fbpx

Como fazer a gestão de dados da sua empresa com segurança? 

gestão de dados

Atualmente, a gestão segura de dados não é um fator apenas necessário para as empresas. Nos últimos anos, ela se tornou essencial e rigidamente obrigatória, principalmente por causa do grande volume de informações que geramos, absorvemos e compartilhamos do dia a dia.  

As recentes movimentações e regulamentações que as organizações precisaram fazer devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é um exemplo prático e importante de como o conceito de gestão de dados engloba não apenas a organização simples das informações, mas todo o cuidado com seu processo de coleta, armazenamento e tratamento.  

Os dados se tornaram ativos de extrema relevância para os negócios. A economia digital emprega grande valor a eles, já que são os grandes responsáveis pela produção de bens e serviços mais assertivos e direcionados no mercado.  

Por essa razão, gerenciá-los de forma adequada é tão importante. Neste artigo, encontre todos os detalhes sobre o que é e como fazer a gestão de dados da sua empresa com segurança.  

O que é gestão de dados? 

A gestão de dados são ações que administram e tratam das informações da empresa. Toda a atividade de captação, organização, transformação e distribuição dos dados diz respeito compreende ao seu processo de gerenciamento.  

O objetivo dessa disciplina é, sobretudo, ajudar as empresas e pessoas a otimizar a utilização dos dados dentro das regulamentação e políticas exigidas. Dessa forma, decisões e ações poderão ser tomadas para maximizar os benefícios do negócio.  

O trabalho de gerenciamento de dados engloba uma série de procedimentos, tarefas e políticas importantes. Além de tudo, vale ressaltar que é essa é uma prática de responsabilidade e consciência de diversas áreas, gestores e profissionais, mas idealmente fica sob supervisão do setor de TI — principalmente em empresas que não possuem capital para investir em um setor ou equipe dedicada a segurança de dados.  

Qual é a diferença entre gestão de dados e gestão da informação?  

Os conceitos de gestão de dados e gestão da informação podem ser facilmente confundidos — afinal, eles estão de fato atrelados um ao outro. No entanto, existem algumas diferenças e co-relações que vale a pena evidenciar.  

Os dados podem ser transformados em informações quando passam pela gestão e tratamento adequado. Eles fazem parte do estágio inicial do processo e, quando manuseados e aplicados no dia a dia do negócio, como em planejamentos, projetos ou iniciativas, a informação poderá maximizar os impactos positivos de uma ação.  

Em resumo, o dado bruto pode não fazer tanta diferente. É preciso que ele seja devidamente gerido e interpretado para compor se transformar em uma informação que componha o contexto da empresa.  

Como fazer a gestão de dados com segurança? 

Mas afinal, com tantas ferramentas e tendências de gestão de segurança da informação surgindo todos os dias, como saber e garantir que a sua empresa está realizando uma administração eficaz e realmente segura?  

Existem algumas dicas e opções que você pode considerar na hora de orientar sua equipe ou estruturar o processo de gestão de dados do seu negócio. Confira!  

1. Mapeamento de cenários e riscos 

Assim como qualquer outro projeto inicial, antes de tudo é preciso reconhecer e entender os cenários e necessidades.  

Por isso, mapeie os riscos ligados aos dados. Entenda quais perigos ou acontecimentos associados ao uso de informações da empresa pode colocar em risco os dados da sua empresa e de seus clientes.  

Em situações como essa você pode considerar ataques hacker, vazamento de dados, má conduta sobre o uso das informações, falhas tecnológicas, de equipamentos, sistemas ou softwares.  

2. Treinamento e adoção de boas práticas 

As boas práticas sobre o uso e a proteção de dados se intensifica quando existe uma cultura de cuidados. Garanta a segurança de dados disseminado informação sobre o uso e manuseio correto das informações internas.  

Os colaboradores de uma empresa pode ter acesso a dados sigilosos e acesso à ambientes digitais restritos. Portanto, mesmo que não intencional, é preciso oferecer toda orientação de cuidados possível.  

O suporte de TI é essencial em momentos como esse, visto que a área é uma das principais responsáveis pelo monitoramento das tecnologias usadas para gestão de dados.  

3. Backup e sistemas em nuvem 

O armazenamento na nuvem, também conhecido como soluções em cloud computing, também compõe o processo de segurança da gestão de dados. Hoje, essa tecnologia não é utilizada apenas para facilitar e flexibilizar o acesso à dados e sistema da empresa, mas também para aumentar o nível de proteção das informações.  

Esse ambiente compartilhado pode ser totalmente controlado com o uso de senhas, recursos de autenticação e outras tecnologias de controle de acesso. Em complemento, adotar um sistema em nuvem estabelece diversas diretrizes importantes para a própria governança de TI, como regras de uso, procedimentos, ferramentas e outras questões.  

4. Terceirização de serviços 

A terceirização dos serviços de TI é a opção mais viável para empresas que buscam especialistas na área ou não possuem alto capital financeiro para investir em uma área que assegure a proteção de dados.  

A FindUP, por exemplo, oferece uma gama de serviços gerais e dedicados. Isso quer dizer a gestão de dados seguro é parte imprescindível desse trabalho, independente da solução contratada. No entanto, também é possível recorrer a serviços e projetos personalizados, que compreendam e atendam ao que sua empresa de fato precisa.  

A questão aqui é que o seu negócio pode contar com uma equipe dedicada somente com o gerenciamento e a segurança de dados da organização, enquanto as áreas e profissionais internos investem tempo em outras estratégias.  

Vantagens de ter uma gestão de dados estratégica 

A gestão de dados, feita de maneira segura e atendendo os requisitos que cada empresa precisa, pode trazer muitos benefícios. Eles poderão depender da particularidade cada negócio, mas muitos se destacam em meios a qualquer projeto de gerenciamento bem aplicado, como: 

  • a redução de erros ou riscos;  
  • direcionamento das tomadas de decisão e ações;  
  • embasamento estratégico e geração de ideias;  
  • alinhamento entre os setores da empresa;  
  • aumento da produtividade dos colaboradores.  

Contudo, a maior vantagem de uma gestão de dados bem feita é permitir que o seu negócio continue sempre em evolução, junto com todas as mudanças de mercado e transformações digitais. Para ter sucesso nesse processo, vale a pena seguir algumas dicas básicas de negócio e contar com profissionais ou empresas especialistas. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>