fbpx

5G: o que é, quanto custa e como funciona?

5g

Em 2022, muito se ouviu falar sobre a chegada do 5G no país. Com isso, perguntas e especulações sobre o uso dessa tecnologia também apareceram, principalmente sobre como ela poderia impactar e facilitar as nossas vidas e a rotina das empresas.

A rede 5G trata-se da evolução de suas versões de conexão anteriores. O seu desenvolvimento acompanha a constante transformação digital pela qual passamos, além de enfatizar a importância de tratar e lidar com o crescente volume de informações que geramos e trocamos diariamente.

Muito além do quesito velocidade, o 5G promete mudar a relação das pessoas com novas tecnologias e o seu modo de consumo digital. Além disso, essa nova geração de internet móvel pode impulsionar questões de hiperconectividade e automação, facilitando o uso de ferramentas, máquinas e equipamentos inteligentes no dia a dia.

Para entender todos os detalhes, confira neste conteúdo tudo sobre o que é, como funciona e quanto custa o 5G. Saiba mais sobre o seu impacto nas organizações, vantagens, benefícios e muito mais.

O que é o 5G?

O 5G é a mais recente versão da rede de internet móvel. Ela vai suceder as antigas e atuais conexões 2G, 3G e 4G, com o objetivo de potencializar os padrões de velocidade e acesso simultâneo das pessoas à internet, além de trazer maior cobertura de sinal e mais eficiência na transferência de dados.

A quinta geração dessa tecnologia foi desenvolvida ao longo dos últimos anos para melhorar em até 10 vezes a velocidade da conexão. Ele também tem a missão de assegurar mais estabilidade e reduzir o tempo de respostas entre sistemas e dispositivos.

Uma rede que pode chegar a velocidade de até 1 giga por segundo significa que a experiência de fazer downloads, aproveitar jogos ou até mesmo assistir filmes online será muito melhor em comparação ao 4G — que em comparação, varia apenas entre 20 Mbps e 40 Mbps.

A implantação da rede 5G começou em 2022. Espera-se que até 2025 esteja em pleno funcionamento nas principais cidades do mundo.

Como funciona a internet 5G?

O sinal 5G transmite alta frequência de ondas de rádio em apenas 1 segundo. Quanto mais ondas são enviadas, mais informações podem ser transmitidas ou recebidas. Mas, diferente das gerações anteriores, a capacidade desta quinta rede é bem maior.

Apesar da evolução, o 5G usa as antenas já existentes, mas que são adaptadas para funcionar de acordo com o que foi desenvolvido para a nova infraestrutura de conexão. Dentre elas, existem antes pequenas e replicadoras. A primeira alcança poucos metros e repetem o sinal para outras estações, já a segunda cobre uma distância de até 250 metros e, geralmente, é instalada em prédios e postes.

Nessa nova versão, a capacidade da estrutura de transmissão é usada de maneira mais inteligente. Ao invés de emitir o sinal em todas as direções, a antena pode direcionar a conexão para os dispositivos que demandam seu uso.

Apesar da facilidade, a nova rede móvel ainda encontra alguns desafios, já que existe dificuldade de transmissão quando objetos grandes são posicionados em frente ao receptor ou à uma das antenas.

Texto

Quanto custa o 5G?

O 5G promete muitas vantagens, mas o custo de seu uso e infraestrutura pode não sair barato. Para os fornecedores da tecnologia, essa pergunta pode não ter uma resposta exata. Tudo isso vai depender do tipo de estrutura usada: serão antenas novas ou reaproveitas?

Na Europa, por exemplo, os investimentos somaram mais de 300 bilhões de euros, justamente por que foram designados novos aparatos. No entanto, vale lembrar que uma alta alocação de custo pode gerar oportunidades ainda maiores.

Para os usuários, a principal questão é saber se o novo sinal funcionará no atual aparelho smartphone. Muitas pessoas já estão em decisão de trocar para dispositivos que saiam de fábrica prontos para receber a rede 5G.

De fato, assim como acontece na transição do 3G e 4G, nem todos os aparelhos são compatíveis com a tecnologia. Apesar disso, nem todos precisam realizar a troca, às vezes é só uma questão de atualização mesmo.

Por isso, vale conferir a lista com os modelos que possuem a tecnologia atualmente e acompanhar as atualizações no portal da Anatel antes de investir em um novo item.

Como a tecnologia 5G pode ajudar as empresas?

Todos seremos beneficiados com o 5G em exercícios, inclusive as empresas. Os pequenos e grandes negócios poderão se aproveitar de muitas melhorias que virão com a quinta rede.

Novas soluções podem surgir, mais mecanismos e ferramentas poderão ser criadas e, com isso, a qualidade dos produtos e serviços elevada. A rede 5G também trará muitas possibilidades para o uso de tecnologia inteligentes, como a inteligência artificial (IA), Big Data e internet das coisas (IoT).

As vendas online podem ser potencializadas, pois a tecnologia 5G pode facilitar ainda mais o uso do e-commerce (lojas virtuais). Aqui, a expectativa é que qualquer entrave que possa impactar o acontecimento das vendas não ocorra, como carregamento de imagens e informações, ou processamento de pagamentos, por exemplo. A rapidez do site impacta diretamente na usabilidade e, também, na experiência direta do cliente.

Nas empresas, o 5G também pode apoiar na gestão de dados. Isso significa que ele pode facilitar o compartilhamento de informações, possibilitando melhor uso de soluções de monitoramento e organização dos dados em tempo real. Consequentemente, iniciativas como essa ajudam a medir o crescimento do negócio.

As empresas podem contar com profissionais de TI ou parceiros especialistas na área para entender mais sobre o assunto. Certamente, esse é o setor que saberá como analisar e decidir se a adoção do 5G para a  sua empresa pode ser a melhor alternativa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>