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Vídeos travando, páginas que não carregam, esperar alguns minutos por algo que deveria levar segundos: que atire a primeira pedra quem nunca passou por isso! Considerando que estamos cada vez mais dependentes da internet para funções básicas do dia a dia, impossível alguém dizer que nunca vivenciou essa situação né? Mas é claro que essa circunstância não é a ideal, principalmente quando se paga por muitos megas de conexão.

Além da quantidade de megas adquiridos, existem vários fatores que podem interferir na velocidade da internet, problemas com seu computador, localização do modem, fiação e até umidade, podem limitar o funcionamento do serviço. Pensando nisso, elaboramos uma lista com os principais motivos que deixam sua internet lenta e como lidar com cada um deles. Confira!

1. Roteador mal posicionado

Um dos principais motivos que interferem na velocidade da internet é a posição do roteador Wi-Fi. Já percebeu que em alguns lugares da casa, o sinal do Wi-fi pode ser menor que em outros? Isso acontece principalmente quando os aparelhos conectados à rede estão em cômodos diferentes, o mau posicionamento pode causar zonas sem sinal dentro da sua casa e, consequentemente, deixar a internet mais lenta.

Por esse motivo, é muito importante que o roteador seja posicionado em um lugar central do estabelecimento ou no cômodo, normalmente no local  onde a maior parte dos dispositivos ficam conectados.  Aliás, vale colocar num local alto, para evitar outras barreiras, como móveis. 

2. Muitas pessoas usando o sinal

A quantidade de pessoas dentro do mesmo estabelecimento usando a internet também interfere na velocidade. Quanto mais dispositivos conectados, maior a divisão da banda disponível. Outra coisa que devemos nos atentar é para o tipo de atividade realizada nos aparelhos, pois elas  influenciam na conexão por “puxarem” mais dados da internet, como, por exemplo: serviços de streaming e uploads de grandes arquivos, impactam ainda mais na velocidade distribuída.

Portanto, se você tem muitos “intrusos” usando sua internet, uma solução é estabelecer uma nova senha. Além disso, atualmente já existem aplicativos com a função de limitar o consumo de banda individual.

3. Vírus ou malware instalados

Outro fator que pode causar um impacto na velocidade da sua internet são vírus e malwares. Portanto, mantenha sempre um antivírus e proteja a sua conexão contra ameaças para evitar esse tipo de problema.

Opte por usar antivírus de qualidade, porque não usar um é uma roleta russa com 6 balas no tambor. Sempre que puder, faça uma varredura no seu computador em busca de vírus e programas que você não tenha instalado ou, se for necessário, procure a ajuda de um técnico de informática.

4. Modem de baixa qualidade

O modem desempenha um papel muito importante para que possamos ter acesso à internet, por isso, é importante ter um de boa qualidade. Mas, como qualquer aparelho eletrônico, o modem de internet está suscetível a, falhas que podem impactar a desempenho do trabalho que realiza. 

Para testar a eficiência de um  modem, é preciso usar outro aparelho que possa avaliar se tudo funciona corretamente. É necessário que um técnico no assunto realize o procedimento, portanto, deve-se entrar em contato com a empresa provedora para isso.

Existem diversos modelos no mercado. Caso esteja na dúvida de qual modem comprar, consulte um técnico especialista no assunto para lhe indicar um modem de qualidade.

5. Provedor instável

Se a sua conexão com a internet estiver lenta, vale a pena entrar em contato com o atendimento ao consumidor do seu provedor, que pode estar sofrendo instabilidades. Esses problemas podem ser gerais, afetando todos os clientes da empresa, ou podem ser localizados, prejudicando somente os da sua região geográfica, bairro ou cidade.

Às vezes, os provedores passam por sobrecarga de uso, caso possuam mais usuários do que conseguem dar conta. Verifique se a banda fornecida é a banda contratada. Usando o site speedtest.net, você consegue medir a banda real que você está conseguindo. Compare com a banda contratada. Se estiver bem menor, reclame com seu provedor de acesso.

Outro problema possível é o servidor de DNS (Domain Name System) que está usando. Alguns servidores de DNS ficam instáveis ou saturados e não respondem em tempo hábil a tradução de endereços IP. O resultado é que, mesmo tendo banda útil boa, a navegabilidade fica muito afetada. Experimente usar outros servidores de DNS (por exemplo, Google 8.8.8.8 principal e 8.8.4.4 secundário).

Mais uma dica: se a navegabilidade está ruim, mas os downloads estão rápidos (ou coerente com sua banda contratada), então é um problema de DNS.