fbpx

Colaboração: a chave para o sucesso das empresas de TI  

colaboração com ti

A transformação digital tem sido um dos principais motivos de mudança nos negócios ao longo dos últimos anos. Essa evolução impactou diretamente o modo como as empresas oferecem produtos e serviços de valor para seus clientes. Entretanto, a tecnologia ainda precisa de muito impulsionadores para alcançar seu potencial máximo e garantir o sucesso das organizações.

A cultura de colaboração e integração em TI é um exemplo efetivo de como as empresas têm alcançado suas metas e objetivos. A tecnologia por si só, aplicada sem alinhamento com as áreas estratégicas do negócio, não é capaz de desempenhar seu papel com total êxito. No entanto, quando TI caminha em constante colaboração com outras áreas e projetos, isso pode ajudar a garantir diferenciais de inovação e competição frente a um mercado cada vez mais acirrado.

Nessa situação, precisamos dar a devida atenção aos cenários de transformação e entender como a colaboração pode ser a chave para o sucesso das empresas, principalmente quando tratamos sobre o segmento de TI.

Cultura de colaboração

Apesar de muitas empresas reconhecerem a importância do alinhamento entre TI e outras disciplinas, ainda existem grandes abismos e obstáculos sobre a forma como os departamentos conversam. Além de tudo, não podemos deixar de falar sobre a cultura de colaboração dentro dos próprios setores de tecnologias, que podem colaborar bastante para otimização dos processos e entrega de produtos e serviços.

O Gartner Group, empresa de pesquisas e insights executivos, divulgou em um de seus relatórios que 50% das organizações no mundo todo priorizarão a maior colaboração nos próximos anos — é um alinhamento previsto, essencial e iminente. A cultura de colaboração é uma tendência global, que combina o senso de propósito e toda infraestrutura de recursos e conhecimento.

De modo geral, esse é um modelo de trabalho que incentiva os profissionais a trabalharem e aplicarem seus talentos em prol do todo — de outras pessoas, área e projetos. Esse tipo de abordagem ainda é capaz de desenvolver pensamento de inovação e aumentar a produtividade das equipes.

Benefícios da colaboração em empresas de TI

As vantagens e benefícios que a colaboração traz para os negócios contribui para impulsionar as empresas de TI na direção de seus objetivos estratégicos. Empresas que investem nesse tipo de cultura contam com resultados que elevam a satisfação das condições de trabalho entre os técnicos de TI, mas também contribui diretamente com os resultados e a qualidade das entregas.

Dentre os benefícios que a colaboração pode empregar para o sucesso das empresas de TI estão:

  • maior engajamento dos profissionais e equipes;
  • criatividade e inovação;
  • mais proatividade e autonomia;
  • mais motivação para crescimento profissional;
  • produtividade e qualidade nas entregas;
  • melhoria do clima organizacional.

Como incentivar a cultura de colaboração?

O processo de incentivar e nutrir a cultura de colaboração em TI nas empresas pode ser mais efetivo se contar com alguns alguns pilares. Definir os propósitos entre a equipe pode ser um bom começo, já que isso orienta os técnicos sobre o que fazer e para onde seguir. Além de tudo, esse pode ser um ótimo incentivo para os níveis de motivação.

Existem algumas práticas que podem ajudar a reforçar o cultivo de uma cultura de colaboração. Quando se trabalha a comunicação alinhada e transparente, bem como a confiança, autonomia e responsabilidade dos times, esse modelo se reforça de forma mais orgânica. Empresas que contribuem para reforçar esses valores desenvolvem uma cultura de trabalho coletivo e constrói grupos com e foco e propósito em comum.

Por último, vale lembrar que todo esse progresso exige o ambiente adequado para acontecer, com processos eficientes, organização e disciplina para que as pessoas possam lidar com os desafios do dia a dia da melhor maneira possível e desenvolver iniciativas de trabalho conjunto.

Contar com quem é especialista no assunto pode te ajudar a desenvolver uma cultura cada vez mais colaborativa e integrada. A FindUP, por exemplo, trabalha com as soluções tecnológicas mais estratégicas para o seu suporte de TI, mas sem esquecer de toda a atmosfera de colaboração necessária para tornar os serviços e entregas mais eficientes. Para manter valor e inovação em épocas de transformação digital, é preciso considerar todos os aspectos que podem colaborar para o sucesso desta transição e, consequentemente, para os resultados do negócio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>