TI remoto

Investir no suporte de TI remoto pode trazer muitas vantagens para sua empresa. Um técnico de TI que consegue resolver problemas à distância e a qualquer momento, minimiza o tempo de inatividade de uma operação ou de um colaborador e garante produtividade contínua. Além disso, essa questão também está ligada ao benefício da economia de tempo de diversas formas, seja em momentos de deslocamento ou para dar início ao atendimento.

A redução de custos é umas das principais consequências positivas do suporte de TI remoto. A relação custo-benefício é um dos pontos mais considerados nesse tipo de serviço, pois empresas de médio e pequeno porte ou companhias com filiais espalhadas por todo o Brasil, que não conseguem manter uma equipe estruturada devido aos altos gastos, têm a vantagem de contar com assistências parceiras, enquanto suas lideranças e colaboradores internos podem focar em atividades mais estratégicas para a empresa.

De fato, o suporte de TI à distância é a melhor solução para as empresas que encaram o momento da pandemia, mas também é um projeto de investimento estratégico para os negócios que visam crescimento em escala e economia. A qualidade dessa modalidade de serviço de TI influencia diretamente a relação de desempenho de todas as áreas que dependem de recursos digitais e de conexão. Logo, ele se torna igualmente importante para a entrega de qualquer produto ou ser serviço final.

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