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TI no varejo: a importância do suporte técnico

suporte de ti no varejo

TI

21 de março de 2022

A evolução digital se tornou alavanca de sucesso para muitos empreendedores, principalmente aqueles que se encontram no mercado do varejo. Analisando o histórico do setor, as tecnologias conseguiram otimizar os processos e fortalecer os diferenciais competitivos de vários negócios e, desse modo, com tantas ferramentas e recursos integrados ao dia a dia de lojas e empresas, o suporte técnico se tornou um requisito essencial.

A tecnologia conseguiu gerar experiências melhores e personalizadas, automatizar processos antes manuais e motivas maior aproximação entre empresa e cliente. Todos esses pontos se tornaram requisitos de sucesso para colaborar para o aumento de vendas e de produtividade.

A TI no varejo auxilia no processo de manutenção e inovação das tecnologias. Ao contar com um profissional ou equipe técnica especializada, além de melhoria dos processos, as empresas podem obter redução de custos e passam a alocar seus colaboradores em atividades estratégicas, pois essas pessoas deixam de executar tarefas repetitivas e muito operacionais.

Para entender ainda mais sobre a importância do TI no varejo, confira aqui informações sobre os benefícios do suporte técnico de TI no varejo e como ele pode ser vantajoso para atender as demandas do negócio.

Suporte de TI e a tecnologia no varejo

Na última década, os hábitos de compra e consumo também passaram por grandes e rápidas transformações. Sabemos que um dos principais motivadores dessas mudanças foi o uso das tecnologias na rotina de pessoas e empresas.

ti no varejo

No varejo, as melhorias obtidas em ponto de venda elevaram não apenas a qualidade da experiência de compra de produtos, mas também de todo serviço de atendimento e contato com a marca. A jornada de compra, impulsionada pelo surgimento dos canais digitais, está cada vez mais integrada ao PDV, colaborando ainda mais para o processo de valorização e fidelização do cliente.

Contar com o setor de Tecnologia da Informação é essencial para manter todo fluxo de compra, uso de ferramentas, sistemas e recursos de venda em pleno funcionamento. Compreender os níveis de colaboração dessa área para o varejo é fator fundamental para manter as estratégias de venda.

Além das operações e tecnologias responsáveis por registro de dados, controle de estoque, emissão de notas fiscais e muito mais, o suporte de TI colabora com estratégias que envolvem ainda mais inteligência digital, como o uso do Big Data, Machine Learning, E-commerce, entre outros.

A importância do suporte técnico de TI no varejo

O suporte de TI não é um serviço que deve ser atrelado somente a problemas pontuais. No entanto, um de seus principais pontos de importância está relacionado a falhas que podem ocorrer a qualquer momento e sem previsão. Dessa forma, os profissionais de TI devem estar a postos para lidar com situações inesperadas, já que esses são momentos que mais podem trazer prejuízos ao negócio.

Um grande exemplo desse tipo de situação são as épocas sazonais de alta nas vendas do varejo, como Natal, Dia das Crianças, Dia das Mães, entre outras datas importantes para o consumidor. As lojas que dependem de sistemas de vendas físico ou online podem perder dinheiro por seus sistemas ficarem algum tempo sem operação por problemas técnicos.

Todos as máquinas e programas internos também são ferramentas de trabalho vitais para manter a produtividade dos colaboradores. Desse modo, com uma equipe de suporte de TI de prontidão, os impactos dos possíveis problemas podem ser previstos e mitigados.

Tecnologias que precisam do suporte TI no varejo

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a importância do suporte técnico de TI no varejo e quais os reais impactos que a sua falta pode causar no negócio e na experiência de compra das pessoas, saiba também que o setor varejista já conta com diversas tendências capazes de manter o pleno funcionamento do fluxo de vendas.

Confira algumas das tecnologias mais usadas que podem exigir suporte de TI contínuo:

1. Canais de venda integrados

Não é novidade alguma que as empresas têm apostado fortemente na integração dos canais de venda físico e online — os chamados e-commerces. Basicamente, é uma forma alternatividade de oferecer mais meios de compra e comodidade ao consumidor. Na modalidade digital, as pessoas passaram a aproveitar mais ofertas e evitar possíveis incômodos, como filas ou demora no atendimento.

Nesse contexto, o processo de venda pode acontecer de forma assíncrona, para diversas e diferentes pessoas simultaneamente. Por isso, é importante que os sistemas e informações de compra estejam devidamente integradas e prontas para consulta, como a situação de produtos em estoque, por exemplo.

O suporte de TI pode monitorar e agir para resolver qualquer tipo de falha identificada no funcionamento desse fluxo, a fim de evitar qualquer experiência desagradável para cientes e colaboradores.

2. Diferentes formas de pagamento

A tecnologia trouxe muitos benefícios para o varejo e, dentre eles, a adoção de novos formatos de pagamento. Esse movimento gerou um grande senso de facilitação sobre processos antes considerados burocráticos demais.

Há algum tempo, ainda era mais comum as compras pagas com dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Mas, atualmente, com o avanço dos aplicativos e a digitalização dos canais de compra, outros formatos têm se tornado muito comuns, como transferência por PIX, pagamento por aproximação de celular ou cartão, apps de bancos, uso de QR Code e muito mais.

Como todo esse processo de evolução, as empresas se tornarão cada vez mais adeptas da diversificação dos métodos de pagamento e, se tratando da segurança e transação de algo tão delicado como dinheiro, é imprescindível que os devidos cuidados técnicos sejam tomados. Por isso, o suporte técnico de TI se torna indispensável em situações como essa.

3. Registro e segurança da informação

Ainda falando sobre itens de segurança, é comum que todo processo de venda lide com a obtenção de registro de dados pessoais de seus clientes, como números de documento, informações bancárias, endereço e outros. Hoje, ainda mais com as atuais normas da LGPD, a proteção de dados se tornou assunto prioritário para as empresas.

As equipes de suporte de TI auxiliam em todo processo de reforço de segurança da informação, monitorando as redes, backups e itens de criptografia do controle de acesso dos dados. Quando o assunto é proteção, o suporte técnico consegue garantir todos os níveis de segurança para os varejistas.

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