fbpx

Atendimento de TI remoto: por que é mais ágil e econômico?

atendimento remoto

Os modelos de atendimento de TI podem variar de acordo com o modelo de negócio, bem como suas necessidades e demandas diárias. Apesar das diversas opções e categorias existentes no mercado, duas definições são as que mais predominam atualmente: o atendimento remoto e o presencial. Mas, afinal, qual é a melhor opção para o seu negócio?

Em cenários mais comuns, as grandes empresas costumam contratar profissionais de TI para prestar suporte no ambiente físico, enquanto as companhias de médio e pequeno porte geralmente optam pelo atendimento remoto — muitas vezes buscando especialistas da área por meio da terceirização dos serviços de TI.

No entanto, esse contexto nunca passou por tantas mudanças como nos últimos anos. Com a pandemia da COVID-19, o trabalho a distância se tornou essencial para a segurança de todos e, nessa situação, o atendimento remoto foi extremamente requisitado em quase todos os segmentos do mercado, principalmente no setor de TI. 

Além das necessidades e mudanças, o fato de muitas organizações escolherem o atendimento remoto se dá pelas diversas vantagens do modelo, especialmente no que diz respeito à economia de custo.

Sabemos que decidir o melhor tipo de atendimento de TI para um negócio não é tarefa fácil. Para isso, é preciso analisar muito bem o volume, as características e muitos outros detalhes sobre as demandas. Neste conteúdo, reunimos todas as informações para te ajudar a entender ainda mais sobre o atendimento remoto de TI e por que ele pode ser a melhor opção para sua empresa.

Atendimento remoto de TI

O atendimento remoto de TI acontece completamente à distância, ou seja, não existe a necessidade da presença física de um técnico no ambiente empresarial. Nesse tipo de suporte, o profissional utiliza tecnologias que possibilitam a gestão, acesso e manuseio de outros equipamentos, sistemas e softwares para a prestação de serviços.

Uma ferramenta de comunicação, por exemplo, sempre será um item estritamente necessário nesse tipo de atendimento. Ela pode ser um e-mail, telefone, sistema interno ou chat online, e o seu principal objetivo é servir de canal para que o técnico tire dúvidas e forneça orientações sobre qualquer problema que as pessoas que usufruem das tecnologias da empresa possam ter.

Atendimento de TI remoto ou presencial?

Hoje, o atendimento de TI resolve a maior parte das demandas do setor na maioria das organizações, seja ele um suporte remoto ou presencial. Por esse motivo, escolher o modelo ideal para o que o seu negócio precisa é  tão importante.

Essa decisão deve considerar sempre as características das demandas de TI. Nem todos os problemas podem ser resolvidos de maneira remota, então mapear a quantidade de demandas complexas e simples pode ser um bom começo.

Ainda assim, o atendimento remoto pode ser a melhor escolha em muitas situações. Pequenos negócios, que não possuem uma grande infraestrutura de TI ou alto volume de capital disponível, podem economizar com a escolha do suporte de TI remoto.

Ao mesmo tempo, as grandes empresas, com filiais ou lojas — no caso do setor varejista — espalhadas por todo o território nacional, também podem contar com mais agilidade e flexibilidade no atendimento à distância.

Vantagens do atendimento remoto de TI

Nesse racional, trouxemos algumas das principais vantagens em escolher o atendimento remoto de TI. A seguir, fique por dentro de alguns dos principais benefícios e entenda por que esse modelo é mais ágil e econômico dentre as opções disponíveis.

1. Baixo custo

A economia de dinheiro é um dos pontos mais fortes do atendimento remoto. Empresas pelo mundo todo buscam oferecer melhores serviços com baixo custo, e o suporte de TI à distância é um investimento estratégico, pois mantém a qualidade da entrega e impacta positivamente o orçamento.

Em comparação ao atendimento de campo, conhecido também como field service, o atendimento remoto é muito mais barato. Aqui, ainda podemos citar o melhor aproveitamento de outros importantes recursos, como a economia de tempo e dinheiro em deslocamento que podem ser altamente reduzidos.

Ainda, as pessoas podem ser alocadas estrategicamente em trabalhos e projetos para sanar outras necessidades do negócio e, consequentemente, gerar melhores resultados.

2. Mais agilidade no atendimento e na resolução de problemas

O atendimento eficiente também é um grande benefício dessa categoria de serviço. Nesse mesmo processo, o tempo de resposta é comprovadamente reduzido e, o prazo de retorno e resolução de problemas — também conhecido como SLA de TI — conta com melhores resultados em termos de agilidade.

O atendimento remoto ajuda o técnico de TI pode atender mais de um cliente ao mesmo tempo, sem deixar de resolver problemas de maneira rápida e com qualidade. Outra oportunidade é que o horário de atendimento pode ser expandido e um maior volume de chamados resolvidos.

No caso do atendimento de campo, os prazos são devidamente estabelecidos por contrato, mas ainda assim não são resolvidos tão rapidamente quanto no atendimento remoto.

3. Alta disponibilidade de profissionais especializados

Em ambas categorias de atendimento, presencial ou remoto, não podemos esquecer que dispor de profissionais especializados, sejam eles internos ou terceirizados, é o que fará com que todos as vantagens sejam de fato aproveitadas.

A terceirização do serviço de TI é sempre uma boa estratégia para as empresas que desejam aproveitar todos esses benefícios de uma vez só, pois além de com uma empresa parceira especialista no segmento, você conta com profissionais altamente qualificados para os requisitos desse tipo de serviços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>