fbpx

Como aplicar IoT no dia a dia da empresa?

iot

Acompanhamos todos os dias o quanto as mudanças tecnológicas têm transformado o mundo em que vivemos e a forma como as empresas operam. A era da transformação digital trouxe uma revolução nos modelos de negócios, na maneira como as organizações se relacionam com seus clientes e como gerenciam seus processos internos.

Hoje, uma das principais tendências dessa evolução é a IoT (Internet das Coisas). Ela permite que objetos e dispositivos sejam conectados à internet, coletando e compartilhando dados em tempo real. Isso significa que as empresas passaram a ter a capacidade de monitorar, controlar e otimizar seus processos de maneiras nunca imaginadas.

A IoT pode ser aplicada em diversos setores, desde a manufatura até a logística, e pode ajudar as empresas a reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos consumidores. Ainda assim, a aplicação da IoT apresenta desafios. As companhias precisam ter cuidado com a segurança dos dados, por exemplo, e garantir que a sua aplicação e investimento estejam de fato atendendo às necessidades do negócio.

É justamente para te ajudar a pensar em todos esses detalhes que preparamos esse conteúdo. Entenda o que é e como aplicar IoT no dia a dia da sua empresa. Conheça seus benefícios e saiba 

O que é IoT?

IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas trata-se de uma tecnologia que permite a conexão de dispositivos à internet, possibilitando que esses objetos troquem informações entre si ou com sistemas de gestão, sem a necessidade de intervenção humana.

A Internet das Coisas é baseada na interconexão de dispositivos, sensores e objetos que podem ser monitorados e controlados por meio de uma rede de internet, gerando dados para melhorar processos, orientar tomadas de decisões e criar produtos ou serviços. A aplicação da IoT em diferentes setores, da indústria ao varejo, tem permitido uma transformação digital sem precedentes, gerando uma série de vantagens e benefícios.

Benefícios da IoT para as empresas

Já deu para entender que a IoT pode trazer uma série de benefícios para as empresas. Até aqui, já citamos vários deles, mas alguns dos principais — e que merecem um destaque especial — são a evolução da eficiência, a geração de novos modelos de negócios e a melhoria na experiência do cliente.

Com a IoT, as empresas podem monitorar e controlar seus processos em tempo real, permitindo uma gestão operacional e organizacional mais eficiente. Quando falamos sobre novos modelos de negócio com a ajuda da IoT, nos referimos à invenção de soluções mais personalizadas e relevantes para seus clientes e, ao mesmo tempo, isso também prioriza uma melhor experiência de consumo, já que a sua aplicação pode oferecer produtos e serviços sob medida para seus clientes.

Como IoT pode ser aplicada no dia a dia da empresa?

A Internet das Coisas tem transformado a maneira como as empresas operam. No entanto, às vezes pode ser difícil de entender como utilizar esse tipo de tecnologia na prática.

Uma das melhores opções é poder contar com o auxílio de profissionais de TI e especialistas na área. A FindUP, por exemplo, oferece um time de técnicos prontos para estudar e executar as melhores soluções IoT para o seu negócio.

Neste texto, trouxemos algumas formas que vão te ajudar a entender como aplicar IoT no dia a dia da empresa. Confira!

1. Monitoramento de equipamentos

A IoT pode ser usada para monitorar dispositivos, prevendo e prevenindo falhas antes que elas aconteçam. Sensores podem ser colocados em máquinas e equipamentos para monitorar sua condição, desgaste e coletar dados sobre seu uso e desempenho.

Essas informações podem ser usadas para manutenção preventiva. Isso ajuda a reduzir o tempo de inatividade, aumenta a eficiência da operação e ajuda a prolongar a vida útil dos equipamentos.

2. Logística e gerenciamento de estoque

Essa tendência pode ser utilizada para monitorar a localização de produtos e materiais em tempo real, o que possibilita melhor gerenciamento de estoques para reduzir o tempo de entrega. Essa aplicação pode ser usada para otimizar a rota de entrega, prever a demanda e diminuir o tempo de espera do cliente. A IoT também pode ajudar no monitoramento de estoque, alertando quando um produto precisa de reposição, por exemplo.

3. Controle dos ambientes

A Internet das Coisas é muito vantajosa quando aplicada no ambiente de trabalho, monitorando as condições do local para garantir que sejam seguras e confortáveis. Podemos inspecionar coisas como temperatura, umidade, iluminação e muito mais. Isso pode garantir que seus colaboradores tenham um ambiente saudável e seguro para trabalhar.

Ainda, a IoT pode ser usada para monitorar a segurança, alertando quando ocorre um problema ou ameaça.

4. Automação de processos

A automação é solução muito almejada pelas empresas nos dias de hoje, pois o seu uso é sinônimo de estratégia e economia de custo. Nesse sentido, a IoT é uma tecnologia que pode ajudar nessa concepção, garantindo a redução do tempo de trabalho manual e aumentando a eficiência dos processos.

Ela pode ser usada para programar ações automatizadas, como ligar ou desligar equipamentos, ajustar velocidade, entre outras coisas. Isso tudo por meio da configuração e envio de dados que permitem que os sistemas se concentrem nas tarefas designadas e liberam as equipes para atividades que geram mais valor ao negócio.

5. Serviços personalizados

Por fim, vale ressaltar como a IoT pode ser usada para oferecer serviços personalizados aos seus clientes. Com base nos interesses, comportamentos e preferências das pessoas, essa tecnologia consegue encontrar, recomendar e oferecer produtos que de fato atendam suas reais necessidades e desejos.

No varejo, por exemplo, essa tecnologia pode ser usada para melhorar a experiência de compra no e-commerce e loja física.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>