fbpx

Atualmente, quase todo mundo tem um smartphone e fácil acesso à internet. Dessa forma é fácil entender como a tecnologia impactou a maneira como nos comunicamos, não apenas no meio corporativo, mas na sociedade em geral. Em um mercado competitivo, as empresas precisam ter uma identidade clara que ajude a transmitir sua mensagem para o público. Os clientes, investidores e colaboradores, tornam-se leais e se sentem seguros quando uma empresa tem uma marca séria e consistente. A comunicação corporativa também faz parte dessa percepção que todo negócio busca ampliar, justamente porque uma comunicação eficaz envolve não apenas a mensagem em si, mas também o meio que a transmite e a entrega. 

Para explicar com todos os detalhes este assunto, a FindUP elaborou um artigo completo sobre comunicação corporativa e mostra como a tecnologia aliada a uma boa comunicação pode gerar resultados positivos. 

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa  é um conjunto de estratégias, práticas e processos que visam reforçar a imagem de uma companhia para diferentes públicos. Ou seja, trata-se de ações que induzem à confiabilidade no mercado em uma marca ou organização, além de impactar no posicionamento de stakeholders, colaboradores e investidores.

Devido à competitividade do mercado, os consumidores estão mais exigentes e os trabalhadores aspiram por valorização. Neste cenário, a comunicação empresarial assume um papel estratégico na manutenção de uma reputação favorável e na consolidação dos objetivos da empresa.

Por outro lado, uma boa comunicação, além de melhorar a convivência e evitar erros, também é eficaz para estabelecer relação com o cliente. Sendo assim, entende-se que a comunicação corporativa impacta interna e externamente a sua empresa, possibilitando transparência em todos os aspectos e serviços oferecidos.

A evolução da comunicação corporativa

Desde o início dos tempos, criamos formas de comunicação — seja por sinais de fumaça, pombos-correios, telefone fixo ou e-mail —, tornando-a uma necessidade que esteve sempre presente na humanidade, desde os tempos mais remotos. Conversar, relacionar fatos e expressar emoções são aspectos que contribuíram para a evolução da comunicação.

Um dos fatos mais importantes na comunicação ocorreu em 1831, quando o telégrafo elétrico foi inventado. Embora o correio já existisse antes dessa data, foi por meio da engenharia elétrica, no século 19, que houve um impacto realmente revolucionário. 

Atualmente, os métodos digitais substituíram quase todas as outras formas de comunicação, especialmente nos negócios. Você consegue se lembrar da última vez que escreveu uma carta à mão, ao invés de um e-mail no trabalho? E, quando foi a última vez que fez uma ligação de um telefone fixo? Tenho certeza que em vez disso, você usou o FaceTime, Zoom ou entrou em um Google Hangout, não é mesmo?

A estrutura organizacional da Comunicação Corporativa está sempre mudando e se tornando mais diversa com as novas tecnologias. Por exemplo, a Inteligência Artificial (IA) e Realidade Aumentada (AR) estão revolucionando a maneira como as marcas expõem informações e como as empresas se relacionam com os consumidores. Estas inovações não devem ser ignoradas, pois, oferecem métodos modernos, estimulantes e com certeza, mais ágeis.

A importância da comunicação corporativa nos negócios

A comunicação eficaz nos negócios não é apenas útil, mas é essencial para o crescimento  e a estabilidade de uma organização. Por meio da comunicação corporativa, é possível garantir uma posição eficaz e clara na transmissão de mensagens para todos os públicos.

Gestores que são bons comunicadores podem encorajar os funcionários a atingirem objetivos em comum. Além disso, com uma comunicação aberta, os colaboradores ficam cientes de suas responsabilidades e seguros para pedir ajuda sempre que precisarem.

Inclusive, 32% dos brasileiros passaram a sentir que sua vida profissional piorou durante a pandemia, segundo dados da pesquisa realizada pela consultoria de estratégia Oliver Wyman com cerca de 4 mil brasileiros. Este dado reforça a necessidade de implementar uma boa comunicação para alcançar um ambiente favorável aos profissionais da empresa.

Por outro lado, seu negócio não terá sucesso sem clientes e comunicar-se com eles de forma eficaz é uma maneira de fidelizá-los.  Quer você venda ou entregue produtos e serviços, entender as necessidades de seus clientes e fornecer um excelente atendimento por meio de uma comunicação assertiva, é crucial para manter uma relação duradoura com eles.

Haja vista a concorrência e a crescente busca pela atenção dos consumidores, a comunicação corporativa é uma forma de consolidar a sua marca. De assuntos internos à prospecção de novos clientes, a interação com o outro deve fazer parte da cultura diária de toda organização.

TIC: tecnologia da informação e comunicação

Para o bem ou para o mal, a tecnologia influencia a comunicação porque faz parte de nosso cotidiano. Ela está ligada a forma como trabalhamos, nos divertimos e mantemos contato. No meio corporativo, onde pessoas têm metas em comum, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente.  Por este motivo, existe uma tendência acentuada na adoção de tecnologias de informação  e comunicação (TIC) por instituições de diversas áreas, principalmente com a aceleração da transformação digital.

A princípio essa sigla pode causar estranheza, mas a sua aplicação já deve estar profundamente enraizada na rotina da empresa, mas você ainda não percebeu.  A TIC é uma metodologia que se baseia em uma série de recursos tecnológicos incorporadas à comunicação, que impactam na produtividade corporativa e contribuem para que a empresa consiga chegar intuitivamente no objetivo do negócio.

Ela pode ser aplicada em todos os setores da economia. Na indústria, por exemplo, esse método tem sido o principal meio para soluções de automação. Já no comércio e varejo em geral, atua com ferramentas como o Field Service, e para as fintechs propõe segurança para lidar com o Big Data.

Para isso, a TIC está significativamente associada ao desenvolvimento de hardwares e softwares. A maioria que hoje são simples — mas indispensáveis — ferramentas do dia a dia, entre outras soluções tecnológicas.

Antecipar-se às tendências e conseguir associá-las às suas necessidades, é essencial para ter vantagem competitiva. A pergunta é: quais dessas TICs inovadoras podem conduzir a sua marca, de modo que se destaque da concorrência?

A junção da tecnologia da informação com a comunicação corporativa, chegou para ficar — e esse é fato inevitável — seja a curto, médio ou longo prazo. E muitas dessas tendências tecnológicas podem proporcionar uma verdadeira transformação na comunicação corporativa de seu negócio. São elas:

  • Inteligência artificial;
  • Big Data usado de maneira analítica;
  • Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things);
  • Soluções na nuvem;

Por meio do uso adequado dessas ferramentas, a Tecnologia da Informação e Comunicação pode trazer integração entre colaboradores e departamentos. Além de aumentar a produtividade e, consequentemente, aperfeiçoar processos.