Você sabe o que garante a comunicação entre os sistemas tecnológicos? Grande parte da facilidade na troca de dados e compartilhamento de recursos, que fazem parte do nosso dia-a-dia, são conhecidos a partir do funcionamento de uma rede de computadores.
O compartilhamento de arquivos é um ótimo exemplo disso, porque permite que os usuários compartilhem e acessem informações por meio dessa rede. Mas afinal, como os dados chegam até outros usuários? De que maneira essas redes funcionam?
Muitas dúvidas surgem quando tratamos desse assunto e, por esse motivo, preparamos um conteúdo completo e com as principais informações para que você compreenda um pouco melhor sobre esse recurso. Entenda o que é e como funciona uma rede de computadores.
O que é rede de computadores?
Uma rede de computadores é um conjunto de sistemas interligados entre si. Seu principal objetivo é transmitir dados e trocar informações, além de muitas outras funções.
Essas conexões são conhecidas como estações de trabalho (ou pontos e dispositivos de rede). Modems, servidores, celulares e computadores são alguns exemplos desses pontos conectados à rede. Eles podem ser encontrados em qualquer local que tenha conexão a internet, como casas, empresas, lojas, órgãos públicos e outros.
É por meio das redes que as informações são facilmente compartilhadas entre pessoas e organizações do mundo inteiro. Ações como o envio de e-mails, assistir a vídeos pela televisão ou o receber áudios pelo celular só são possíveis através desse recurso.
Outros exemplos muito comuns são:
- a utilização de aplicativos;
- o compartilhamento de dispositivos hardwares, como impressoras ou discos;
- o armazenamento de informações em servidores;
- o recebimento e envio de mídias de comunicação, como vídeo, imagem, texto e voz;
- uso do e-commerce.
Como funciona? Conhecendo alguns tipos de redes de computadores
Uma conexão pode ser estabelecida usando cabo ou mídia sem fio. Hardware e software são usados para conectar computadores e ferramentas em qualquer uma dessas redes. Esses dispositivos são utilizados para especificar e padronizar a maneira como os dados serão enviados e/ou recebidos.
Qualquer rede de computadores requer dispositivos e regras para determinar uma comunicação entre as estações, sejam cabos, modens, roteadores ou placas de comunicação.
Além disso, alguns procedimentos comandam a comunicação entre os sistemas e garantem que a transmissão de informações ocorrerá sem interrupções ou problemas aparentes, por meio de normas para a transmissão, verificação e envio dos dados.
Conheça a seguir os tipos de redes mais utilizados.
Rede de área local (LAN)
Uma característica particular do sistema LAN é que ela se conecta a dispositivos que estão em uma única área limitada.
Esse tipo de rede é definido por uma coleção de dispositivos conectados em um espaço físico local, como uma casa ou um escritório. O sistema geralmente é muito utilizado por pequenas empresas, por exemplo, a fim de cobrir a demanda da rede corporativa.
Redes de longa distância (WAN)
WAN refere-se a uma rede que cobre uma área extensa. O sistema se estende por uma grande área geográfica e conecta usuários individuais ou várias LANs.
A Internet pode ser considerada uma WAN. Grandes organizações WANs para conectar seus vários sites, funcionários remotos, fornecedores e data centers para poderem executar aplicativos e acessar os dados.
Redes de provedores de serviços
Os provedores de serviços operam WANs para fornecer conectividade a usuários ou organizações individuais.
Eles podem oferecer uma conectividade simples, na forma de linhas alugadas, ou serviços gerenciados mais avançados para empresas. Esse tipo de rede também fornece conectividade de Internet e celular para seus clientes.
Redes em nuvem
As redes em nuvem também podem ser comparadas com uma WAN devido à infraestrutura do sistema. Esses recursos podem incluir roteadores virtuais, firewalls e até mesmo softwares de gestão que auxiliam em outras funções.
Com o intuito de modernizar os processos e utilizar das inovações do mercado, que trazem cada vez mais facilidade, a nuvem consegue hospedar os dados em uma rede pública ou privada, fazendo toda a disponibilização das informações sob demanda.
Como as redes de computadores estão evoluindo?
As organizações estão cada vez mais atentas à transformação digital e as redes de computadores seguem evoluindo e suportando recursos que vão além da conectividade. As novas arquiteturas estão se tornando fundamentais para gerar vantagem competitiva e otimizar os processos internos.
Para atender as necessidades emergentes, nos deparamos com o surgimento de um controle de softwares melhor, por exemplo, em resposta aos novos requisitos da era digital. As operações são controladas por softwares centrais e isso ajuda a rede a lidar rapidamente com as mudanças em casos de novas condições.
Outro ponto relevante são as redes baseadas na intenção, automatizando as operações, analisando seu desempenho, identificando áreas problemáticas, buscando segurança geral e integrando com os processos de negócios. Além de tudo, temos os modelos de drivers, cruciais para as conexões entre dispositivos, pois automatizam as funções de rede para ajudar a garantir o desempenho e a segurança.
Seja qual for o modelo, o grande fato é que eles potencializam ações cotidianas e empresariais. Mas, se deseja entender um pouco mais sobre essa tecnologia ou até mesmo adotar uma para o seu negócio, vale contar com um parceiro especialista, como a FindUP, uma empresa que disponibiliza os melhores técnicos capacitados para te ajudar você nessa tarefa.
Leave a Reply