fbpx

Planejamento 2022: como a TI pode auxiliar na estratégia da empresa?

planejamento 2022

14 de janeiro de 2022

Pensando em expandir o seu negócio neste 2022? O início do ano é a temporada de planejamento. É aquele momento em que todas as empresas param para definir as iniciativas e as metas da organização. E, para aumentar as chances de acertos e sustentabilidade do negócio, um planejamento embasado em estratégia é essencial nessa etapa. Além disso, todas as áreas e recursos que ela dispõe precisam fazer parte da composição desse plano para garantir que as expectativas levantadas sejam alcançadas.

Com a rápida e crescente transformação digital, as atribuições do setor de TI se tornaram primordiais na execução da estratégia de várias organizações, principalmente àquelas que possuem produtos e serviços totalmente dependentes dos meios tecnológicos. Ainda que a sua empresa não se enquadre no segmento, os departamentos e operações contam com a otimização que os meios digitais conseguem trazer para as entregas diárias.

Hoje, a tecnologia da informação compõe a base sobre a qual diversos negócios de sucesso são construídos. Dessa forma, para entender as vantagens que a TI pode proporcionar para potencializar as visões de planejamento, separamos algumas informações e dicas estratégicas para alavancar os resultados da empresa considerando as soluções tecnológicas. Confira!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento e a estratégia são peças-chave para se alcançar um propósito final. De maneira resumida, é a criação de objetivos e ações, metodologias e táticas que vão direcionar as decisões e trabalhos da organização para alcançar as metas traçadas.

Ao adotar o planejamento estratégico, a empresa identifica pontos de mudança e traça um plano de melhorias específico para todos os pontos levantados. Seja a curto ou longo prazo, a empresa geralmente se compromete a executar o planejamento estratégico por uma série de razões diferentes, elas dependerão do momento e do contexto do negócio — assim como onde a empresa deseja chegar.

Por que desenvolver um planejamento estratégico para o ano de 2022?

Nada melhor do que iniciar o ano sabendo onde deseja chegar. Ao definir o planejamento para o ano de 2022, a empresa passa a mapear e entender qual sua situação atual e, racionalmente, o quanto deseja crescer nesse novo ciclo. Alguns dos benefícios que um planejamento anual pode trazer para a empresa são:

  • Determinação de prioridades;
  • Facilitação das tomadas de decisão;
  • Direção compartilhada englobando todos os setores;
  • Aptidão em tomar as precauções necessárias em cenários de instabilidade para evitá-los.

Qual a relação entre TI e planejamento?

Para ser estratégico no desenho e na execução de um planejamento, é imprescindível levantar soluções e ideias inovadoras. Nesse contexto, o uso da tecnologia se torna o maior diferencial. O planejamento estratégico, quando trabalhado junto da equipe de TI, permite que a operação de todas as áreas envolvidas seja cada vez mais digitalizada e otimizada.

planejamento 2022 com TI

Com isso, o departamento beneficia cada processo organizacional e se encontra atrelado a todos os setores da organização, fornecendo uma abordagem sólida para processar e compartilhar informações com o intuito de aumentar a eficiência, minimizar trabalhos repetitivos e erros recorrentes, além de melhorar a colaboração geral.

A autonomia, qualidade no processo, diminuição de custo, produtividade e a confiabilidade são aspectos presentes em um planejamento e, na maioria das vezes, são alavancados pelo setor de TI.

3 estratégias de TI para alavancar os resultados planejados

Uma boa estratégia, considerando os recursos de TI, pode contribuir para o alcance das visões de longo prazo. Esse formato permite que a equipe de tecnologia desempenhe um papel proativo na alocação de recursos e no planejamento de projetos, de forma que decisões possam ser tomadas para priorizar os benefícios das metas listadas.

Para isso, também é necessário que o seu negócio esteja por dentro das principais tendências de TI para 2022. Para recapitular algumas das tendências mais estratégicas, listamos 3 recursos que vêm ganhando cada vez mais visibilidade quando se trata de tornar uma empresa destaque no mercado.

1. Uso de IA e chatbots

A rápida evolução da IA na última década gerou um crescimento na adoção de robôs que auxiliam em tarefas diárias da corporação. Os chatbots são softwares desenvolvidos para automatizar uma tarefa específica e, atualmente, estão passando por momentos de evolução e melhoria, trazendo uma abordagem cada vez mais completa e eficiente para um nível conversacional cada vez mais natural. 

2. Business Intelligence

Ferramentas de BI podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões, demonstrando dados atuais e históricos no contexto da organização. Nos últimos anos, a inteligência de negócios incluiu em sua grade mais processos e atividades para ajudar na melhoria de desempenho.

A abordagem serve para ter uma visão ampla e aprofundada do negócio, ela identifica maneiras para aumentar a lucratividade, analisa o comportamento do cliente, otimiza as operações, entre outras vantagens.

3. Cibersegurança

A coleta, processamento, governança e análise de dados são habituais em organizações. As novas tecnologias, como aquelas que usam IA e big data para business intelligence, requerem grande quantidade de dados confiáveis para produzir insights precisos. Dessa forma, a implementação de medidas de segurança e privacidade dos dados são de extrema importância para manter os dados protegidos. Atualmente estão surgindo cada vez mais softwares para se adotar e aumentar a segurança e reduzir o risco de crimes cibernéticos.

Já deu para notar que é impossível traçar um planejamento sem o suporte estratégico que as soluções de TI podem trazer, não é? Empresas especialistas nestes recursos, como a FindUP, facilitam a execução de diversas iniciativas do setor, a fim de trazer mais agilidade e grau de performance para a área e o negócio.

Publicações relacionadas