fbpx

Como investir na infraestrutura de TI para acelerar resultados?

infraestrutura-de-ti

9 de novembro de 2021

Já imaginou um mundo sem todas as ferramentas tecnológicas que facilitam seu dia a dia? É quase impossível idealizar isso, não é? Em todos os âmbitos de nossas vidas, a infraestrutura de TI tem se tornado cada vez mais complexa. No cenário corporativo, por exemplo, é improvável que grande parte das empresas que hoje faturam milhões por ano existissem, já que grande parte delas possuem soluções, produtos e rotinas totalmente dependentes das tecnologias.

As organizações precisam estar preparadas para atender todas as demandas e necessidades que surgem neste setor. A Tecnologia da Informação é a área responsável por gerar condições favoráveis para que trabalhos sejam executados e objetivos sejam alcançados. Dessa forma, pensar sobre a importância de construir e manter uma boa infraestrutura de TI pode trazer acelerar os resultados e metas do seu negócio.

Nesta leitura, confira tudo sobre a importância dessa categoria de projeto e como ele pode auxiliar na escalabilidade dos resultados da sua empresa.

O que é infraestrutura de TI?

Para gerenciar e executar as tarefas do setor de TI é preciso que certos componentes estejam disponíveis no ambiente corporativo. Esses itens são o que podemos chamar de infraestrutura de TI, um conjunto de elementos necessários para que a operação dos serviços da área aconteça. Esse composto pode incluir instalações e aparelhos físicos, como computadores e Data Centers, ou sistemas operacionais, softwares, hardwares, ambientes de armazenamento, entre outros.

O proposito comum entre estes componentes é que eles são os meios essenciais para que as soluções e serviços de TI sejam entregues. Outra integração imprescindível na infraestrutura de TI são as próprias pessoas que compõe o time facilitador, ou seja, os profissionais de TI. A junção destes recursos determina o fluxo de atividades que uma equipe pode desempenhar.

Em diversos setores, você pode encontrar essa estrutura separada entre componentes de hardware e software, o primeiro inclui desktops, roteadores, servidores e outros, já o segundo é composto por servidores da web, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), administração dos recursos corporativos (ERP) e muito mais. Ainda, esses conjuntos podem ser categorizados em diferentes instâncias: a infraestrutura de TI tradicional, como as instalações físicas citadas, e a infraestrutura de TI moderna, como no uso da computação em cloud ou cloud computing, o famoso armazenamento de arquivos, sistemas, aplicativos e informações na nuvem.

Por que a infraestrutura de TI é importante?

infra-de-TI

Hoje, a tecnologia garante que os colaboradores realizem seus trabalhos e que as operações de bens e serviços funcionem. Ela também é responsável pelo aumento da produtividade, além de facilitar os meios de comunicação e interação entre as áreas e públicos. Quando essa rede é estrutura e pensada de forma organizada e otimizada, a eficiência de todo o fluxo envolvido ou dependente tende a melhorar.

Uma infraestrutura de TI adequada às necessidades da empresa cumpre o papel de ampliar a vantagem competitiva no mercado. Esse conjunto de tecnologias também precisa ser flexível e seguro para que as organizações minimizem o surgimento de problemas ou interrupções que possam paralisar a rotina corporativa. De modo geral, se ela for devidamente projetada pode se tornar um grande aliado na rentabilidade do negócio.

Como planejar sua infraestrutura de TI?

A escolha sobre alocação de investimentos dentro de uma empresa é sempre um assunto delicado e estratégico. Essa decisão estabelece os rumos da organização e indica onde ela vai agir com maiores esforços. Seja qualquer for o segmento, investir em TI é fundamental para se manter presente e ativo no mercado. Segundo o IMD (Instituto Metrópole Digital), 40% das empresas existentes podem sumir devido à não digitalização de seus negócios. O mesmo estudo mostra que, atualmente, 75% das organizações ainda não fazem investimentos valorosos na área.

Planejar o investimento na sua infraestrutura de TI é garantir não apenas a competitividade, mas incrementos significativos na produtividade das operações, dos colaboradores e das vendas. À princípio, para executar um bom projeto de estruturação da área de TI, é importante fazer o mapeamento das situações e necessidades da empresa. Dessa forma, é possível destacar os recursos faltantes, os componentes disponíveis e para o que será indispensável destinar recursos financeiros e humanos.

Além de tudo, é preciso conhecer com detalhe as atividades da empresa. Essa etapa compõe uma parte relevante da análise, pois será preciso considerar todas as equipes, setores e todas as suas demandas. Com essa avaliação, o planejamento pode ser traçado de forma ainda mais estratégica e direcionada, realocando os esforços e investimentos da infraestrutura de TI de maneira inteligente nos locais ideais.

Por fim, com o conjunto destes estágios mapeados e analisados, os gestores e lideranças envolvidos no projeto poderão decidir de forma tática e alinhada sobre como investir nos recursos de TI da empresa.  No entanto, estes são apenas os primeiros passos para um planejamento integrado, capaz de gerar vantagem na otimização dos processos com o uso adequado das tecnologias disponíveis.

Afinal, como a infraestrutura de TI pode impactar nos resultados da empresa?

São diversos os benefícios que uma infraestrutura de TI planejada pode trazer. Possivelmente, todos eles conseguem impactar os resultados da empresa, seja de forma direta ou indireta. Trabalhar com projetos prévios e a antecipação dessa demanda elimina boa parte de problemas que poderiam se tornar grandes prejuízos financeiros. A infraestrutura ideal para o seu negócio é uma das principais responsáveis pelo crescimento da empresa a pequeno, médio e longo prazo.

Resumidamente, a infraestrutura de TI promove a integração de todos os recursos e processos, aumentando a performance e o nível de produtividade de todas as operações. Além disso, o investimento também planejado direciona o setor para as soluções mais adequadas e oportunidades de negócio. Também, essa é uma das principais práticas para as empresas que desejam reduzir cursos e otimizar a gestão de TI, sem abdicar da escalabilidade e flexibilização dos recursos.

Empresas de todos os portes e segmentos encontram essas soluções na terceirização de TI, por exemplo. Muitas delas optam pela praticidade do serviço de campo — ou field service de TI — para garantir que todas as suas necessidades de serviços de tecnologia sejam bem atendidas, inclusive a de gerenciamento e planejamento da infraestrutura de TI. A principal vantagem é que toda a gestão e suporte da área ficam sob responsabilidade do parceiro. Dessa forma, a empresa consegue focar em estratégias do core business sem se preocupar com a segurança e o funcionamento dos itens tecnológicos.

Com todos os avanços e a crescente necessidade da inovação tecnológica, contar com um fornecedor de TI para manter a operação de uma infraestrutura, seja ela simples ou complexa, pode trazer mais credibilidade e confiança. No entanto, seja qual for o caminho idealizado, é preciso de planejamento para se investir de maneira estratégica e, consequentemente, conseguir acelerar os resultados do negócio.

Publicações relacionadas