Atualmente, empresas pelo mundo todo dependem fortemente de estratégias que envolvam o uso de TI. No entanto, é comum muitas dessas companhias não consigam identificar problemas de baixa complexidade que possam afetar os processos e a segurança de seu negócio.
Com isso em mente, ferramentas tecnológicas são vistas como uma grande vantagem para a produtividade e otimização de serviços, mas podem acabar se tornando um dos principais obstáculos para uma operação quando utilizadas da maneira errada.
Ameaças de segurança, problemas com backup de dados, mau funcionamento de computadores e programas, perda de informações, esses e outros problemas são apenas alguns dos que poderiam ser evitados com o suporte correto e atenção de profissionais de TI capazes de sugerir soluções simples ou identificar problemas complexos.
Desse modo, para que a sua empresa se antecipe e evite os problemas mais comuns para uma equipe de TI, trouxemos 5 soluções que irão garantir o alto desempenho das entregas do dia a dia da sua organização. Confira!
1. Estabeleça um bom planejamento estratégico da equipe de TI
Grande parte dos problemas que ocorrem no setor de TI é devido à falta de planos de gerenciamento e organização estratégica do setor. Nestes momentos, sem um planejamento detalhado, dificilmente a sua equipe saberá como agir em momentos de crise, por exemplo.
O planejamento estratégico de TI é um documento que detalha os processos de gerenciamento do negócio orientados pela tecnologia utilizada nas operações. Ele serve como um guia para a tomada de decisões relacionadas a TI. Essa abordagem permite que sua empresa se antecipe e esteja à frente para evitar problemas comuns, as que se caso ocorram, as lideranças possam lidar da melhor maneira possível para que o impacto seja mínimo.
2. Atualize softwares e faça manutenção regular nos equipamentos de trabalho
A tecnologia já faz parte das entregas e rotina de muitos colaboradores. Usar sistemas desatualizados, lentos ou com uma grande variedade de problemas pode tornar o dia de trabalho longo, difícil e frustrante para qualquer um. Esse tipo de empecilho gera perda de produtividade e diminui a motivação entre as equipes e departamentos.
Além de tudo, equipamentos defeituosos e programas não confiáveis podem criar vulnerabilidades para os seus dados e os dos seus clientes. E não apenas isso, pois o custo de lidar com o tempo de inatividade de um software, sistemas ou pessoa colaboradora pode trazer prejuízos para o ganho de receita.
Para evitar isso, é necessário priorizar a manutenção regular nos dispositivos da companhia a fim de impedir que problemas se apresentem. Além disso, acompanhar as tendências tecnológicas do mercado e buscar constantemente pela atualização de softwares que auxiliem na produtividade e otimização de serviços diários refletem grandes benefícios internos e externos.
3. Conte com um Plano de Recuperação de Desastres
Um dos problemas mais comuns quando se trata de tecnologia é a perda de dados, por acontecimentos como:
- Mau funcionamento do equipamento
- Falta de energia
- Erro humano
- Ataque cibernético
Nesse sentido, é importante que o departamento de TI tenha um cronograma para fazer backup de dados e um processo para restaurar dados caso surja um problema.
Um plano de recuperação de desastres de TI é um processo projetado para auxiliar a organização na execução de processos de recuperação em resposta a um desastre para proteger a infraestrutura de TI e, em geral, promover a recuperação.
Quando se conta com um plano sólido de backup é possível garantir que sua empresa continue funcionando sem problemas. Seus backups são armazenados em um local seguro e externo que permitirá que você coloque seu sistema em funcionamento novamente com perdas mínimas.
4. Oriente os colaboradores para o aumento da segurança interna
Os colaboradores, por vezes, têm acesso a dados confidenciais da sua empresa e podem facilmente colocá-los em risco a partir do uso de senhas fracas ou acesso não autorizado a informações.
As armadilhas de vazamento de dados se tornam cada vez mais modernas e sucintas, por isso é essencial dar a devida orientação aos funcionários sobre quais são os ataques mais recorrentes, como identificar e o que fazer caso ocorra.
Para mitigar esses riscos, é indispensável criar um mapa de quem tem acesso às informações confidenciais e restringir o acesso quando necessário. Vale ressaltar também a importância de se estar sempre atento à segurança dos sistemas utilizados e criar o hábito de fazer auditorias constantes da política de segurança.
5. Tenha uma equipe de TI com alto empenho e disposição
É fato que toda empresa lida com algum tipo de tecnologia em suas tarefas cotidianas. Com o crescimento digital, o setor de TI se tornou peça-chave para muitas organizações. Isso porque grande parte das empresas que entregam produtos ou serviços dependentes dos meios digitais são construídas sobre a infraestrutura que o departamento de TI cria e mantém, incluindo os componentes físicos que mantêm uma empresa funcionando.
Outra forma simples de superar problemas com TI é optar pela terceirização destes serviços, contratando parceiros especializados na área. Uma empresa contratada, com seu core business totalmente alocado em lidar om problemas comuns de tecnologia, pode trazer muitos benefícios para que sua organização foque apenas em decisões de estratégia. A FindUP, por exemplo, conhecida por oferecer diversos tipos de serviços que abarcam o suporte de TI, gerencia uma grande variedade de soluções que podem elevar o nível de estratégia do seu negócio.
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