fbpx

Golpes no Whatsapp: como aumentar a segurança do aplicativo?

whatsapp golpe

Ao mesmo tempo em que uma ferramenta tecnológica deixa a rotina dos usuários mais prática, ela também pode se tornar um recurso para a aplicação de golpes constantemente.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados pelo mundo inteiro e em levantamento divulgado pelo G1 estima-se que, em apenas um mês, 453 mil pessoas tiveram sua conta clonada ou falsificada, totalizando uma média de 15 mil vítimas por dia.

O aplicativo se tornou uma maneira direta de criminosos distribuírem mensagens fraudulentas de diversas formas, na esperança de que usuários vulneráveis ​​sejam vítimas das ameaças cibernéticas.

Se você deseja se manter seguro e entender mais sobre os mecanismos comuns de golpe, reunimos neste conteúdo as informações mais importantes para ajudá-lo a reconhecer quando essa situação pode acontecer e o que fazer para de evitar ser enganado.

Tipos de golpes mais comuns no aplicativo

Vários tipos de golpes no WhatsApp estão circulando, e a lista cresce à medida que as ameaças se tornam mais sofisticadas. Existem algumas ameaças que se tornaram comuns e, em grande parte dos casos, demoram para ser identificadas. Alguns dos tipos mais comuns são:

  • WhatsApp clonado: O golpista se passa por uma empresa conhecida do usuário e que seja interessante para a vítima. Por ligação ou através de mensagens, o criminoso solicita o código de seis dígitos do aplicativo, que aparece na tela, o que permite que eles habilitem a conta em um novo celular.
  • Contas falsas: Esse tipo de golpe geralmente envolve o golpista fingindo ser um amigo, membro da família ou conhecido, entrando em contato com um usuário de um número desconhecido (embora a foto do perfil possa ser familiar) e pedindo dinheiro com urgência.
  • Links maliciosos: O WhatsApp também pode ser invadido por meio de aplicativos externos ou links que permitem que um hacker monitore as atividades em seu celular. Dessa forma, o criminoso consegue vigiar a vítima e obter acesso a dados pessoais, como informações bancárias e até mesmo o código de verificação para acessar o aplicativo.

3 dicas para aumentar a sua segurança no WhatsApp

Golpes no WhatsApp costumam agir de maneira oportunista e lançam uma rede o mais ampla possível na chance de fisgar alguém. Aproveitando o fato de o WhatsApp ser o aplicativo de mensagens mais popular do mundo, eles podem alcançar muito mais utilidade em potencial do que usariam outra ferramenta.

Com a grande quantidade de ameaças que vem ocorrendo, é necessário se garantir o máximo de proteção possível. Por isso, confira algumas dicas sobre como aumentar a segurança do seu WhatsApp em apenas alguns passos!

1. Verificação em duas etapas

A maioria das empresas, incluindo Google, Facebook e Amazon, oferece verificação em duas etapas em contas que contêm informações pessoais e o WhatsApp não é exceção.

Para estabelecer maior segurança, o sistema requer um segundo elemento para acessar uma conta:

  • a primeira etapa geralmente é uma senha;
  • e na segunda é solicitado um PIN para acesso. 

Para habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp basta acessar Configurações > Conta > Verificação em duas etapas > Ativar. Você será solicitado a criar um PIN de seis dígitos, que deverá ser inserido sempre que precisar verificar seu número de telefone. Você também será solicitado a inserir seu PIN periodicamente para ajudá-lo a lembrá-lo.

2. Analise mensagens que você considerar suspeita

Evite abrir endereços suspeitos. Se você receber uma mensagem de um número dizendo que é de alguma empresa em específico, pressione e segure o link incluído e analise o URL para verificar se o endereço da web corresponde ao site oficial.

3. Mantenha o aplicativo atualizado e se atente a versão Web

A maioria dos aplicativos que precisam de atualização significa que houve um aprimoramento da plataforma, incluindo a segurança, e por esse motivo é importante manter o WhatsApp sempre atualizado. Além disso, na hora de fazer o download esteja atento ao desenvolvedor. Não instale versões que são de empresas desconhecidas.

Vale lembrar que a versão web do aplicativo facilita na utilização da ferramenta em um computador, mas, é importante ser prudente e tomar o máximo de cuidado possível. Não esqueça de desconectar no final de cada uso e mantenha o antivírus em dia, para que arquivos infectados sejam bloqueados caso ocorra qualquer tipo de ameaça.

Fui vítima de golpe no WhatsApp, e agora?

Se você for vítima de golpe no WhatsApp lembre-se, primeiramente, de avisar aos contatos mais próximos através de ligações ou outras redes sociais. Assim você evita que seus amigos e familiares façam qualquer tipo de transferências ou depósitos em dinheiro para os criminosos.

Para tentar recuperar a conta é possível desconectar o perfil na plataforma e ativá-lo novamente, para que assim, o celular que obteve acesso a sua conta seja derrubado.

Se você perceber que foi vítima de um golpe logo após ter transferido dinheiro, lembre-se da possibilidade de reverter o pagamento. Em alguns locais e com determinados bancos, dependendo do estágio em que sua transferência está, você pode interromper a transação que acabou de ser feita e retornar o pagamento para a conta original. 

Você também deve denunciar qualquer golpe ou o recebimento de uma mensagem de um número desconhecido pelo WhatsApp para eles poderem avisar outros usuários. Isso pode ser feito de forma muito simples dentro do próprio aplicativo, basta:

  • acessar as “Configurações” do WhatsApp;
  • encontre a seção “Ajuda”;
  • e, por fim, selecione a opção “Fale Conosco”.

A partir disso, os próprios especialistas da plataforma poderão auxiliar da melhor maneira possível e a ameaça fica registrada para que golpes futuros não ocorram.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>