fbpx

Consultoria de TI: como funciona e qual a sua importância? 

consultoria de TI

Em meio a tantos serviços oferecidos na área de tecnologia, contar com uma consultoria de TI antes de aplicar novos recursos tecnológicos é essencial. Isso porque, uma gestão de TI alinhada, garante excelentes resultados. 

Quando uma companhia sente a necessidade de fazer alterações e atualizações nas operações de TI com novos projetos, começar do zero exige um estudo de cenário e vulnerabilidades. 

Por isso, para te ajudar a esclarecer qualquer dúvida sobre consultoria de TI, vamos falar sobre a definição, os diferentes tipos e as vantagens de contar com esse serviço. Confira: 

O que é uma consultoria de TI? 

A consultoria de TI se resume em auxiliar empresas através de serviços estratégicos focados em identificar o cenário das necessidades tecnológicas da companhia. 

Com isso, o negócio consegue saber sobre seu cenário atual, suas principais necessidades e, junto às sugestões da consultoria de TI, estuda as melhores opções de sistemas para atender suas principais demandas. 

O que faz uma consultoria de TI? 

Além de identificar o cenário, as necessidades e os possíveis problemas de TI de um negócio, a consultoria tem papel importante no acompanhamento do projeto até a sua finalização. Veja a seguir os passos de uma consultoria de TI: 

Entender o cenário e identificar problemas 

A empresa de consultoria de TI deve analisar através do histórico do cliente ou por meio dos resultados de outros projetos, quais são as melhorias que podem ser implementadas para começar a desenvolver um projeto exclusivo. 

Desenvolver o projeto 

Com o banco de dados na mão, após entender o cenário atual da empresa e depois de fazer a identificação das necessidades de melhorias, é hora de começar a desenvolver um projeto disponibilizando as ferramentas adequadas para aquela companhia. 

Apresentar as soluções ao cliente 

Após desenvolver um projeto exclusivo para a empresa, apresentar as sugestões de melhorias ao cliente é o próximo passo e um dos mais importantes. Isso porque é a hora de trabalhar em conjunto com o cliente, deixando-o à vontade para opinar. 

Acompanhamento 

Depois de definir junto ao cliente as melhores opções a serem trabalhadas nas operações de TI da empresa, a consultoria de TI deve estar disponível para o acompanhamento desses novos processos até a conclusão do projeto. 

Conheça os tipos de consultoria de TI 

Atualmente, podemos contar com diversos tipos de consultoria de TI para o uso de novas tecnologias em empresas e para o apoio de novos projetos e implementações. Veja alguns dos principais a seguir: 

Infraestrutura de TI 

No caso de uma consultoria de infraestrutura em TI, são executados os serviços de fornecimento de dispositivos ou equipamentos, manutenções de softwares e, em alguns casos, até da mão de obra para instalação desses recursos. 

Desenvolvimento de softwares 

Aqui, a consultoria fornece a assistência necessária alinhada às soluções tecnológicas para por exemplo, auxiliar no desenvolvimento de um novo produto que a empresa queira lançar. 

Integração de sistemas 

A consultoria de TI para a integração de sistemas é outro tipo que auxilia uma empresa através de um software na integração de todas as demandas e atividades de uma companhia em um único lugar. 

Segurança 

Já focada nas políticas de proteção de dados, temos a consultoria de TI em segurança da informação. Ela é responsável em orientar sobre a administração de informações, além das possíveis vulnerabilidades. 

Veja as vantagens de fazer uma consultoria de TI 

Agora que você já sabe o que é e quais são os principais passos desse serviço, confira a seguir os diversos benefícios que uma consultoria de TI pode oferecer ao seu negócio: 

Produtividade dos colaboradores 

Uma infraestrutura aliada à tecnologia, torna os processos muito mais ágeis e eficazes, o que reflete diretamente no aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa, já que eles são um dos usuários diretos das operações de TI. 

Otimizar as operações  

Com o auxílio de uma consultoria de TI e os aprimoramentos feitos nas operações de um negócio, além das melhorias nos sistemas, a otimização dos processos também é nítida. 

Informações e dados protegidos 

Outra vantagem significativa é ter as informações da empresa, muitas vezes sigilosas, protegidas. Já que a consultoria de TI avalia qualquer ponto vulnerável nas suas operações e garante a segurança cibernética dos dados. 

Atualizações  

Mais um benefício, é que a consultoria de TI sempre está por dentro das inovações tecnológicas e utiliza soluções atualizadas e recursos aprimorados no desenvolvimento dos seus projetos. 

Se você gostou do nosso conteúdo sobre consultoria de TI, confira mais informações do mercado da tecnologia navegando em nosso blog. Aproveite para ler também sobre: o que é e como funciona o suporte de TI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>