fbpx

O futuro já chegou, e o setor varejista promete estar mais próximos dos avanços tecnológicos. A tecnologia está mudando o mundo e o modo como as empresas estabelecem negociações. Muitas companhias já adotaram soluções digitais e como resultado viram a tecnologia ajudar a reduzir custos, crescer a eficiência e oferecer produtos e serviços de maior qualidade. No mercado varejista, não é diferente. Cada vez mais varejistas têm adotado tendências de TI para inovar em seu serviço, e se diferenciar de seus concorrentes.

Fizemos uma lista com 6 tendências de TI mais relevantes para o varejo. Continue a leitura e confira!

1. Chatbots

Conhecidos também como bots, os chatbots são softwares que conversam e interagem com as pessoas por meio de mensagens de textos por diferentes canais, como SMS, Facebook Messenger ou WhatsApp. Programados de forma inteligente, são capazes de fazer as interações com os usuários e aprender com eles, criando padrões e otimizando as respostas ao longo do tempo. São a grande aposta para redução de custos relacionados ao atendimento, aumentando a satisfação do cliente, podendo ser usados em diversos canais como redes sociais, suporte e atendimento na loja online.

2. Drones

Custos relacionados à questão logística estão entre os que mais preocupam o varejo, principalmente no comércio eletrônico. Neste contexto, os drones surgem como uma aposta para os serviços de entregas de curta distância, devido ao baixo custo e terceirização dos processos.

3. Realidade aumentada e realidade virtual

Se a experiência do usuário deve ser o foco do negócio, a realidade aumentada e realidade virtual podem ser a chave para seu negócio se destacar no meio digital. Essa nova tecnologia permite que o usuário tenha uma visão mais gráfica e real das experiências, interagindo com produtos e serviços antes mesmo de tê-los adquirido. Muitos varejistas têm usado essa experiência para vender produtos que não estão disponíveis, para aumentar a experiência de contato com o produto para os clientes.

4. Beacons

Os beacons são aparelhos na loja que emitem notificações para smartphones cadastrados usando o sistema bluetooth. Varejistas têm usado essa tecnologia para atrair clientes para suas lojas ou, até mesmo, para guiá-los dentro do ambiente de compra com promoções e localização de produtos, melhorando a experiência de compra e aumentando o ticket médio gasto.

5. Identificação por radiofrequência (RFID)

Tecnologia usada no varejo para criar a “etiqueta inteligente”, que auxilia no controle do estoque em tempo real. Essa novidade permite ao varejista alimentar seus sistemas apenas pela leitura da etiqueta, enviando as informações via radiofrequência. Além disso, é possível rastrear produtos em estoque, viabilizar pagamentos por dispositivos móveis e identificar dados de consumo, como produtos mais vendidos.

6. Pagamentos móvel

Filas são um dos principais motivos de abandono de compra e os dispositivos de pagamento móvel prometem auxiliar o varejista a reduzir esse custo. Esses dispositivos permitem que o check-out seja feito em qualquer ponto da loja, de forma simples e automatizada. Essas são as principais tendências de TI para o varejo que você deve considerar adotar para se destacar no mercado e aproveitar todos os benefícios que elas oferecem.

Se você gostou de conhecer as principais inovações para o varejo, deixe um comentário no post e conte-nos sobre as tecnologias que você já usa ou sobre alguma que não foi mencionada nesta lista!