fbpx

Como ferramentas de BI podem melhorar processos?

ferramentas de BI

15 de fevereiro de 2022

Todos os dias produzimos, compartilhamos e consumimos uma grande quantidade de informação. Nesse contexto, com o aumento das bases de dados e da crescente competitividade de mercado, as empresas passaram a rever o modo como utilizam as informações coletadas para orientar a estratégias do negócio de forma cada vez mais assertiva e amparar suas decisões com mais clareza.

O uso das tecnologias se tornou um importante diferencial em grande parte das empresas. A extração e tratamento de informações valiosas, denominado também de Big Data, passou a impulsionar fatores de escala, produtividade e competitividade das companhias. Desse modo, o uso de dados é considerado conhecimento de alta prioridade nas organizações e, inclusive, passaram a ser tratados como patrimônio valioso em muitas delas.

Com o crescente cenário da evolução digital, soluções de integração e tratamento de dados se tornaram extremamente requisitadas. Dentre elas, as ferramentas de BI (Business Intelligence) são recursos capazes de contribuir com a organização, automatização e melhoria de processos gerais, e, com isso, as empresas passaram a construir processos e entregas de mais valor.

Para saber mais, acompanhe mais informações sobre como as ferramentas de BI podem melhorar processos.

O que é Business Intelligence?

usando ferramentas de BI

A terminologia Business Intelligence é usada para definir diferentes tecnologias que cumprem a função de coletar, conservar e processar grande quantidade de dados. A atribuição final mais importante do BI é a geração de insights a partir da análise de informações armazenas pela organização ou disponíveis em pesquisas, históricos ou veículos públicos externos.

Para muitas companhias, essas ferramentas se tornaram elementos fundamentais para direcionar as decisões do negócio e encontrar novas oportunidades, a fim de orientar e gerar valor para as entregas, processos, produtos e serviços da organização.

Tipos de ferramentas de BI

Os recursos de Business Intelligence podem ser utilizados para diferentes finalidades. No entanto, a maioria destes itens passa por alguns pilares no seu processo de uso: coleta de dados, análise e cruzamento das informações e acompanhamento de ações. Esse passo a passo serve para definir a melhor maneira de fazer algo, gerar conhecimento e muito mais.

Alguns exemplos de ferramentas de BI que a sua empresa poderá encontrar no mercado são o Microsoft Power BI, Adobe Analytics, IBM Watson e outros. Entretanto, a melhor forma de definir qual a ferramenta ideal para o seu negócio é contar com a orientação e suporte de profissionais especialistas no uso dessas soluções, como o seu setor de TI e até mesmo empresas capacitadas no assunto, assim como a FindUP.

Como as ferramentas de BI podem ajudar nos processos da empresa?

Cruzar e analisar grandes quantidades de informações ajuda gestores na otimização eficiente dos procedimentos da área e de toda a companhia. O BI também proporciona a gestão inteligente dos dados, facilitando o acesso e a identificação dos itens, tornando relatórios acessíveis, redução de custos e muito mais.

São diversas as vantagens que o uso de ferramentas de Business Intelligence consegue proporcionar para os processos da empresa, e é por isso que separamos uma relação com os principais benefícios de uso dessa solução. Confira!

1. Previsão e assertividade

Os sistemas de BI têm como um de seus principais objetivos a previsibilidade, partindo de análises e resultados gerados por meio dos dados coletados. Basicamente, essa ferramenta conseguirá promover maior confiabilidade na tomada de decisão. Ela pode identificar padrões ou recorrências que representem chances de crescimento e oportunidades de melhoria.

Essa aplicação se tornou fundamental para as empresas, pois contribuem para a criação do planejamento estratégico, na fundamentação de metas embasadas em dados estatísticos e na preparação da organização para abordagens realistas na dinâmica do mercado.

2. Compartilhamento e agilidade

Processos ágeis tornam os fluxos de entrega mais rápido e fluídos. O compartilhamento das informações com os membros e setores de uma empresa é um exemplo básico de acesso rápido que os softwares de Business Intelligence conseguem proporcionar.

Uma das maiores facilitações que o BI pode trazer para os processos da sua empresa é que todos os dados, análises e relatórios ficam centralizados e disponíveis em um local único, permitindo velocidade na compreensão e visualização de informações que podem direcionar as ações das equipes. Desse modo, os processos operacionais ganham mais celeridade e eficiência.

3. Otimização de rotinas e melhoria da comunicação interna

As ferramentas de BI conseguem otimizar as rotinas corporativas. Quando gestores e equipes têm acesso direto aos indicadores e dados cruzados é possível avaliar com mais clareza os pontos de melhoria dos fluxos internos.

Ainda, com a criação de relatórios e dashboard claros e de fácil acesso, alguns problemas de comunicação entre pessoas e setores podem ser mitigados. Os documentos produzidos pelos sistemas de Business Intelligence criam padrões de uso para toda a organização, por exemplo.

Esse tipo de ferramenta se tornou imprescindível para empresas que desejam possuir cultura e ações orientada por dados. As tecnologias facilitaram o entendimento das informações em vários níveis, desde a organização das imensas bases de dados, assim como a análise e geração de relatórios para melhor compreensão e fácil acesso.

Publicações relacionadas