O que é Outsourcing de TI?

O outsourcing, é a contratação de mão de obra terceirizada para atender a uma determinada demanda ou executar um serviço específico. Essa prática tem sido adotada pelas empresas de pequenos e médio porte, porque nem sempre há recursos para montar um departamento de T.I. O outsourcing de T.I é uma tendência forte no mercado focado em empresas que não podem abrir mão da tecnologia da informação, mas preferem priorizar o seu core business.

Vamos falar um pouco sobre como o Outsourcing pode ajudar sua empresa?

Como outsourcing ajuda a reduzir custos?

Um dos principais motivos para as empresas buscarem o outsourcing de T.I é a necessidade de reduzir custos operacionais. Afinal, paga-se apenas pelo serviço terceirizado, enquanto a empresa contratada é que precisa arcar com os encargos trabalhistas, salários e demais despesas referentes aos profissionais de TI. Essa modalidade proporciona mão de obra qualificada e treinada para focar nas necessidades da sua empresa, sem que você precise se preocupar com a montagem e o treinamento da equipe, tornando a terceirização uma opção atraente e financeiramente vantajosa para quem quer focar em seu negócio e não tem tempo, espaço ou necessidade de manter uma infraestrutura completa de TI.

Aumento na produtividade

O serviço de outsourcing de T.I  disponibiliza profissionais experientes para identificar os processos de produção e atividades da empresa que podem ser melhorados, automatizados ou mesmo simplificados com o uso da tecnologia da informação. Assim, a T.I contribui para tornar a sua empresa mais eficiente e competitiva.

Foco no Core Business

O investimento em tecnologia da informação, de maneira geral, representa uma importante vantagem competitiva no cenário atual. Ao delegar esse setor a uma empresa terceirizada, você consegue manter o foco dos seus gestores e colaboradores nas atividades mais importantes para o negócio enquanto uma empresa terceirizada cuida das demandas relacionadas à T.I. Dessa forma, a empresa na qual você trabalha ganha em agilidade e competitividade, além de contar com o suporte técnico de profissionais experientes e qualificados para solucionar os problemas relacionados à T.I sempre que for necessário.

Serviço garantido

Um dos grandes desafios de quem decide montar uma infraestrutura dedicada à tecnologia da informação na empresa é, justamente, encontrar profissionais capacitados e treinar a equipe para solucionar os problemas. Em muitos casos, também é necessário contar com programadores e desenvolvedores para desenvolver sistemas de gestão e automação de processos internos. A necessidade de ter mão de obra altamente qualificada sobrecarrega a empresa, já que são profissionais disputados no mercado. O outsourcing de T.I é uma forma de resolver esses problemas. Ao contratar um serviço terceirizado, você conta com uma equipe preparada para solucionar as demandas da empresa na qual você trabalha e ainda é visto como um profissional que busca por soluções mais estratégicas.

Agora que você já conhece os benefícios do outsourcing de TI, dá para entender porquê a terceirização é uma opção competitiva e vantajosa para quem quer focar no core business da empresa e não renuncia  um serviço de qualidade. Gostou do post? Ainda tem dúvidas sobre como funciona o outsourcing de T.I? Deixe um comentário!