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Como o Field Service pode melhorar a qualidade de atendimento da empresa?

técnico de field service

TI

23 de janeiro de 2022

Trazendo facilidade e conforto, a tecnologia faz parte da rotina de grande parte das pessoas, e na rotina dos negócios não seria diferente. A transformação digital disponibiliza benefícios que auxiliam empresas a superar seus resultados. Além disso, a infraestrutura tecnológica é uma das principais beneficiadoras da cultura organizacional e da eficiência no relacionamento com colaboradores e, principalmente, clientes.

A grande dependência dos recursos digitais tem demandado técnicos e profissionais cada vez mais disponíveis para prestar suporte a essas soluções. Há algum tempo, empresas de todos os portes e segmentos vêm priorizando a melhoria de seus setores de TI com a contratação de negócios especializados na área. Por essa razão, a procura por serviços terceirizados, como field service de TI, é cada vez mais recorrente.

O field service é um serviço de campo que trabalha com o envio de especialistas ou contratados para locais específicos (normalmente o local do cliente) para verificar, instalar, reparar ou manter equipamentos, sistemas, softwares e qualquer aparato tecnológico em pleno funcionamento.

Mas afinal, quais as reais vantagens desse serviço? Para entender o que é e como o field service pode colaborar para melhorar a qualidade de atendimento da sua empresa, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!

O que é o field service de TI?

técnico no field

Field service pode ser traduzido como “serviço de campo” e, como sugerido, o trabalho acontece a partir do deslocamento de um profissional capacitado até o local requerido. Os técnicos de TI prestam serviços qualificados, especializados ou mesmo proprietários, para clientes comerciais ou industriais.

Empresas que utilizam soluções tecnológicas para otimização de seus serviços e desejam evitar qualquer prejuízo que possa ocorrer devido a problemas técnicos podem acionar de maneira imediata e rápida o suporte técnico utilizando os serviços de field service de TI.

O gerenciamento dessa solução pode ser monitorado com a ajuda de softwares que auxiliam as empresas a contratarem os serviços de maneira ágil e com máxima qualidade, rastreando as solicitações, identificando as principais necessidades do negócio, direcionando os colaboradores e mantendo a visibilidade das operações.

Como funciona o field service?

O funcionamento do field service incorpora processos como atribuição e agendamento de ordens de serviço, envio de trabalhadores para novas atribuições, comunicação com os profissionais responsáveis pelo suporte no trabalho de campo, gerenciamento de estoque de produtos, coleta de dados em campo e muito mais.

Desse modo, ao otimizar a coordenação do field service, as empresas podem aprimorar as operações da força de trabalho, melhorar a produtividade e simplificar tarefas diárias — não apenas acionando o serviço externo, mas também contando com o auxílio de técnicos especialistas para o dia a dia dos colaboradores internos da organização.

Como o field service pode melhorar a qualidade de atendimento da sua empresa?

Hoje, encontramos com facilidade diversas opções de aplicativos e ferramentas que auxiliam no suporte técnico, facilitando processos e reduzindo significativamente as taxas de erros, retrabalhos e também o tempo de atendimento. Um exemplo atual, que tornou o field service aliado do bom atendimento, são empresas que possuem diversas filiais espalhadas pelo país e até mesmo pelo mundo, como as organizações do setor do varejo

É comum que as empresas desse mercado contem com as soluções facilitadoras do field service. Muitas delas resolveram adotar o suporte de TI terceirizado para garantir o suporte local de forma rápida e estratégica. Dessa forma, as filiais ou lojas conseguem atender as demandas locais sem maiores problemas e as falhas técnicas não causaram maiores danos a experiência do cliente.

Nesse cenário, a equipe designada para o serviço está disponível a todo o momento. E, caso haja complicações técnicas que possam atrapalhar as atividades internas, basta acionar o serviço e o profissional mais próximo entregará toda a assistência necessária o mais rápido possível. No caso da gestão de field service entregue pela FindUP, o principal diferencial está no SLA de até 3 horas — independente da complexidade do seu chamado de TI.

Outro ponto que afeta na melhoria receptiva é a adoção de uma ferramenta de gestão que fornece relatórios automatizados, fundamental para alcançar o nível de excelência de field service. Com isso, será possível fazer uma avaliação objetiva de todo o atendimento e identificar oportunidades de melhoria nos processos em geral.

Principais motivos para aderir o field service

Os benefícios das atividades de field service incluem:

  • Aumento da produtividade:  Identificação dos reparos necessários no início do ciclo de vida de operações constantes e desenvolva altos níveis de desempenho e tempo de inatividade reduzido;
  • Redução do tempo médio de reparo: Garantia de que o técnico certo seja designado para o trabalho e fornecimento dos dados certos em uma única plataforma;
  • Capacitação técnica: Oferecimento de assistência remota e recursos móveis que os ajudam os técnicos a permanecerem seguros e alinhados na solução dos problemas do cliente para concluir as tarefas de trabalho com eficiência;
  • Redução de custos: Uso de dados e percepções para concluir as tarefas de manutenção no momento certo e da maneira mais eficaz possível;
  • Aumento da satisfação do cliente: Saiba se os técnicos estão atendendo às expectativas do cliente e responda prontamente a preocupações ou atrasos inesperados.

As tecnologias continuarão transformando o gerenciamento de serviços de campo e do atendimento ao cliente. Atualmente, existem negócios especializados nesse nicho com equipes 100% especializadas em soluções de TI que atendem a diversos segmentos de empresas, como a FindUP, um parceiro externo que oferece suporte 24 horas no ramo da tecnologia da informação em qualquer região do país. 

Vale a pena avaliar a possibilidade de um serviço cada vez mais procurado pela eficácia e rapidez de resolução de problemas, bem como o funcionamento eficaz de todos os mecanismos de trabalho na rotina corporativa.

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