fbpx

Como trabalhar como autônomo na área de informática?

autônomo

O trabalho por conta própria cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Desde o início da pandemia da COVID-19, acompanhamos o índice de desemprego subir drasticamente e, devido a isso, o número de autônomos cresceu ainda mais.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de trabalhadores autônomos bateu recorde no início de 2022. Essa foi a saída para muitas pessoas que perderam seus empregos e não conseguiram realocação. No entanto, a mesma pesquisa aponta que a maior parte dessa mão-de-obra está na informalidade.


Ainda assim, essa se mostra uma grande oportunidade para aqueles que procuram uma geração de renda por independente. Os ganhos podem se mostrar ainda mais elevados se o profissional investe em uma boa qualificação, atendimento e especialização sobre os serviços ou produtos fornecidos.


Em paralelo, o mercado de informática e TI também continua aumentando em número de ofertas e demandas de forma geral, e isso tem requerido cada vez mais profissionais na área. Até 2018, a estimativa é que as funções do segmento aumentem em até 12%, de acordo com a Bureau of Labor Statistics dos EUA.


Considerando essas e outras previsões, trabalhar com informática por conta própria é uma excelente oportunidade de carreira. Por essa razão, trouxemos um conteúdo repleto de dicas e informações sobre como trabalhar como autônomo nessa área. Confira!

O que é trabalho autônomo?

Em termos legislativos, a Lei Federal 8.212/91 define um trabalhador autônomo como (1) Quem presta serviço de natureza urbana ou rural, em caráter eventual, a uma ou mais empresas, sem relação de emprego; (2) Pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não.


De forma traduzida, o trabalho autônomo consiste em atividades realizadas de forma independente, em que profissionais prestam serviços para outros indivíduos ou empresas sem qualquer vínculo empregatício com uma organização. A pessoa autônoma possui questões tributárias bastante favoráveis a sua situação, além de total autonomia financeira por não estar ligado a uma empresa.

Outra característica do profissional autônomo é que, inclusive, seu trabalho pode ser realizado de qualquer lugar, até mesmo em casa. Também, o oferecimento de seus produtos e serviços podem ser eventuais ou recorrentes — essa questão pode depender exclusivamente da demanda, por exemplo.

Principalmente nos dias atuais, essa é uma categoria considerada bastante flexível em muitos aspectos, não apenas pela gestão e organização do próprio trabalho, mas também pela facilidade em conseguir trabalho no mercado digital.

O que é preciso para trabalhar como autônomo na área de informática?

Para aqueles que decidem se tornar autônomos na área de informática as vantagens podem ser diversas. A demanda do setor de TI tem chegado a níveis cada vez mais elevados e, pro isso, um dos principais benefícios é o de conseguir aproveitar as oportunidades por causa do alto volume de trabalho que a área possui.


Antes de tudo, se você deseja trabalhar na área de informática por conta própria, é preciso considerar algumas regras para regularização. Além disso, você também pode aproveitar algumas dicas que poderão impulsionar a construção de uma carreira profissional sólida e independente.

Regularização do trabalho autônomo

O primeiro passo na prestação de serviço autônomo é a regularização. Por mais que a sua ideia de negócio não seja a de se tornar uma grande empresa, o processo de formalização é fundamental.


A atuação formalizada, além de trazer mais autoridade e seriedade no mercado de trabalho, permite a emissão de nota fiscal, que é um requisito de contratação do serviço de terceiros para muitas empresas.


Além disso, alguns modelos, como o MEI (Microempreendedor Individual), por exemplo, também trazem mais facilidades em relação às tributações. Os impostos mensais que precisam ser pagos são gerados de uma só vez, podem ser acessados por aplicativo e possuem um valor baixo.

Invista no seu portfólio profissional

Sabemos que o início é sempre o mais difícil e, começar a conquistar e fortalecer sua carteira de clientes faz parte desse desafio. Por isso, divulgar seus conhecimentos, habilidades e mostrar trabalhos já realizados é essencial para o primeiro momento.


Utilizando um CMS simples, você pode criar um site profissional simples para apresentar seus melhores trabalhos, registrar depoimentos e deixar seus meios de contato para pessoas interessadas.

Amplie sua rede de contatos

Contar com sua rede de conhecidos no mercado profissional pode fazer total diferença para quem quer trabalhar como autônomo na área de informática.


Pessoas próximas podem até ajudar na divulgação do seu trabalho, mas expandir seus contatos e cuidar do famoso networking é considerada uma ação de estratégia para que o seu trabalho comece a ser contratado e recomendado.

Esteja ligado no mercado

Além de sempre atualizar os conhecimentos sobre a área, é preciso também ficar de olho nas tecnologias emergentes e nas novidades que o mercado apresenta. Os diplomas e certificações são indispensáveis, mas para se destacar é preciso demonstrar evolução e entendimento sobre os negócios atuais.


Para trabalhar por conta própria na área de informática, busque atualizar suas habilidades, de acordo com as últimas tendências e tecnologias, constantemente. Isso fará com que mais oportunidade surjam e te ajudará na consolidação do seu trabalho no mercado autônomo de TI.

Soft skills também são importantes

Algumas habilidades pessoais também fazem toda a diferença na prestação do serviço autônomo. Afinal, na maioria das vezes, você precisará lidar diretamente com seu cliente final.

As chamas soft skills estão relacionadas a postura comportamental de um profissional e sobre como lidar com diferentes situações. Aqui, podemos citar exemplos como a boa comunicação, empatia, inteligência emocional, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e muitos outros.

Apesar de serem questões mais subjetivas, é totalmente possível acompanhar o reflexo de um bom atendimento em todos esses itens são devidamente trabalhados.

De modo geral, o segmento de TI ainda precisa de muitos profissionais por causa da grande demanda. Tendo isso em vista, o trabalho na área de informática pode ser uma grande oportunidade para começar, crescer e consolidar sua carreira no mercado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>