fbpx

4 cursos e ferramentas de TI gratuitos para se especializar

cursos gratuitos de TI

TI

3 de fevereiro de 2022

Na era da informação, é fato que todas as funções e atribuições ligadas ao uso da tecnologia se tornaram imprescindíveis. As ferramentas digitais e os sistemas de TI se tornaram vitais para as operações diárias de praticamente todas as organizações na economia moderna. Esse é mais um indício do quanto a indústria da Tecnologia da Informação está crescendo e se desenvolvendo em ritmo acelerado.

cursos gratuitos de tecnologia

Embora tenha se tornado um setor desafiador e competitivo, a maioria dos profissionais da área  — seja trabalhando de maneira autônoma ou vinculada — precisam desenvolver uma visão analítica para compreender e atender às principais necessidades do momento, indicando as inovações e tecnologias mais atuais disponíveis no mercado para executar as tarefas necessárias com facilidade e otimizar cada vez mais os processos.

São diversas as carreiras que o segmento da tecnologia possibilita para quem deseja ingressar no ramo. Por essa razão, estudar TI é uma ótima maneira de desenvolver o conhecimento e as habilidades necessárias para um mercado com tantas oportunidades. Então, para ajudar, separamos 4 cursos completos e totalmente gratuitos que vão auxiliar tanto quem deseja iniciar na área quanto aqueles que querem se especializar ainda mais. Confira!

Microsoft Learn

Para quem está iniciando, o Microsoft Learn pode ser um grande aliado. Além de oferecer quase 3.000 módulos de aprendizado das variadas tecnologias da Microsoft, disponibiliza também opções de treinamento e uma ampla variedade de certificações para ajudar a adquirir novas habilidades e aprimorar as antigas.

Com ferramentas que prometem agregar grandes inovações para as equipes de TI, a plataforma disponibiliza cursos como conhecimento em Azure, desenvolvimento web para iniciantes, introdução a Python, PowerBI, entre outras. Os pontos de benefícios que mais se destacam são:

  • Aprenda no seu próprio ritmo: Você tem acesso gratuito aos materiais no horário que desejar.
  • Vasto catálogo de ferramentas: Uma variedade de caminhos de aprendizado e certificações em todas as funções para aprender e experimentar os produtos e serviços da Microsoft gratuitamente.
  • Mentorias: Se você preferir um aprendizado aprofundado e estruturado com suporte de especialistas no assunto, agende cursos ministrados por instrutores autorizados Microsoft Learning Partners.

Brasil + Digital

Conhecimento, capacitação e oportunidades são os principais pilares do projeto Brasil + Digital. Os cursos voltados para a área da tecnologia da informação totalizam cerca de 1.500 horas em conteúdos aprofundados e totalmente gratuitos.

Atingindo todos os públicos e níveis de conhecimento, a plataforma oferece certificações que englobam desde programas mais básicos a assuntos e tecnologias mais complexas e avançadas. Outras informações que tornam o projeto ainda mais proveitoso são:

  • Os materiais para a introdução do conteúdo e aulas interativas para trabalhar a prática.
  • Mais de 35 cursos diferentes.
  • É possível ter acesso contínuo a plataforma para garantir informações sobre o mercado de trabalho e oportunidades futuras no setor de TI.

edX

Iniciada por Harvard e MIT, a edX é uma organização sem fins lucrativos tem parceria com mais de 90 das principais universidades, organizações sem fins lucrativos, ONGs e corporações do mundo.

O site hospeda milhares de cursos online abertos massivos (MOOCs) que atendem a todos os tipos de alunos, incluindo aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho, ganhar promoções ou explorar novos interesses.

Aprendizados de Introdução à Ciência da Computação do edX CS50, JavaScript, HTML e aprofundamento em Data Science são apenas alguns dos cursos referência da plataforma. Vale ressaltar que:

  • As aulas gratuitas são obtidas diretamente das principais universidades e instituições como Harvard, MIT, UC Berkeley, Microsoft, IBM e The Smithsonian.
  • Há leituras suplementares e fóruns de discussão dos alunos, bem como tarefas de casa e avaliações, como pequenos questionários ou exames.
  • Os cursos são totalmente sem custos, porém, as pessoas que desejam obter um certificado verificado precisam pagar uma taxa, variando de US$ 50 a US$ 100.

Coursera

Apesar de possuir algumas certificações pagas, o Coursera oferece opções de cursos selecionados que são totalmente gratuitos. Nesta seleção, as modalidades oferecidas para aprendizagem de programação de computadores ganham bastante destaque. 

No catálogo, é possível encontrar programas de certificação de suporte de TI do Google, introdução à programação Python, fundamentos de programação e aprender sobre Python, C e Java. Além de tudo, a plataforma ainda oferece:

  • Milhares de cursos online em parceria com mais de 200 das principais universidades e empresas do mundo, incluindo Yale, Princeton, UPenn, Google, IBM, Amazon, Facebook e muito mais.
  • Cursos como Análise Exploratória de Dados (Universidade Johns Hopkins), Programação para todos (Universidade de Michigan), Desenvolvimento de dados (Universidade Johns Hopkins), Aprendizagem Automática na Prática (Universidade Johns Hopkins) são oferecidos gratuitamente e tem se destacado no âmbito da informática.

Essas são apenas algumas das mais variadas plataformas que oferecem uma ótima estrutura para quem deseja explorar ainda mais esse vasto ramo da tecnologia da informação. Que tal começar agora mesmo a sua capacitação?

Publicações relacionadas