fbpx

Como ter uma infraestrutura de TI com alta escalabilidade

Escalabilidade

24 de novembro de 2020

Imagine que sua empresa está crescendo! Com o desenvolvimento da organização, aumentam as demandas e, para atendê-las, é preciso ter escalabilidade, que é a capacidade de responder a uma busca crescente pelo produto e/ou serviço oferecido.

Empresas escaláveis são mais ágeis e têm a habilidade de implantar recursos quando novas oportunidades aparecem. Independentemente do tamanho da companhia, esse conceito deve estar sempre presente. Por isso, é fundamental construir a infraestrutura já pensando em como escalá-la.

Para ter uma infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI) otimizada, é preciso considerar o papel do T.I nos processos da companhia, além de avaliar como uma gestão eficiente pode garantir o cumprimento de metas de performance e disponibilidade. O ideal é que a escalabilidade esteja inserida no planejamento estratégico da empresa. Se ela não for prevista desde o início, a companhia pode perder vantagens competitivas e oportunidades de negócios. Vale a pena ter em mente que, cedo ou tarde, será preciso expandir a organização.

Veja algumas dicas de como ter uma infraestrutura de TI com alta escalabilidade:

Busque soluções

Quando a infraestrutura de T.I é escalável, fica mais fácil garantir que os serviços funcionem mesmo quando houver picos de demanda. Com isso, haverá mais tranquilidade para cuidar de outros aspectos sem precisar ficar minimizando danos. O segredo está em buscar soluções que melhorem a capacidade da companhia de acompanhar e atender às demandas da clientela.

Revise custos

A expressão que está na boca de todos é redução de custos. É essencial fazer a revisão periódica de gastos e avaliar como minimizá-los para que a economia seja investida em novos recursos. E o melhor: o dinheiro poupado em uma área pode ser investido em inovação e estruturas melhores de TI.

Identifique gargalos

É fundamental analisar a operação para identificar obstáculos que estejam impedindo que a operação se torne mais fluida. Isso pode ser feito a partir do mapeamento de processos, que ajuda a identificar soluções e alternativas, contribuindo bastante para dar maior velocidade ao trabalho.

Automatize atividades

É comum que, com o passar do tempo, algumas atividades percam eficiência e se tornem repetitivas. Isso pode causar lentidão em algumas tarefas e, por esse motivo, a automatização de processos deve ser uma missão constante.

A avaliação periódica de procedimentos ajuda a identificar atividades que podem ser automatizadas. Essa automação traz mais eficiência e agilidade para a companhia, bem como permite o diagnóstico de possíveis falhas com maior precisão.

Aumente a eficácia

Inovação é a chave para a estrutura de TI. Ter uma boa equipe terceirizada cuidando disso pode fazer toda a diferença no processo. Além disso, dá acesso a um suporte técnico especializado para eliminar dificuldades, assegurando o bom funcionamento dos sistemas 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essas sugestões vão ajudá-lo a melhorar a infraestrutura de TI e, paralelamente, sua produtividade. Com a FindUP sua empresa tem acesso à técnicos especializados em todo o Brasil, além de reduzir custos, garantimos escalabilidade de sua empresa com agilidade e precisão, com atendimento de técnicos em até 3hr depois que o chamado for aberto. Não perca tempo! Entre em contato conosco.

Gostou desta publicação? Compartilhe em suas redes!

Publicações relacionadas

Como reduzir custos em TI?

Como reduzir custos em TI?

Quem cuida da área de TI de uma empresa sabe que, mais importante do que ter recursos de tecnologia, é fazer com que...