fbpx

5 dicas para conseguir seu primeiro emprego em TI

como conseguir emprego em ti

TI

19 de maio de 2022

As notícias sobre o crescimento do mercado de tecnologia e a alta das oportunidades de emprego no setor se tornaram recorrentes nos últimos anos. Isso porque a área de TI é um dos segmentos mais aquecidos devido à alta demanda, advindas da própria sociedade e de grandes setores da economia.

Essa questão é definitivamente um fato: o que não falta no setor de tecnologia da informação são possibilidades de se conseguir emprego. Por isso, se neste momento você busca iniciar sua carreira na área, existem algumas boas práticas para se considerar e conseguir um primeiro emprego em TI.

A seguir, confira informações sobre a ascensão das atividades de tecnologia nos mercados e saiba o que fazer para conseguir o primeiro emprego na área de TI.

O crescimento da TI e as exigências do mercado

Há algum tempo já acompanhamos a alta de empregos na área de TI. O crescimento previsto vem se destacando como um dos maiores setores empregadores dos últimos tempos. Nesse sentido, conseguir um emprego no ramo pode não ser algo tão difícil, mas sem dúvidas exige certa qualificação e especialidade dependendo da área ou empresa de atuação.

Provavelmente, um dos maiores desafios no momento de conseguir seu primeiro emprego em TI seja o de formação e atualização. Assim como as demandas do setor aumentam, as tecnologias também evoluem e se transformam, trazendo possibilidades para novas e melhores soluções no dia a dia.

emprego em ti

Outro cenário de importante destaque para essa alta foi a pandemia da Covid-19. Em 2020, uma reportagem da série Economia Digital da CNN Brasil mostrou que a busca por profissionais de tecnologia cresceu mais de 670%.

No Brasil, foram mais de 80 mil novas vagas no segmento. Além de tudo, a mesma pesquisa mostrou que a maioria das vagas são destinadas a profissionais em desenvolvimento ou recém-formados, ou seja, àqueles que muito provavelmente estão a procura de oportunidades.

Nesse sentido, não é toa que as pessoas disponíveis no ramo acabam sendo disputadas no marcado. Por isso, pensar em alguns passos de evolução e formação para trilhar os melhores caminhos na sua carreira em TI podem fazer toda a diferença na hora de conseguir seu primeiro emprego em TI.

Como conseguir o primeiro emprego em TI?

Preocupar-se em ser um bom profissional é o primeiro passo para o início de qualquer trajetória no mercado de trabalho. Isso exige o desenvolvimento de skills comportamentais e técnicas — principalmente técnicas.

Por este motivo, trouxemos aqui algumas dicas que poderão ajudar você na conquista do primeiro emprego em TI. Confira!

1. Certificação e formação

A área de TI engloba diversas frente e, por isso, estes profissionais podem optar por seguir diversos caminhos de formação e atualização, seja através da graduação, especialização, cursos de atualização periódicos, entre outros.

No entanto, é interessante ter atenção aos requisitos das vagas e empresas para as quais você se aplica. Muitas delas exigem diplomas ou certificados muito específicos para o cargo disponível, mas nenhum filtro anula o fato de que as necessidades de aprendizagem serão identificadas com a prática e a própria evolução do mercado.

Investir na aprendizagem pode simbolizar custos em um primeiro momento, mas saiba que esse poderá representar um grande diferencial no seu currículo no momento da escolha e contratação de uma pessoa de TI.

2. Escolher uma especialidade

Saber com o que gosta de trabalhar no ramo da tecnologia ou descobrir no que de fato é bom pode fazer com que você se destaque em meio as outras pessoas.

A TI possui diversos campos de atuação e diferentes trilhas de carreira, mas existem algumas que são mais comuns, como desenvolvedores e programadores, analistas de segurança, suporte técnico e muitos outros. Na própria FindUP você encontra vagas e especialidades diversas para se juntar a nossa rede de técnicos de TI em qualquer lugar do país.

3. Trocas e networking

Uma rede de apoio e pessoas com as quais se pode trocar ideias e conhecimento é um bom caminho para conseguir indicações. Esse facilitador pode ser a prova de que você executa um bom trabalho no setor de tecnologia e a chance de conseguir o seu primeiro emprego em TI.

É comum que as pessoas procurem grupos ou fóruns que discutam assuntos da área. Além disso, estar presente em encontros que discutam estudos e conhecimentos do seu interesse pode ser um passo interessante não só para o networking, mas também para a carreira.

4. Preparação pessoal

Por fim, nenhuma dos conhecimentos técnicos será totalmente reconhecido se o candidato não souber como se expressar. Por essa razão, prepare-se para sua entrevista.

Estude a empresa, entenda como você poderá fazer a diferença para o negócio e como as pessoas da companhia precisarão de você. Saiba se expressar e demonstre confiança em todos os contatos. Seja transparente e sincero sobre suas experiências e conhecimentos, pois sempre haverá uma boa empresa para dar a oportunidade em seu primeiro emprego na área de TI.

Publicações relacionadas