fbpx

Técnico de TI terceirizado ou contratado: qual vale mais a pena?

Técnico de TI terceirizado ou contratado

30 de novembro de 2020

Você já teve dúvidas sobre quem iriai cuidar dos computadores da sua empresa? Conseguiu considerar a melhor opção? Afinal, usar os serviços de um técnico de TI terceirizado ou contratado?

Inicialmente, é injusto questionar sem conhecer o verdadeiro cenário da sua empresa atualmente. Escolher corretamente entre essas duas categorias de profissionais, impacta diretamente na otimização do trabalho de TI dentro da empresa, e por essa razão, é preciso conhecer as necessidades do setor para saber se é melhor para o seu negócio contratar um profissional de TI terceirizado ou contratado.

O recomendado é que você possa contar com às duas formas de contratação, mas em certos momentos (por motivos financeiros, operacionais, etc.) é preciso fazer a escolha, e nós vamos te mostrar qual a melhor opção para que você tome essa decisão com assertividade.

Contratar ou terceirizar técnico de TI?

Planejamento é tudo! Antes de tomar essa decisão, é fundamental que você considere os aspectos positivos e negativos de cada profissional. Em primeiro lugar, é preciso analisar o tamanho da sua empresa e responder a seguinte pergunta: a sua empresa já conta com um serviço de TI interno? Se sim, normalmente, quanto tempo leva para que um problema seja resolvido? Você está satisfeito com o desempenho da sua equipe? Caso você ainda não possua uma equipe de TI na sua empresa, você já parou para pensar na importância dessa área para o seu negócio?

Depois de responder essas questões, podemos partir para a análise dos prós e contras entre os dois tipos de profissionais.

Vantagens

Podemos começar apontando uma vantagem que ambos oferecem, a disponibilidade imediata. Entretanto, com um profissional de TI terceirizado você tem acesso a atendimento exclusivo e personalizado, soluções sob medida para o seu negócio, flexibilidade no atendimento e um custo benefício muito mais atrativo. 

Normalmente, esses profissionais são extremamente capacitados para serem capazes de prestar um serviço de excelência para a contratante, e assim conseguirem se consolidar (ou consolidar a empresa terceirizada) como referência nesse quesito.

Já o profissional contratado oferece vantagens como a convivência diária e, consequentemente, conhecimento sobre o negócio e sobre a rotina de trabalho da empresa de maneira mais ampla, com possibilidade de adaptação às demandas do negócio e mais integração com a equipe.

Desvantagens

Mas, nem tudo são flores! Apesar de um profissional técnico de TI contratado oferecer esses benefícios como conhecimento e integração com a empresa, ele pode apresentar desvantagens como risco de ociosidade e baixo desempenho, além de possuir custos mais elevados para a empresa.

Enquanto as desvantagens de um profissional de TI terceirizado acabam sendo, a grande demanda que essas empresas prestadoras de serviço precisam atender. Contudo, nesse aspecto, a plataforma FindUP pode resolver da melhor maneira possível, uma vez que contamos com profissionais em todo o Brasil é só entrar em nosso aplicativo e solicitar o técnico especializado mais próximo de você para resolver o seu problema de maneira rápida, segura e objetiva.

Qual escolher?

Se o orçamento da sua empresa for mais flexível, o ideal é que você possa contar com os dois tipos de serviço, tanto uma equipe interna de TI para lidar com questões mais especializadas do seu negócio, quanto com a possibilidade de contratar um profissional terceirizado para ter soluções mais escaláveis sem gastar tanto e sem sobrecarregar o seu time interno.

Entretanto, essa não é a realidade financeira de muitas empresas, especialmente as que estão começando a crescer, então se no início você precisar optar por uma solução mais eficiente e que apresente custos menores para o seu negócio, o técnico de TI terceirizado é a alternativa mais acessível para você.

Publicações relacionadas

Como reduzir custos em TI?

Como reduzir custos em TI?

Quem cuida da área de TI de uma empresa sabe que, mais importante do que ter recursos de tecnologia, é fazer com que...